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Período simples Profª Letícia

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Apresentação em tema: "Período simples Profª Letícia"— Transcrição da apresentação:

1 Período simples Profª Letícia
Sintaxe I Período simples Profª Letícia

2 Conceitos básicos O que é um período simples? O que é uma oração?
Qual é o primeiro elemento a ser encontrado quando precisamos analisar uma oração?

3 Verbos Falar em preposições é essencial quando falamos em sintaxe.
Verbos transitivos: pedem objeto. Nos transitivos diretos, o objeto será expresso sem o uso de preposição. Nos transitivos indiretos, o objeto será expresso necessariamente com uma preposição. Verbos intransitivos: não pedem objeto. Verbos de ligação: não indicam uma ação, mas um estado ou qualidade. Os principais são “ser”, “estar” e “ficar”.

4 Atenção! Alguns pronomes exercem função de objeto direto (me, te, o(s), a(s), nos, [vos], se) e outros, de indireto (lhe, lhes). Existe objeto direto preposicionado, em alguns casos especiais.

5 Exercícios Assinale a alternativa em que pelo menos um verbo esteja sendo usado como transitivo direto. Dependeu o coveiro de alguém que rezasse. Oremos, irmãos! Chega o primeiro raio da manhã. Loureiro escolheu-nos como padrinhos. Contava com o auxílio de Marina para cuidar do evento.

6 Exercícios Considerando a transitividade dos verbos em cada período, substitua os termos destacados pelo pronome pessoal átono apropriado: Vou pagar minhas contas. Pagá-las Há meses não pagam aos funcionários. Lhes pagam O banco não perdoa aos inadimplentes. Lhes perdoa Não vou perdoar as suas brincadeiras. Perdoá-las

7 Exercícios “E como de meu pão e bebo de meu vinho”
Neste trecho, as expressões “de meu pão” e “de meu vinho” exercem a mesma função sintática. Indique-a e justifique o emprego da preposição. Objeto direto preposicionado (caso especial).

8 Sujeito Geralmente, tem como núcleo um nome ou pronome (simples) ou vários nomes ou pronomes (composto). Mas nem sempre... Qual a diferença entre sujeito oculto, sujeito indeterminado e sujeito inexistente? Li muito hoje. Oculto (“eu”) Reelegeram a presidenta do Brasil. Indeterminado com 3ª pessoa do plural Precisa-se de funcionários. Indeterminado, V.T.I. com índice de indeterminação do sujeito Há muitas pessoas na sala. Inexistente, verbo “haver” com sentido de “existir” Choveu ontem. Inexistente, fenômeno da natureza

9 Caso especial – Voz passiva
Normalmente, vemos frases na voz ativa. O que é uma frase na voz passiva? Alguns carros foram vendidos hoje. Venderam-se carros ou vendeu-se carros? O pronome “se” só é índice de indeterminação do sujeito com verbos transitivos indiretos, intransitivos ou de ligação; O pronome “se” só é partícula apassivadora com verbos transitivos diretos.

10 Exercícios “Destino atroz” (Mario Quintana)
Um poeta sofre três vezes: primeiro quando ele os sente, depois quando os escreve e, por último, quando declamam os seus versos. Neste texto, o sujeito do verbo “declamam” é: Os (elíptico) Indeterminado “Eles” (oculto) “Os seus versos” (composto) “Três vezes” (simples)

11 Exercícios “A oração tem sido descrita em nossas gramáticas como a união de sujeito e predicado”. Em que alternativa o exemplo não se aplica ao que está sendo destacado? Robôs e computadores já enxergam em três dimensões e interpretam imagens. Pinochet ainda mata o Chile de vergonha. Um professor sempre afeta a humanidade. Há muitas pessoas em estado de choque. Erro de cálculo faz o mundo entrar em alerta contra asteroide em rota de colisão.

12 Exercícios “Os projetos não foram executados conforme as especificações”. Se transpusermos esta oração para a voz passiva pronominal, o resultado será: a) Não se executaram os projetos conforme as especificações. b) Não se executou os projetos conforme as especificações. c) Não se executa os projetos conforme as especificações. d) Não se executará os projetos conforme as especificações. e) Não se executam os projetos conforme as especificações.

13 Adjunto adnominal e Complemento nominal
Ambos completam o núcleo do sujeito ou do objeto. Como saber a diferença? O adjunto adnominal sempre completará um substantivo concreto; O complemento nominal completará substantivos abstratos, adjetivos ou advérbios.

14 Exercício Nas frases a seguir, identifique a função do substantivo vida. Os caminhos da vida, por vezes, são tortuosos. Adjunto adnominal Há pessoas que não acreditam na vida. Objeto indireto O amor é indispensável à vida. Complemento nominal

15 Predicativos do sujeito e do objeto
Suponha que você se depare com a seguinte frase: “A turista deixou a praia suja”. Quais os três sentidos possíveis para a frase, e o que isso tem a ver com sintaxe? O predicativo do sujeito, como o nome diz, qualifica o sujeito da oração; O predicativo do objeto, por outro lado, qualifica o objeto. Ambos estão intimamente ligados ao tipo de verbo usado. O verbo deve expressar transitoriedade!

16 Exercício Dados os seguintes exemplos:
Acompanhava pessoas doentes. Adjunto adnominal, característica fixa A ambição torna as pessoas doentes. Predicativo do objeto, relação com o verbo Como você explicaria as diferenças sintáticas e semânticas entre os adjetivos destacados?

17 Aposto e Vocativo Sua característica mais importante é que são separados por vírgula, pois não fazem, efetivamente, parte das orações; a vírgula é obrigatória. “Professora, você pode explicar de novo?” O fenômeno El Niño, que causa aquecimento, acontecerá neste ano.

18 Exercício “A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema ‘mãe só tem uma’. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo as mesmas coisas: a mãe nos amamenta, é carinhosa conosco, é a rosa mais linda do nosso jardim... portanto, mãe só tem uma. Aí chegou a vez do Juquinha ler sua redação: ‘Domingo foi visita lá em casa. As visitas ficaram na sala. Elas ficaram com sede e minha mãe pediu pra mim (sic) ir buscar coca-cola na cozinha. Eu abri a geladeira e só tinha uma coca- cola. Aí, eu gritei pra minha mãe: mãe, só tem uma!’” Essa piada se baseia nas interpretações diferentes de (1) “mãe só tem uma” e (2) “mãe, só tem uma!”. Compare esses dois enunciados e, como base na análise das relações sintáticas que se estabelecem entre as palavras, em cada um dos casos, identifique e explique a diferença de significado entre (1) e (2), responsável pelo efeito engraçado do texto. Proposta da professora: mãe é objeto do verbo “ter”; entendimento de Juquinha: mãe é vocativo


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