A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A mineração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A mineração."— Transcrição da apresentação:

1 A mineração

2 Extração *O diamante também foi encontrado no Brasil Colônia. Para tanto, o governo português decretou o estanco do produto, ou seja, diamantes tornaram-se monopólio régio. *Fiscalização Intendência das Minas: órgão encarregado de fiscalizar toda a atividade mineradora. Casas de Fundição: para onde deveria ser encaminhado todo o ouro encontrado, a fim de ser fundido e transformado em barras ou lingotes, retirando-se evidentemente a parte relativa ao Fisco português. Quinto: principal imposto. Derrama: cota mínima de 1,5 tonelada. Era a cobrança coletiva e compulsória dos impostos atrasados.

3 -Qualquer descoberta de ouro deveria
ser comunicada à Intendência, que então se encarregava de delimitar a área, dividindo-a em datas. A primeira data cabia ao rei, outra ia para a Intendência, e o minerador que houvesse descoberto o lugar ficava com duas. -A maioria dos mineradores praticavam a extração por meio da faiscação, usando a bateia.

4 *Sociedade do ouro: - Patriarcal - Escravista - Urbana - Móvel -A sociedade mineradora é bem mais complexa que a sociedade do açúcar, principalmente pela existência de uma numerosa classe média urbana, formada por pequenos comerciantes, funcionários públicos, profissionais liberais, cléricos, militares, etc.

5 *O esgotamento das jazidas e a utilização de técnicas muito precárias de exploração provocaram o declínio da atividade na região das Minas, no fim do século XVIII. Mesmo em um período relativamente curto, a mineração promoveu transformações importantes na Colônia: -Formação de um mercado interno na colônia. -Desenvolvimento da agricultura em São Paulo, sul de Minas e Rio de Janeiro, bem como da pecuária no Sul. -Formação de cidades. -O pólo econômico deslocou-se do Nordeste para o sudeste, o que provocou, inclusive, a transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, principal porto do ouro mineiro.


Carregar ppt "A mineração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google