A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG."— Transcrição da apresentação:

1 V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente”
Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG

2 Conceitos e Atribuições

3 O que é núcleo?

4 Núcleo é um conjunto de pessoas que se reúne com o propósito de planejar e coordenar ações de mobilização social.

5 Mobilização Social não é um setor.
Mobilização Social é uma forma de trabalho.

6 Núcleo Regional Comunicação Social + Referências técnicas (dengue e Viva Vida) + SMSs + Parceiros da Sociedade

7 Atribuições dos Núcleos Regionais de
Mobilização Social em Saúde  1- Identificar a existência de Núcleos de Mobilização Social junto aos municípios jurisdicionados à Regional de Saúde; 2- Criar e manter atualizado um cadastro das referências dos Núcleos Municipais de Mobilização Social em Saúde; 3- Acompanhar a entrega dos relatórios de ações de Mobilização Social dentro dos prazos e metas estipulados;

8 Atribuições dos Núcleos Regionais de Mobilização Social em Saúde
4- Mediar o diálogo entre os Núcleos Municipais e o Núcleo de Mobilização Social em Saúde da SES; 5- Identificar parceiros e manter atualizado um Banco Regional de Dados de Mobilização Social; 6- Executar as ações de comunicação propostas pelo Núcleo de Mobilização Social em Saúde (Nível Central) em âmbito regional.

9 Núcleo Municipal Comunicação Social + Referências técnicas (dengue e Viva Vida) + Regional + Parceiros da sociedade

10 Atribuições dos Núcleos Municipais de Mobilização Social em Saúde
 1- Identificar parceiros e manter atualizado um Banco Municipal de Dados de Mobilização Social em Saúde; 2- Promover ações de Mobilização Social em Saúde; 3- Encaminhar os relatórios de ações de Mobilização Social dentro dos prazos previstos;

11 Atribuições dos Núcleos Municipais de Mobilização Social em Saúde
4-Manter reuniões periódicas com os parceiros que compõem o Núcleo Municipal de Mobilização Social em Saúde; 5-Incentivar a divulgação das ações de Mobilização Social em Saúde nos veículos de comunicação locais; 6-Executar as ações de comunicação propostas pelos Núcleos de Mobilização Social em Saúde em âmbito estadual e regional.

12 Os principais pontos para que a
Mobilização Social em Saúde ocorra são: I – Criar a Rede de Mobilização Social em Saúde. II – Definir o fluxo operacional da Rede de Mobilização Social em Saúde. III – Montar Planos de Ações específicos para cada região.

13 MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE
NÚCLEO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE Dentro da estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, no nível central, existe a Assessoria de Comunicação Social composta pelas coordenações: - Núcleo de Mobilização Social em Saúde - Apoio Operacional - Comunicação Digital - Jornalismo - Publicidade e Propaganda - Relações Públicas

14 NÚCLEOS REGIONAIS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE
Com a finalidade de garantir a gestão do Sistema Estadual de Saúde nas regiões de Minas Gerais, há 18 Superintendências Regionais de Saúde e 10 Gerências Regionais de Saúde. Em cada Regional, há pessoas consideradas referências em Mobilização Social, responsáveis pela formação e sustentação dos Núcleos Regionais de Mobilização Social em Saúde.

15 MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE
NÚCLEOS MUNICIPAIS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE Cada Regional de Saúde é responsável por assessorar, coordenar e monitorar os municípios que integram a respectiva jurisdição regional e também identificar pessoas que sejam referências municipais em Mobilização Social. Estas pessoas são responsáveis por criar e dar sustentabilidade aos Núcleos Municipais de Mobilização Social em Saúde.

16 A REDE Tem-se então a Rede de Mobilização Social em Saúde do
Estado de Minas Gerais formada: NÚCLEO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE SES NÚCLEOS REGIONAIS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE REGIONAIS NÚCLEOS MUNICIPAIS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE MUNICÍPIOS

17 MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE
FLUXO DA REDE DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE Todo material produzido pelo Núcleo de Mobilização Social em Saúde, para campanhas e/ou capacitação de profissionais de saúde, serão enviados aos Núcleos Regionais de Mobilização Social em Saúde, que por sua vez, encaminharão aos Núcleos Municipais de Mobilização Social em Saúde. Cabe aos Núcleos Regionais de Saúde enviar ao nível central pelo , mensalmente, relatórios de ações desenvolvidas pelos Núcleos Municipais de Mobilização em Saúde.

18 RELATÓRIO DE AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO

19 PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO
Deve ser enviado UM relatório por município, com todas as ações realizadas durante o mês. Favor não enviar, no mesmo mês, mais de um relatório por município.  Anexar, no mínimo, uma foto comprobatória de cada ação constante no relatório.

20 Meta Trabalhar mensalmente a Mobilização Social em no mínimo 20% dos municípios que integram a Regional de Saúde.

21 Prazo Enviar relatórios de ações de Mobilização Social para o nível central até a última semana DO MÊS, impreterivelmente.

22 Núcleo de Mobilização Social em Saúde
Contatos Núcleo de Mobilização Social em Saúde (31) Joney Fonseca Vieira


Carregar ppt "V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google