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TEMA: O MÉTODO E AS TÉCNICAS DE PESQUISAS

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Apresentação em tema: "TEMA: O MÉTODO E AS TÉCNICAS DE PESQUISAS"— Transcrição da apresentação:

1 TEMA: O MÉTODO E AS TÉCNICAS DE PESQUISAS
FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TEMA: O MÉTODO E AS TÉCNICAS DE PESQUISAS Conceito de Método Metodologia é a ciência que estuda os métodos utilizados no processo de conhecimento. É, portanto, “[...] uma disciplina que se relaciona com a epistemologia e consiste em estudar e avaliar os vários métodos disponíveis, identificando suas limitações ou não no âmbito das implicações de suas aplicações.” (COSTA, 2001, p. 1) Conceito de Técnica É o modo de fazer de forma mais hábil, mais segura, mais perfeita algum tipo de atividade, arte ou ofício. Reunião do Colegiado dos Cursos

2 FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Métodos de Abordagem DEDUTIVO - do geral para o particular. INDUTIVO – do particular para o geral. HIPOTÉTICO-DEDUTIVO – racionalização à experimentação DIALÉTICO – tese > antítese > síntese. Reunião do Colegiado dos Cursos

3 Métodos de Abordagem - Dedutivo
FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Métodos de Abordagem - Dedutivo Ele parte de uma generalização para uma particularidade. A validade da conclusão está condicionada à validade das premissas – não há meio termo => qualquer erro nas premissas invalida a conclusão. A conclusão não acrescenta novidade. O que ela diz já constava implícito nas premissas, ela apenas explicita. Reunião do Colegiado dos Cursos

4 Métodos de Abordagem - Dedutivo
FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Métodos de Abordagem - Dedutivo Exemplo: Toda pessoa que nasce no Brasil é livre e igual perante a lei; Marcos e Mateus nasceram no Brasil; Logo, Marcos e Mateus são livres e iguais... A prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão... Pedro tratou com racismo seu vizinho de prédio; Pedro cometeu crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão... Reunião do Colegiado dos Cursos

5 Métodos de Abordagem – Indutivo Funcionamento do Método
FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Métodos de Abordagem – Indutivo Funcionamento do Método Indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade gral ou universal, não contida nas partes examinadas. Portanto, o objetivo dos argumentos indutivos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que as premissas nas quais se basearam. Reunião do Colegiado dos Cursos

6 Métodos de Abordagem - Indutivo
FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Métodos de Abordagem - Indutivo “Processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Portanto, o objetivo dos argumentos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam” (MARCONI e LAKATOS, p. 53). Reunião do Colegiado dos Cursos

7 Métodos de Abordagem - Indutivo
FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Métodos de Abordagem - Indutivo A veracidade e a validade das premissas não levam a uma conclusão INVARIAVELMENTE verdadeira (como no método dedutivo) , mas a conclusões PROVAVELMENTE verdadeiras. As premissas atribuem verossimilhança à conclusão. Reunião do Colegiado dos Cursos

8 Métodos de Abordagem – Indutivo Funcionamento do Método
FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Métodos de Abordagem – Indutivo Funcionamento do Método Das premissas que contém informações sobre fatos observados, passa-se a informações de fatos não observados. Vai-se da percepção dos indícios a uma realidade por eles apontada. Do especial ao geral; dos indivíduos às espécies; dos fatos às leis; das leis especiais às leis gerais. Reunião do Colegiado dos Cursos

9 Métodos de Abordagem – Indutivo
FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Métodos de Abordagem – Indutivo Exemplos: O advogado X é honesto, eficaz e ágil; O advogado Y é honesto, eficaz e ágil; ... O advogado n é honesto, eficaz e ágil; Logo... Os advogados são honestos, eficazes e ágeis. Reunião do Colegiado dos Cursos

10 Métodos de Abordagem – Indutivo
FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Métodos de Abordagem – Indutivo Exemplos: Houve investimento social nos bairros X, Y e Z e verificou-se, que após tais investimentos, o índice de ocorrências policiais ligadas a furtos diminuiu abruptamente. Conclui-se que: investimento social nos bairros com características semelhantes aos bairros citados levará a queda... . Reunião do Colegiado dos Cursos

11 Método Hipotético-Dedutivo
FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Método Hipotético-Dedutivo Busca unir os dois anteriores, acrescentando a racionalização do método dedutivo à experimentação do método indutivo. Foi desenvolvida do Karl R. Popper e consiste na eleição de hipóteses (proposições hipotéticas), as quais possuem uma certa viabilidade para responder um determinado problema de natureza científica. (BONAT, 2008, p. 25) Reunião do Colegiado dos Cursos

12 FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Exemplo Na área jurídica, esse fato é verificável empiricamente, pois as decisões são alteradas cotidianamente. Como o Direito é linguagem e depende da interpretação dos seus operadores, será variável. Uma teoria (hipótese, no nosso caso) será vista como adequada, para não utilizar o trermo verdadeira, até que seja falseada e não consiga se manter; será, portanto, refutada. (BONAT, 2008, p. 26) Reunião do Colegiado dos Cursos

13 Métodos de Abordagem – Dialético
FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Métodos de Abordagem – Dialético Trabalha com as contradições. Parte do pressuposto que os opostos não se encontram separados um do outro. O que há é a totalidade do real. Supera a máxima lógica do tudo ou nada. Princípios: a)Unidade e luta dos contrários – os aspectos contraditórios formam uma indissolúvel unidade. Reunião do Colegiado dos Cursos

14 Métodos de Abordagem – Dialético
FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Métodos de Abordagem – Dialético Princípios: b)Transformação das mudanças quantitativas em qualitativas – qualidade e quantidade fazem parte do mesmo fenômeno – as mudanças quantitativas geram as mudanças qualitativas. c)Negação da negação – processo espiral, superação. Reunião do Colegiado dos Cursos

15 Métodos de Abordagem – Dialético
FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Métodos de Abordagem – Dialético Exemplos: Análise sobre a eficácia de uma norma ou de uma Instituição jurídica. Um mesmo criminoso pode apresentar comportamento nocivo e dócil. Uma possibilidade não exclui a outra. Reunião do Colegiado dos Cursos

16 FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TÉCNICAS DE PESQUISA Coleta de dados. De que forma os dados, as informações que serão processadas para a realização do trabalho serão coletadas. Como vai ser feita a coleta? Quando? Onde? Por quem? Reunião do Colegiado dos Cursos

17 FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TÉCNICAS DE PESQUISA Documentação Indireta Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental Reunião do Colegiado dos Cursos

18 FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TÉCNICAS DE PESQUISA Documentação Direta Intensiva Observação propriamente dita Entrevista Extensiva Pesquisa de campo Reunião do Colegiado dos Cursos

19 FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Artigo Científico 1 - Titulo 2 - Resumo 3 - Introdução 4 - Desenvolvimento: -Fundamentação Teórica -Metodologia 5 - Resultados 6 - Análise e Discussões 7 - Conclusão 8 - Referências Bibliográficas Reunião do Colegiado dos Cursos

20 FESP/ICSP - BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
“Quem plagia intencionalmente rouba mais que simples palavras. Não identificando a fonte, rouba parte da pequena recompensa que a comunidade científica tem a oferecer, o respeito que um pesquisador passa a vida inteira tentando conseguir.” (BOOTH et al., 2000). “Citar a fonte de pesquisa é acima de tudo respeito por quem estudou, para deixar uma contribuição importante para quem está precisando estudar.” (BUENO, 2004). Reunião do Colegiado dos Cursos

21 Salvador (1977, p. 24) apresenta cinco razões para escrever artigos científicos. São elas:
a) Expor aspectos novos por nós descobertos, mediante o estudo e a pesquisa, a respeito de uma questão, ou de aspectos que julgamos terem sido tratados apenas superficialmente, ou soluções novas para questões conhecidas; b) expor de uma maneira nova uma questão já antiga; c) anunciar resultados de uma pesquisa, que será exposta futuramente em livro; d) desenvolver aspectos secundários de uma questão que não tiveram o devido tratamento em livro que foi editado ou que será editado; e) abordar assuntos controvertidos para os quais não houve tempo de preparar um livro.

22 Artigo científico pode ser entendido como um trabalho completo em si mesmo, mas possui dimensão reduzida Köche (1997, p. 149) afirma que “o artigo é apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados de investigações ou estudos realizados a respeito de uma questão.”


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