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II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO

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Apresentação em tema: "II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO"— Transcrição da apresentação:

1 II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
DA RIOCRED À MICROINVEST II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO Danilo Marques Fininvest / Unibanco Belém, 14 de Março de 2003

2 A Parceria Adquirir experiência e conhecimento do setor de microcrédito, principalmente o informal, para a customização e o desenvolvimento de novos produtos de crédito Fomentar o crescimento do setor de microcrédito, visando a geração de emprego e distribuição de renda, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico

3 Histórico Organização Não Governamental
Estruturação da Operação a partir de Janeiro de 1998 (Treinamento, Implantação do Sistema IPC, Fluxo da Operação com o Banco Fininvest, etc.) Constituição em Agosto de 1998 Abertura da Loja de Pilares em Outubro de 1998 Abertura da Loja de Campo Grande em Julho de 1999 Abertura da Loja da Taquara em Janeiro de 2001 Abertura do Posto Avançado da Rocinha em Janeiro de 2002

4 Rede de Distribuição Pilares Campo Grande Taquara Rocinha

5 Estrutura Organizacional
RIOCRED Planejamento Loja Administrativo Gerente de Loja Tesouraria Operador Comercial Analista de Crédito Caixa Analista de Cobrança

6 O Produto Crédito parcelado direcionado a micro e pequenos empreendedores formais e informais Destino do Crédito Capital de Giro a 12 Meses Ativo Fixo 1 a 18 Meses Reformas 1 a 18 Meses Misto a 15 Meses Taxa de Juros 1o. Crédito 4,2% Renovação 3,9% TAC % Volume ,0% A tarifa de abertura de crédito é sobre o valor do empréstimo e financiada Limites de Crédito Mínimo R$ 400 Máximo 1o. Crédito R$ 5.000 Renovação R$

7 Posição Acumulada - Fev/03
Informações Estrutura Posição Acumulada - Fev/03 Lojas 3 Créditos Concedidos 4.436 Postos Avançados 1 Volume Financiado R$ 6,3 MM Funcionários 19 Valor Médio R$ 1.400 Plano Médio 10

8 Perfil do Crédito

9 Perfil do Cliente

10 Vendas x Qualidade do Crédito

11 Carteira x Inadimplência

12 Gestão de Risco

13 Limitação de Crescimento Crescimento Programado
Mudança de Foco ONG TRANSFORMAÇÃO SCM Projeto Experimental Risco Político Limitação de Crescimento Informalidade Profissionalização Inst. Financeira Crescimento Programado Formalidade

14 A Nova Sociedade Sociedade de Crédito ao Microempreendedor Marco Legal
Resolução (Ago/1999) Resolução Atual (Jul/2001) Principais Características : Instituição Financeira; Funding Restrito; Endividamento : 5 vezes o PL; Empréstimo máximo R$ 10 mil por cliente; Vedada a participação do setor público no capital; Isenta de Auditoria Independente;

15 A Nova Empresa O Controle Acionário é 100% do Banco Fininvest
Capital de Inicial de R$ (Um Milhão) Funding Capital Próprio BNDES Gestão e Estrutura da Operação Conselho de Administração composto de 5 membros; Diretoria Executiva composta de 3 membros; Tecnologia e Sistemas de Informação da Fininvest / Unibanco Rede de Distribuição da Fininvest Mix de Produtos e Política de Crédito Segmentada

16 Parceria com o Banco Mundial
BIRD - IFC - Investimentos no setor privado. Assinatura do acordo de investimento na MicroInvest SCM pelo IFC- Banco Mundial em Novembro/02. Principais Características da Operação Participação acionária de até 25%; O prazo máximo da parceria será de 5 anos; Participação de até US$ 1,250,000; Direito de indicação a um membro do Conselho de Administração.

17 As Ameaças Dificuldade de Obtenção de Informação do Mercado
Falta de Cultura de Microcrédito (Crédito Produtivo) Escassez de Mão-de-Obra Qualificada Alta Taxa de Mortalidade de Microempresas Instabilidade Econômica Dificuldade de Penetração nas Comunidades

18 Os Fatores Críticos de Sucesso
RECURSOS HUMANOS Formação, Visão de Negócios, Social e Política de Retenção Rentabilidade : Visão de Autosustentabilidade Gerenciar Riscos Diversificar Produtos Ampliar a Rede de Distribuição Redução dos Custos Operacionais Controles Eficientes TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

19 RENTABILIDADE + RESPONSABILIDADE SOCIAL
Porque Investir no Microcrédito ? o setor de microcrédito é um mercado pouco explorado e com grande potencial, que trabalhado com escala, proporcionará rentabilidade; apresenta uma grande oportunidade de se constituir um novo canal de distribuição para ofertar outros produtos financeiros (poupança, conta corrente, seguros, etc) para a camada de baixa renda da população; proporciona a consolidação e o crescimento das micro e pequenas empresas, contribuindo para o desenvolvimento localizado, a geração de emprego e a distribuição de renda, provocando assim o aumento do consumo; e ainda ... Estimula, na prática, a responsabilidade social RENTABILIDADE + RESPONSABILIDADE SOCIAL

20 Conclusão O Microcrédito ... Mas ...
é um mercado em crescimento e com grande potencial; ainda é pouco conhecido e sua utilização geralmente está associada a uma situação de dificuldade por parte do microempreendedor; falta cultura de crédito ao microempreendedor, que deverá entender a importância do crédito para o crescimento e consolidação do seu negócio; e existe pouca diversidade de produtos, dificultando a sua disseminação; Mas ... muitos empreendedores que acessam crédito ao consumo o fazem também para adquirir bens de produção e comprar mercadorias; essas fronteiras não são claras para os microempreendedores, pois o fluxo de caixa do negócio está relacionado ao fluxo de caixa da família (o mesmo bolso).


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