A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente
Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral

4 Pênis É considerado o principal órgão do aparelho sexual masculino, sendo formado por dois tipos de tecidos cilíndricos: Dois corpos cavernosos Um corpo esponjoso (envolve e protege a uretra). O pênis se enche de sangue quando o homem fica sexualmente excitado e permite que os espermatozóides cheguem até o óvulo da mulher.

5 Testículos São as gônadas masculinas.
Cada testículo é composto por um emaranhado de tubos, os ductos seminíferos, onde ocorre a formação dos espermatozóides. Produzem  os hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona.

6 Produção de espermatozóides

7 Os espermatozóides Célula reprodutiva masculina.
Locomovem-se pelo baatimento de sua cauda ou flagelo. Possui ácidos que perfuram a parede do óvulo e permite sua entrada nele.

8 Testosterona Estimulam os folículos pilosos para que façam crescer a barba masculina e o pêlo pubiano. Estimulam o crescimento das glândulas sebáceas e a elaboração do sebo. Produzem o aumento de massa muscular nas crianças durante a puberdade, pelo aumento do tamanho das fibras musculares. Ampliam a laringe e tornam mais grave a voz. Fazem com que o desenvolvimento da massa óssea seja maior, protegendo contra a osteoporose.

9 Epidídimo São dois tubos enovelados que partem dos testículos, onde os espermatozóides são armazenados. É no epidídimo que os espermatozóides adquirem a capacidade de movimento.

10 Ductos deferentes São dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais. 

11 Vesículas seminais São responsáveis pela produção de um líquido, que será liberado juntamente com o líquido prostático e espermatozóides. O líquido das vesículas seminais age como fonte de energia para os espermatozóides e é constituído principalmente por frutose.

12 Próstata Glândula localizada abaixo da bexiga urinária.
Secreta substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e  ativa os espermatozóides. 

13 Uretra A uretra é comumente um canal destinado para a urina, mas os músculos na entrada da bexiga se contraem durante a ereção para que nenhuma urina entre no sêmen e nenhum sêmen entre na bexiga. Todos os espermatozóides não ejaculados são reabsorvidos pelo corpo dentro de algum tempo.

14

15 Componentes Um par de ovários Um útero Um par de trompas Uma vagina

16 Ovários Os ovários são responsáveis por produzir os óvulos, o gameta ferminino, e hormônios sexuais femininos, o estrôgenio e a progesterona.

17 Túba uterina ou trompa Local onde ocorre a fecundação;
É um canal que comunica os ovários e o útero.

18 Útero Local onde ocorre a implantação do embrião, processo chamado de nidação. No útero acontece todo o desenvolvimento do bebê. O útero se comunica com o exterior do corpo através da vagina.

19 Vagina Tubo musculoso de 10 a 12 cm de cumprimento;
Corresponde ao local por onde passa o bebê no momento do parto. É também o local por onde o pênis lança os espermatozóides. A abertura da vagina é protegina pela vulva, órgão genital externo.

20 Ciclo menstrual O ciclo menstrual corresponde a um conjunto de acontecimentos que se repete todo mês, envolvendo o sistema reprodutivo feminino

21 Ciclo menstrual

22 Hormônios femininos

23 A menopausa A menopausa se caracteriza pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios. Inicia-se com idade variável, mas normalmente acontece a partir dos 50 anos. Nesse caso a mulher não pode mais ter filhos.

24 Gravidez Vai desde a fecundação até o momento do parto, quando a criança pronta é retirada do útero materno. Tudo começa quando um espermatozóide consegue penetrar no óvulo, processo chamado fertilização ou fecundação.

25 Fecundação União do espermatozóide com o óvulo.
Os espermatozóides possuem enzimas que facilitam sua penetração no óvulo. Apenas um espermatozóide penetra no óvulo.

26 Continuação da gravidez

27 Gravidez Existem estruturas que irão participar da manutenção do embrião no útero materno até que ele complete todo seu desenvolvimento e possa nascer.

28

29 Parto Normal

30 Parto cesariano Há também um tipo de parto em que é feito um corte na barriga da mulher e por ele é retirado o bebê.

31 Cuidados na gravidez Fazer o pré-natal, ir periodicamente ao médico, que irá acompanhar toda a gestação; Realizar os exames necessários; Não fumar nem beber durante a gestação e amamentação; Manter a alimentação saudável e balanceada; Praticar atividade física acompanhada de um profissional responsável.

32 Gravidez ectópica Também chamada de gravidez tubária, ocorre quando o embrião não consegue chegar até o útero e por isso icinia seu desenvolvimento na tuba uterina. É necessário fazer uma cirurgia

33 Leite materno No leite materno estão todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê nos seus primeiros meses de vida. É importante que a mãe cuide muito bem de sua alimentação, pois ela reflete a qualidade do leite. O aleitamento materno também proporciona calor, proximidade e contato, que podem ajudar o desenvolvimento físico e emocional da criança.

34 Gêmeos


Carregar ppt "Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google