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Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação

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Apresentação em tema: "Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Compromisso Todos pela Educação PROFUNCIONÁRIO Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação

2 O Compromisso Todos pela Educação
É um plano de metas que integra o PDE; Diz respeito à mobilização em torno da melhoria da educação básica no Brasil; Sua base é a conjugação dos esforços da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, atuando em regime de colaboração.

3 Conjunto de diretrizes à gestão e políticas de aprendizagem.
O Compromisso Oferece: O IDEB Conjunto de diretrizes à gestão e políticas de aprendizagem. Meta - Brasil no ano de 2022.

4 O IDEB Indicador objetivo para a verificação do cumprimento das metas fixadas no Termo de Adesão ao Compromisso. Será calculado e divulgado periodicamente pelo Inep, a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

5 Objetivos do Compromisso
A melhoria da qualidade da educação básica. Como? por meio do apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação; por meio da mobilização de recursos e de parcerias da sociedade em apoio ao trabalho dos Estados, Distrito Federal e municípios em suas redes e escolas. A idéia-chave é o estabelecimento de mecanismos de indução para a adoção das diretrizes e para o cumprimento de metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

6 Como participar? A vinculação se fará por meio da assinatura do Termo de Adesão voluntária, no qual estarão expressas as 28 diretrizes a serem adotadas e a meta de evolução do IDEB. O Ministério da Educação enviará como subsídio à decisão de adesão ao Compromisso a respectiva Base de Dados Educacionais, acompanhada de informe elaborado pelo Inep, com indicação da meta a atingir e da respectiva evolução no tempo. O MEC prestará assistência técnica ou financeira aos Municípios e Unidades Federadas que aderirem ao Compromisso.

7 DIRETRIZES XII - instituir programa próprio ou em regime de colaboração para formação inicial e continuada de profissionais da educação; XIII - implantar plano de carreira, cargos e salários para os profissionais da educação, privilegiando o mérito, a formação e a avaliação do desempenho; XIV - valorizar o mérito do trabalhador da educação, representado pelo desempenho eficiente no trabalho, dedicação, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, realização de projetos e trabalhos especializados, cursos de atualização e desenvolvimento profissional.

8 Quem pode participar? Todos os Municípios, o Distrito Federal e os Estados poderão aderir ao Compromisso. Podem colaborar com o Compromisso, ainda, em caráter voluntário, outros entes, públicos e privados, tais como organizações sindicais e da sociedade civil, fundações, entidades de classe empresariais, igrejas e entidades confessionais, famílias, pessoas físicas e jurídicas que se mobilizem para a melhoria da qualidade da educação básica.

9 Diagnóstico inicial O diagnóstico da situação educacional local está estruturado em quatro grandes dimensões: Gestão Educacional Formação de Professores e dos Profissionais de serviço e apoio escolar Práticas Pedagógicas e Avaliação Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos

10 Profuncionário e o PAR -
(Planos de Ações Articuladas) Solicitações Analisadas: – 600 PARs – Projeção de atendimento em 2008.

11 Parceria com CEFETs (23 unidades em 16 estados)

12 Atribuições dos CEFETs
Realizar a formação dos tutores a partir do material existente; Acompanhar o desenvolvimento esclarecendo dúvidas ao longo do processo; Acrescentar materiais para o enriquecimento dos cursos; Realizar os Seminários de Avaliação e Acompanhamento; Certificar os tutores

13 Seminário de Avaliação e Acompanhamento
Etapa I - Formação Inicial de Tutores – 24h - Módulos Pedagógicos (1ao 6) Etapa II - Seminário – 16h - Avaliação - Módulos 7, 8 e 9 Etapa III - Formação de Tutores – 24h - Módulos específicos Etapa IV - Seminário de Avaliação Final – 16h Duração: 80h presenciais em 12 meses

14 Trabalho em Grupos

15 Trabalho em Grupos Estabelecer contatos entre as Secretarias e os CEFETs Relacionar as atividades necessárias, seus responsáveis e prazos para a organização da formação dos tutores.


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