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Marketing Pessoal O mundo já foi assim Hoje o mundo é assim.

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Apresentação em tema: "Marketing Pessoal O mundo já foi assim Hoje o mundo é assim."— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Pessoal O mundo já foi assim Hoje o mundo é assim

2 Marketing pessoal Marketing = Ação no mercado
O marketing surgiu nos anos de 50, nos USA. No Brasil, o marketing aportou na década de 60. Hoje, ninguém mais discute a importância do marketing, muito pelo contrário. Qualquer empresa, sabe que para progredir no mercado é preciso ter marketing. E o que é isso? Exatamente tudo, num produto. O marketing é uma palavra de certo modo incompreendida... Algumas pessoas a vêem como um culto a aparência... A aparência apenas não sustenta uma carreira de êxitos. Outro preconceito, está relacionado, a idéia de que marketing e ética não podem andar juntos, que tem origem nas propagandas enganosas e no marketing político que muitas vezes contribui para que sejam eleitas pessoas desonestas, mas faz-se necessário lembrar que sendo o marketing apenas uma ferramenta, a disposição do ser humano, cabe a ele utilizá-lo de maneira ética ou não.

3 Marketing pessoal Ford GM

4 Marketing pessoal Definição de Marketing Plilip Kotler “Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. “ Ação no mercado Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações visando promover o lançamento, desenvolvimento e sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor. Transitando este conceito para o Marketing Pessoal, podemos ressaltar que seu objetivo é aumentar a aceitação e fortalecer a imagem de uma pessoa pelo público em geral ou por determinado segmento deste público.

5 Marketing pessoal A empresa Você Mas veja que interessante para a empresa ir para frente ela precisa de gente. Mas de gente como? Como você? Você tem alguma base para negociação? O que você esta fazendo? Mas veja que interessante para a empresa ir para frente ela precisa de gente. Mas de gente como? Como você? Aí é que está o seu engano. A empresa é um empreendimento que vai para frente sem você ou apesar de você. Ela fala assim “Aqui nos temos carreira”. O que a empresa tem é um conjunto de cargos das quais ela precisa para atender a si mesma. Ela apenas oferece um desses. E como você não tem nenhuma base de negociação – você não sabe para aonde vai – diz: “Que bom que aqui tem uma carreira para office boy iniciante!”. A empresa acrescenta: “O nosso presidente entrou aqui como boy”. Que conversa besta! A historia verdadeira é: pela empresa já passaram 5816 boys. Um virou presidente, mas era sobrinho do diretor do conselho e só ficou um mês de boy. Depois foi para a Universidade. Tal como uma empresa, você precisa sobreviver e crescer, você precisa prosperar. E vai precisar de uma estratégia. Mas qual é a sua estratégia? Quanto você vai querer valer nos próximos anos? Não vale olhar para cima e dizer “seja o que Deus quiser”. Deixe-me ver a sua estratégia. Mostre-me com quem você tem discutido sobre ela. Como quer ser reconhecido e em que tipo de network? Se você não tiver essas coisas definidas, vai ficar muito complicado. Se você não está investindo em suas qualidades... Quando uma empresa pensa em sobreviver? Hoje. Quando ela pensa em crescer? Hoje. E quando ela pensa em prosperar? Hoje. As três coisas tem de ser feitas hoje. Transportando esse raciocínio para nós, o que você está fazendo hoje? Acho que eu sei você está trabalhando nove oito por dia, desmotivado, reclamando: “Não agüento mais a empresa. Com esse chefe não dá. Eles não dão aumento”. Você está fazendo o gerenciamento da sobrevivência.

6 Marketing pessoal Imagem Marketing pessoal? Diferente do que comumente se imagina, marketing pessoal não é divulgar uma melhor imagem de nós mesmos, mas sim nos tornarmos pessoas melhores, reconhecermos nossas deficiências e investirmos fortemente em nossas qualidades O Marketing Pessoal significa projetar uma imagem de marca em relação a você mesmo, tomando a si próprio como se fora um produto ou serviço. Quer fazer um teste rápido sobre o estágio atual de sua imagem de marca? Pergunte-se: “O que as pessoas pensam de mim quando se fala em meu nome?”. Será que você é reconhecido, notado em meio à multidão? Que tipo de sentimento é aflorado nas pessoas ao ouvirem falar de seu nome ou ao encontrarem você em um ambiente qualquer? O marketing pessoal tem o poder de transformar seu talento ou suas qualidades em oportunidades. Um Gênio sem marketing pessoal é um gênio desconhecido. Qualquer pessoa, sabe que, para progredir na carreira é preciso ter marketing pessoal. E o que é isso? Exatamente tudo, como num produto: O conjunto de escolaridade, experiências e habilidades. Um dos melhores conceitos que já li sobre o tema é que "diferente do que comumente se imagina, marketing pessoal não é divulgar uma melhor imagem de nós mesmos, mas sim nos tornarmos pessoas melhores, reconhecermos nossas deficiências e investirmos fortemente em nossas qualidades". Como iremos falar de MARKETING pessoal, vale aqui lembrarmos que devemos cuidar de nós como se fossemos um produto, aliás, para o mercado nós realmente somos um produto que eles compram ( Contratam ) quando precisam da nossa experiência para atuar em suas empresas. Sendo assim vamos tentar levar para o âmbito pessoal o conceito dos “4Ps” e usá-los em nosso marketing pessoal.

7 Marketing pessoal Potencialidades Diferencial Competitivo É tudo aquilo que torna você único aos olhos do mercado ou tudo aquilo que torna você diferente aos olhos do seu chefe. Um diferencial que ninguém nota não é diferencial. Foco no seu alvo. Foco na divulgação desse diferencial Excelentes profissionais tem seu reconhecimento e sua demanda subestimada pelo mercado por deixarem de lado o seu marketing pessoal. Não devemos confundir humildade com anonimato. É perfeitamente possível ser reconhecido por seus valores humanos e profissionais sem com isso perder a humildade. Todos nos temos uma contribuição humana e profissional para oferecer ao mundo. Quanto maior o número de pessoas para os quais possamos oferecer nossas contribuições melhor. O que é diferencial competitivo? È tudo aquilo que torna a sua empresa “única” aos olhos do cliente ou tudo aquilo que torna você “diferente” aos olhos do seu chefe. O mais interessante nesse conceito é justamente que não adianta você ter um monte de diferencias que somente são percebidos por você. Um diferencial que ninguém nota não é diferencial. Um diferencial só é diferencial se o seu cliente “perceber” estas vantagens, do contrario, possuí-lo não aumenta as suas vendas, não gera indicações importantes para você e nem te faz conseguir pontos na empresa aonde trabalha. Competir através de diferenciais significa basicamente duas coisas: Foco no seu alvo (cliente ou chefe) e foco na divulgação deste diferencial. Você ter em mente aquilo que é importante para quem vai comprar o teu produto ou serviço e deve ser muito competente na hora de divulgar o seu diferencial. A orientação é: Entre na cabeça das pessoas! Perceba o que é importante para elas e invista pesado em descobrir formas de como ser notado.

8 Marketing pessoal Diferenciação Concorrência monopolística Desenvolver um estilo próprio, fazer as coisas de maneira diferente e, assim, tornar-se único, exclusivo e presente no coração e na mente das pessoas. Cabe ao profissional provar, todos os dias que é diferente, melhor e mais eficaz do que seus concorrentes. Se não conseguir vira marca de segunda linha no mercado Descubra o ponto mais marcante de sua personalidade, sua maneira de se comunicar, sua alegria, seu bom senso, etc. Foque a divulgação desse seu ponto marcante, ele será para você o que uma marca é para a uma empresa. Com o tempo, a tua marca pessoal ficará conhecida e desejada por este ou por outro atributo que o tempo vai mostrar. Mostre seu lado solucionador de problemas. Sempre que surgir uma dificuldade ou um problema dentro da equipe a que você pertence, pergunte-se: O que eu posso fazer por isso? Sempre que você ajudar a resolver um problema, você estará inserindo a sua marca pessoal na lembrança das pessoas. Entregue sempre um resultado superior ao esperado. Dedique-se a superar as expectativas das pessoas. Sempre que algo lhe for solicitado pergunte-se? Qual a melhor maneira que tenho para realizar esse pedido de maneira satisfatória para meu cliente? Como eu posso superar as expectativas do meu cliente? Realize com qualidade ampliada, procure sempre olhar além da solicitação. Diferenciação Depois de fazer tudo isso ainda há o risco de: ser mais uma marca entre tantas. Para isso você precisa se diferenciar. Desenvolver um estilo próprio, fazer as coisas de maneira diferente e, assim, tornar-se único, exclusivo e presente no coração e na mente das pessoas. Cative as pessoas... Mas no jogo da diferenciação, que fique claro uma coisa. Não é a diferenciação tecnológica (baseada nas inovaçães), a qualitativa (baseada na adequação) ou mercadologica (ancorada na força e glamour das marcas) que conferem perenidade as relações. O mundo está comoditizado. A comunicação está massificada. A única diferenciação sustentável ao longo do tempo é aquela baseada em pessoas. No brilho do olhar, na maciez da voz e no calor do toque, aspectos que a máquina ou o mundo virtual jamais serão capazes de fazer.

9 Marketing pessoal Posicionamento Conjunto de comportamentos, que somados constroem uma imagem coerente com os objetivos que o profissional deseja alcançar. O posicionamento está relacionado com a capacidade de você, diferenciar-se em relação a seus concorrentes, fornecendo um valor maior para o mercado. Você deve definir o mix ideal de seus serviços em função de sua capacitação profissional, lembrando que uma pessoa não pode ter várias especialidades, pois corre o risco de tornar-se um faz tudo enganador. Aparentar ter competência é tão importante quanto a própria competência Uma marca para ser lembrada, precisa ser repetida. Use um nome atraente para você... Posicionamento pessoal pode ser definido como conjunto de comportamentos, que somados constroem uma imagem coerente com os objetivos que o profissional deseja alcançar, ou seja, é uma ferramenta a ser usada para manter, fidelizar e conquistar clientes, trabalhos e empregos Fala-se muito em marketing em nossos dias, as empresas utilizam várias estratégias para promoverem-se, mas parece algo absurdo para muitos profissionais promoverem a si mesmos e suas carreiras. Existem inúmeros preconceitos relacionados ao posicionamento pessoal, entre eles, o de que se trata de uma futilidade, desejo de “aparecer”, que os cuidados com a aparência são uma forma de encobrir a incompetência, porém, na prática é possível observar que para alcançar sucesso profissional é muito importante parecer competente, mas é imprescindível ser realmente competente.

10 Marketing pessoal 4P’S PRODUTO: Devemos nos encarar como um produto, que possui características e benefícios, que podem satisfazer as necessidades dos clientes. Então o primeiro passo é identificar quais são suas características profissionais, que benefícios você como profissional pode oferecer ao mercado ? Faça uma reflexão e identifique onde você precisa se APRIMORAR !

11 Marketing pessoal Produto Embalagem Conteúdo Formação Currículo
Atitude Muitas pessoas associam market pessoal apenas com a promoção da sua imagem e esquecem todo o resto, e isso não adianta nada. Assim como focar na promoção da sua imagem e não ter os outros conteúdos, também não adianta. Muita atenção a sua embalagem, qual é a sua imagem física ? Não estou perguntando se você é bonito ou feio, se esta com uma camiseta ou um terno. Estou perguntando se você tem a IMAGEM ADEQUADA. Um advogado deve parecer um advogado, um atleta deve se parecer com um atleta. Se você quer ser visto como um executivo, não se vista como um palhaço, e qual a graça de ir ao circo e ver um palhaço sem aquele tradicional nariz vermelho ? Estão me entendendo ? Tenha a Imagem adequada aos seus objetivos. Embalagem Todos nós somos um produto no mercado de trabalho. Se preferirem o status de empresa todos deveríamos nos considerar uma. De fato o aspecto externo é o primeiro que observamos. Comprando frutas, selecionamos aquelas que nos parecem as mais belas e viçosas. Num evento social reparamos naqueles com trajes e cortes de cabelo atraentes. A embalagem é o principio de tudo. E você nunca terá uma oportunidade de causar uma primeira boa impressão. Para tanto você deverá contemplar os seguintes aspectos: 1 – Aparência: Representa o ponto de partida. 2- Trajes: para cada ambiente uma vestimenta apropriada. 3 – Acessórios: utilize de maneira comedida 4 – Etiqueta: Há de chegar o dia em que você vai ser apresentando a tantos copos e talheres que sua mão e boca ficarão em dúvida sobre por onde começar 5 - Postura: Cabeça baixa, ombro arqueada, tronco curvado... Onde você pensa que vai assim? 5 – Vocabulário: nada de “menos”, “poblema” e seus derivados Conteúdo Muito bem. Você caprichou em uma embalagem bonita, vistosa e atraente. É, embora o disign seja determinante, se o que estiver por dentro da embalagem não respaldar a expectativa criada, você seguramente deixará de se estabelecer, e poderá perder completamente a reputação por que tanto lutou. E você sabe que credibilidade é algo que leva anos para se edificar e que se perde em instantes...

12 Marketing pessoal Pense global e aja no local
Praça Tenha foco Pense global e aja no local Se queres ser global pensa na sua aldeia PRAÇA: Assim como o produto tem seu publico consumidor, você precisa definir muito bem sua área de atuação. Não adianta querer ser aquele profissional que joga em todas as posições como goleiro, defesa, meio campo, atacante, e treinador. Defina dentro das suas expectativas e qualidades qual será o seu foco de atuação, e busque sempre ser referencia na sua área.

13 Marketing pessoal Preço Valor Qual o valor que o mercado dá para você como profissional.? Trabalhe o seu valor e não o seu preço. PREÇO: Quando falo de preço, não estou me referindo ao seu salário ou dizendo que você como profissional deve ter um preço, mas estou falando de valor. Qual o valor que o mercado dá para você como profissional. Trabalhe o seu valor e não o seu preço. Todo e qualquer profissional para ter sucesso precisa que o seu valor seja efetivamente percebido por seus clientes e pelo mercado em geral. Para que isso ocorra precisamos ir além da competências que compõe o nosso perfil profissional e utilizarmos técnicas de comunicação e marketing. O marketing pessoal não é um culto ao ego ou a vaidade pessoal, é uma necessidade profissional.

14 Marketing pessoal Promoção/Divulgue-se Brilho sem conteúdo
Divulgue sua imagem diante das oportunidades para que outros possam integrá-lo em seus planos. Mas não é só isso. Esse seria o mesmo erro de definir marketing como propaganda. Pouco vale a competência sem "divulgação“, mas vale ainda menos a divulgação sem competência. PROMOÇÃO: Mas há uma lição que os primeiros marketeiros ensinaram há 50 anos e que continua sendo a chave de tudo: VISIBILIDADE. Produto que não é visto não é comprado. E o profissional que pretende progredir, se promovido precisa estar constantemente em evidência. Divulgação: Hora de colocar o bloco na rua! Você deve virar noticia, evidentemente não nas páginas policiais. Neste momento a publicação de artigos, a participação em eventos é fundamental. Reforce sua comunicação: conte a sua história de vida e de luta, conte sobre suas superações. Considere investir em um curso de expressão verbal e corporal. Estudos indicam que falar em público dá mais medo do que a própria morte... Por fim coloque a palavra network em seu vocabulário. Aumente sua rede de relacionamento para além dos limites de seu bairro e de seus domínios. Há pessoas interessadas em conhecer você. O cineasta americano Woody Allen, afirma que oitenta por cento do êxito consiste em aparecer. Mas é óbvio que para passarmos do ridículo ao êxito na arte de aparecer, faz-se necessário uma boa dose de planejamento e estratégia, que são os pilares do Marketing Pessoal, ou seja, como destacar-se em meio a tantos e atingir o sucesso global. Para isto destaco algumas delas a seguir, lembrando que em todo processo de desenvolvimento pessoal é importante preservarmos nossas características, evitando a busca de ser aquilo que não somos. a Visibilidade Produto que não é visto não é comprado. E o profissional que pretende progredir, ser promovido precisa estar constantemente em evidência. Não adianta fazer a melhor coisa do mundo se ninguém tomar conhecimento. É preciso comunicar e repercutir. Para construir uma marca, você precisa ser visto. e) Artigos: se você tem facilidade em escrever promova este talento. Desenvolva artigos versando sobre temas de seu conhecimento e relacionados à sua profissão. E publique-os. Primeiro, na internet – são inúmeros os portais que receberão com prazer sua contribuição. Mais adiante, você poderá buscar a mídia impressa – jornais e revistas – como veículos de divulgação de suas idéias. Procure escrever artigos curtos, que facilitem a leitura, e tenha muito cuidado com o idioma. Coesão e coerência textuais, ortografia e acentuação corretas, é o mínimo que os editores irão lhe solicitar – e seus leitores também. f) Eventos: a regra agora é circular para ser visto. Participe de eventos os mais diversos. Coquetéis de lançamento de livros, palestras e seminários, vernissages. E leve consigo seu cartão de visitas. b) Cartão de visita: pouco importa se você está trabalhando ou disponível no mercado. Você precisa ter um cartão de visitas. E, além de tê-lo, portá-lo, porque muitos esquecem seus cartões na gaveta do escritório, no porta-luvas do carro ou no bolso de outro blazer. Você pode ter um cartão corporativo e outro pessoal, por exemplo, esquivando-se do risco de perder a própria identidade, sendo chamado por “Fulano da empresa tal”. Mas a regra mais importante neste quesito é sobre como utilizar o cartão de visitas. Ofereça-o a seu interlocutor olhando-o nos olhos e peça o cartão dele. Leia o conteúdo do cartão, chame-o pelo nome para conferir maior proximidade ao diálogo e auxiliar você na memorização. Nunca dobre a ponta do cartão recebido. Concluído o diálogo, faça anotações discretas no cartão recebido que o ajudem a lembrar-se da pessoa posteriormente. E envie-lhe um no dia seguinte externando seu prazer em tê-la conhecido. Mas, por favor, evite tornar mecânico este processo, colocando prazer e sentimento nesta singela ação de troca de cartões. c) Website: para ser visto – e achado – em tempos modernos, impossível dar as costas para a internet. Por isso, é imprescindível manter um site pessoal. Pode ser um blog, também, mas o site transmite um conceito de maior perenidade, pois os blogs têm como característica original o fato de serem formatados para funcionar como um diário eletrônico. Registre um domínio www com o seu nome. O investimento é ridículo. Basta pagar a anuidade da Fapesp, pouco superior a dez dólares. Depois, vá elaborando seu site aos poucos, incrementando seu conteúdo. Insira seu currículo, suas experiências profissionais, artigos que tenha escrito, links para outros portais. Enfim, faça de seu site um ambiente que possa tornar-se um ponto de encontro, ou até uma comunidade. d) procure ter uma única conta de . Com sinceridade, parece-me incompreensível como algumas pessoas criam s em todos os provedores gratuitos como se aquilo fosse sinônimo de status. O gerenciamento de muitas contas torna-se difícil e inócuo. E, o pior, você dificulta a memorização de seu endereço pelos outros. Assim, bastam duas contas, no máximo: uma de caráter pessoal e outra corporativa. E aproveite para programar seu correio eletrônico para inserir uma assinatura nas mensagens que enviar. Nada mais desagradável do que receber um dentre as dezenas de mensagens que circulam diariamente, a maioria delas meros spams, sem conseguir identificar o destinatário. A orientação é: Entre na cabeça das pessoas! Perceba o que é importante para elas e invista pesado em descobrir formas de como ser notado.

15 Marketing pessoal Desafio do marketing Criar marcas
Uma marca é a criação de um conjunto organizado de percepções (plano cognitivo) e sentimentos (plano emocional) que faz com que um determinado produto ou serviço seja mais do que apenas diferente de seus competidores. Seja único e indispensável. O grande desafio do Marketing é criar marcas fortes que vão ao encontro das necessidades e desejos dos consumidores e, por essa via, possam aspirar uma vida longa. Se assim acontece com os produtos e os serviços, da mesma forma acontece com as pessoas.

16 Marketing pessoal Você SA O que as pessoas pensam de mim quando se fala em meu nome? Sou reconhecido, notado em meio à multidão? Que tipo de sentimento é aflorado nas pessoas ao ouvirem falar do meu nome ou ao me encontrarem em um ambiente qualquer? Quer fazer um teste rápido sobre o estágio atual de sua imagem de marca? Pergunte-se: “O que as pessoas pensam de mim quando se fala em meu nome?”. Será que você é reconhecido, notado em meio à multidão? Que tipo de sentimento é aflorado nas pessoas ao ouvirem falar de seu nome ou ao encontrarem você em um ambiente qualquer? O especialista em marcas Jaime Troiano pontua: “Uma marca é a criação de um conjunto organizado de percepções (plano cognitivo) e sentimentos (plano emocional) que faz com que um determinado produto ou serviço seja mais do que apenas diferente de seus competidores. Seja único e indispensável”. Queremos auxiliá-lo a criar a marca “Você S/A”. Transformar o self atual (como você é) no self ideal (como você deseja ser). Assim, o tutorial a seguir não tem a pretensão de ser uma cartilha régia, mas um guia em sua trajetória na elaboração de sua marca pessoal.

17 Marketing pessoal Planeje-se Conheça-se
Eu estou preparado? O que o “produto eu” tenho que os outros ainda não tem? Eu sei o que preciso aprender para aproveitar ao Maximo as minhas aptidões? Será que eu trabalho bem com as pessoas ou sou um solitário? Quais são os meus valores? Qual o meu objetivo? Qual é o meu lugar? Qual a minha contribuição? Nenhuma empresa vai se preocupar com a sua prosperidade. Isso é problema seu. Algumas empresas pagam cursos fora para seus funcionários. Uma ou outra acaba propiciando alguma coisa que, por coincidência, batem com o seu caminho. mas., se você não tem caminho, certas coincidências não servem. Não deixe a empresa se apropriar do seu crescer e de seu prosperar. Cabe a você gerenciá-los. Quais os fatores que potencializam o seu futuro? “Nem pensei nisso! Agora estou fazendo um curso de inglês.” Curso de inglês porque está todo o mundo fazendo isso? Isso não agrega valor. E daqui a pouco começa a reclamar da qualidade de vida – coisa que não faz nenhum sentido. Em geral as pessoas que reclamam da qualidade de vida estão reclamando é da qualidade do ócio. O camarada fica o dia inteiro se arrebentando, não tem perspectivas e culpa a empresa. E aí vai procurar ócio para ter prazer. Em vez de pensar na quantidade de ócio, que tal pensar em qualidade de vida futura? Prepare uma lista de coisas que você faz e atribua a cada item um percentual de tempo a ele dedicado. Têm de constar na lista: trabalhar, marquetar, financeirar, estudar, cuidar do network, investir, divertir-se, etc. Note que esses itens correspondem aos departamentos de qualquer empresa: produção, marketing, finanças, engenharia, manutenção etc. tendo em mente o que busca e quanto quer valer dentro de três anos, você define: Vou destinar 60% do meu tempo para o trabalho, 15% para o estudo

18 Marketing pessoal Plano de Marketing Temos de aprender onde nos situar e saber quais as nossas aptidões para extrair o máximo beneficio disso. Devemos saber onde estão os nossos defeitos, quais as aptidões que não temos, onde estamos, quais são os nossos valores. Se podemos fazer um plano de marketing detalhado para um produto, não há motivos para não existir um plano de marketing pessoal mais detalhado ainda. E ele começa com algumas perguntas básicas do marketing Temos de aprender onde nos situar e saber quais as nossas aptidões para extrair o máximo beneficio disso. Devemos saber onde estão os nossos defeitos, quais as aptidões que não temos, onde estamos, quais são os nossos valores. Temos de aprender a assumir a responsabilidade de administrar a nós próprios. E ninguém pode nos ensinar isso – nenhuma escola, nenhuma universidade Quando fazemos nossa listinha de atividades, não somos capazes de abrir mão do ócio atual em favor do futuro melhor. Acontece que nenhum esforço de busca de realização profissional apresenta resultados antes dos cinco ou sete anos. Só depois desse tempo é que da pra sentir que a gente não é mais aquilo que era. E tem mais: durante o período de esforço continuado você vai precisar rever várias vezes todos os itens da lista. Isso inclui negociação com a família, a continuidade. Você tem de aproveitar os espaços para se desenvolver, mesmo que seja numa sociedade amigos do bairro. Precisa tirar proveito de situações, caso contrário, você vai para a universidade valendo pouco e volt valendo menos um.

19 Marketing pessoal Estude Formação
Quanto você investiu do próprio bolso, este ano, na sua formação? Quantos convites recebeu para realizar outros trabalhos? Fez alguma palestra, deu aula? Participou de algum grupo interempresas? Participou de congressos? Quando a gente planeja o que quer olhando para trás e para hoje, percebe que vai ter de fazer alguns ajustes. Se não fizer você compromete o que quer ser lá na frente. Prepare-se, portanto, para ter respostas claras e rápidas para pelo menos estas perguntas: Quanto você investiu do próprio bolso, este ano, na sua formação? Quantos convites recebeu para realizar outros trabalhos? Fez alguma palestra, deu aula? Participou de algum grupo interempresas? Participou de congressos? Quantas pessoas de seu network estão envolvidas em operações internacionais? Pense no seguinte: a empresa precisa de pessoas. Antigamente, pegava pessoas do tipo passivo e investia nelas. Hoje ou ela busca pessoas nas quais outras empresas já investiram ou busca pessoas que investem em si mesmas. Se você não estiver investindo em si vai ficar fora do mercado. Quantas pessoas você reconhece que realmente fizeram a diferença se auto-empreendendo? Poucas! E quantas coisas esses empreendedores implementaram? Em geral foram duas ou três. Para ter uma imagem empreendedora não é preciso estar tendo idéias a cada cinco minutos. Os empreendedores realizam “apenas” dois a três empreendimentos por ano. E fazem um monte de outras coisas que você não percebe: Eles ajudam e patrocinam pessoas Eles aconselham pessoas

20 Marketing pessoal Sobrevivência Crescimento Prosperar
Atitude empreendedora Foco Sobrevivência Crescimento Prosperar Para crescer precisamos investir Investir em que? As empresas se concentram em três focos básicos: 1º - Sobrevivência. Quando uma empresa quer sobreviver, foca sua atuação principal no caixa. Mas se ficar pensando só no caixa, ela não pensa para frente e, portanto, morre. 2º - Crescimento. A empresa precisa pensar em crescer e, quando ela esta focada em crescer não olha para o caixa. Ela precisa investir. 3º - Prosperar. Além de sobreviver e crescer, a empresa precisa prosperar. Prosperar significa criar condições de imagem, de credibilidade e de tecnologia a ponto de ser referida como padrão. Para prosperar, a empresa precisa ter uma estratégia. Onde é que nós e a carreira entramos? No mesmo raciocínio. Nós delegamos a nossa administração à empresa. Entramos lá e dizemos “Empresa fazei deste corpo um diretor!” Ocorre que não é com essa facilidade que as coisas vão acontecer. Em nossa vida, temos os mesmos focos que as empresas. Precisamos sobreviver e pensar em crescer. Para crescer precisamos investir, certo? Mas investir em que? Em você. Fazendo bons cursos, por exemplo. Além de investir na formação, você precisa investir em seus estudos. Estou falando de estudar sem que a escola tenha mandado

21 Marketing pessoal Amigos Relacionamento/Network
É uma espécie de parceria onde as pessoas que fazem parte deste círculo de contatos trocam informações, influência e aprendizado profissional, e se ajudam mutuamente em ocasiões como: indicação para um novo emprego ou realização de um negócio. A rede de contatos ou networking é uma espécie de parceria onde as pessoas que fazem parte deste círculo de contatos trocam informações, influência e aprendizado profissional, e se ajudam mutuamente em ocasiões como: indicação para um novo emprego ou realização de um negócio. Construir uma rede de relacionamentos é tão importante que já estão surgindo no mercado as agências de networking. Elas fazem agendamento de happy hour para executivos que querem ampliar sua rede de contatos. Se você está começando uma carreira ou uma nova etapa, demonstre toda a sua disposição para aprender com todas as pessoas e situações. Deixe sempre bem claro o quanto é importante para você aprender com as pessoas e com a empresa. Construa vários networks. Dedique-se a formar diferentes redes de relacionamentos dentro e fora da empresa. Através dos relacionamentos conhecemos e somos conhecidos, reconhecemos e somos reconhecidos e, principalmente, compartilhamos interesses comuns. Identifique quais são as áreas de interesse que aproximam você de outras pessoas: música, literatura, cinema, hobbies, esportes, competência técnica, etc. Aproxime-se das pessoas, construa relacionamentos de longo prazo. E a segunda coisa tão importante quanto: Faça network, converse com as pessoas, mande noticias, peça noticia, ofereça ajuda, peça conselhos, tenha colega no mercado, e mantenha contato sempre, pois o pior erro é só entrar em contato quando precisa pedir algo. Isso é péssimo !!!

22 Marketing pessoal Sucesso Tom Peters “É simples. Você é responsável. Não existe um caminho único que leva ao sucesso. E não existe uma maneira certa. Só há uma certeza - comece hoje. Não espere. Faça melhorar!”

23 fernandodejesuscosta@hotmail.com 88524724 / 81134934
Fernando Costa /


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