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Ferramentas Programação

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Apresentação em tema: "Ferramentas Programação"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas Programação
UDESC - Prof. Juliano Maia

2 UDESC - Prof. Juliano Maia
Índice Seção 1 – Linguagens de Programação Seção 2 – Interpretador Seção 3 – Compilador / Linkeditor Seção 4 – Ambientes de Desenvolvimento UDESC - Prof. Juliano Maia

3 Linguagens de Programação Seção 1
Linguagem de Programação LP de Alto Nível LP de Baixo Nível Interpretador / Compilador UDESC - Prof. Juliano Maia

4 Linguagem de Programação
Método padronizado para expressar instruções para um computador. Conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. UDESC - Prof. Juliano Maia

5 UDESC - Prof. Juliano Maia
LP de Alto Nível Linguagens de programação com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. Ex.: COBOL, Pascal, Delphy, Java, C. UDESC - Prof. Juliano Maia

6 UDESC - Prof. Juliano Maia
Exemplo Programa C Imprime o caracter * em tela: #include <stdio.h> //adiciona biblioteca padrão de I/O ao programa int main() { //declara/inicia função “principal” do programa puts("*"); //escreve o caratcer * em tela } //finaliza a função “principal” e o programa UDESC - Prof. Juliano Maia

7 UDESC - Prof. Juliano Maia
LP de Baixo Nível Linguagem de programação mais próxima ao código da máquina e, portanto, menos abstrata. Possui forte relação entre as operações implementadas pela linguagem e as operações implementadas pelo hardware. Ex.: Assembly. UDESC - Prof. Juliano Maia

8 Exemplo Programa Assembly
Imprime o caracter * em tela: .model small ;modelo de memória .stack ;espaço de memória para instruções do programa na pilha .code ;as linhas seguintes são instruções do programa mov ah,2h ;move o valor 2h p/ o registrador ah mov dl,2ah ;move o valor 2ah p/ o registrador dl (ASCII do caractere *) int 21h ;interrupção 21h mov ah,4ch ;função 4ch, sai para o sistema operacional end ;finaliza o programa UDESC - Prof. Juliano Maia

9 Interpretador / Compilador
Programas (utilitários) que processam linguagens de alto nível, traduzindo-as em linguagens de baixo nível. UDESC - Prof. Juliano Maia

10 UDESC - Prof. Juliano Maia
Interpretador Seção 2 Interpretador Fluxo / Iteração Interpretação Vantagens / Desvantagens UDESC - Prof. Juliano Maia

11 UDESC - Prof. Juliano Maia
Interpretador Um interpretador, no momento da execução do programa, traduz cada instrução do programa e a executa em seguida. UDESC - Prof. Juliano Maia

12 Fluxo / Iteração Interpretação
Dados Programa Fonte Saída Interpretador UDESC - Prof. Juliano Maia

13 Vantagens / Desvantagens
Vantagem: Permite implementação de sub-processos / rotinas dinâmicas, ou seja, que podem mudar durante a execução do programa. Desvantagem:Tempo gasto na tradução das instruções de um programa toda vez que este for executado. UDESC - Prof. Juliano Maia

14 Compilador / Linkeditor Seção 3
Fluxo / Iteração Compilação Vantagens / Desvantagens Linkeditor Processo Compilação - Linkedição Bibliotecas UDESC - Prof. Juliano Maia

15 UDESC - Prof. Juliano Maia
Compilador Um compilador lê um programa e o traduz completamente antes que o programa seja executado. Neste caso, o programa escrito em linguagem de alto nível é chamado de código fonte, e o programa traduzido é chamado de código objeto. Uma vez que um programa é compilado, você pode executá-lo repetidamente, sem que precise de nova tradução. UDESC - Prof. Juliano Maia

16 Fluxo / Iteração Compilação
Código Fonte Dados Arquivo Executável Saída Compilador UDESC - Prof. Juliano Maia

17 Vantagens / Desvantagens
Vantagem: A execução é mais rápida, pois o programa executado já se encontra totalmente traduzido. Desvantagem: Programa totalmente estático – não é possível a implementação de sub-processos / rotinas dinâmicas. UDESC - Prof. Juliano Maia

18 UDESC - Prof. Juliano Maia
Linkeditor Programa (utilitário) responsável por gerar, a partir de um ou mais códigos objeto, um único programa executável. Suas funções básicas são resolver todas as referências simbólicas existentes entre os módulos e reservar memória para a execução do programa. UDESC - Prof. Juliano Maia

19 Processo Compilação - Linkedição
Programa Fonte Compilador Programa Objeto Ligador ou Linkeditor Programa Executável Biblioteca UDESC - Prof. Juliano Maia

20 UDESC - Prof. Juliano Maia
Bibliotecas Bibliotecas são conjuntos de sub-rotinas (programas ou funções) que podem ser utilizadas em qualquer programa. A biblioteca stdio.h (Standart Input and Output) da linguagem C, por exemplo, é a biblioteca que contem todas as funcionalidade de leitura / escrita (entrada e saída de dados). UDESC - Prof. Juliano Maia

21 Ambientes de Desenvolvimento Seção 4
Ambiente Integrado (IDE) O IDE Dev-C++ Depurador de Programa UDESC - Prof. Juliano Maia

22 UDESC - Prof. Juliano Maia
IDE IDE, Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado, é um utilitário que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo. UDESC - Prof. Juliano Maia

23 UDESC - Prof. Juliano Maia
Exemplo IDE Dev-C++ UDESC - Prof. Juliano Maia

24 UDESC - Prof. Juliano Maia
Depurador de Programa O depurador, ou debuger, é um utilitário que permite ao programador controlar toda a execução de um programa a fim de detectar erros. UDESC - Prof. Juliano Maia

25 UDESC - Prof. Juliano Maia
Funcionalidades Acompanhar a instrução de um programa instrução por instrução. Alterar e visualizar o conteúdo de variáveis em tempo de execução. Implementar “breakpoints” – pontos de parada na execução do programa. UDESC - Prof. Juliano Maia

26 UDESC - Prof. Juliano Maia
Depurando um Programa ... UDESC - Prof. Juliano Maia

27 UDESC - Prof. Juliano Maia
Informações úteis Baixe o IDE Dev-c++ (free) em: Em plataforma Linux, não há um IDE similar. Neste caso, usar: Editor de texto Kedit Utilitário console, para compilação e execução: gcc –o <arq exe> <código fonte> ./ <arq exe> UDESC - Prof. Juliano Maia


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