A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO
ACTUALIZAÇÃO EM ESTERILIZAÇÃO PROCEDIMENTOS GERAIS Cláudia Correia Olga Fernandes 29 de Janeiro de 2008

2 CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO
ACTUALIZAÇÃO EM ESTERILIZAÇÃO PROCEDIMENTOS GERAIS Cláudia Correia Olga Fernandes 29 de Janeiro de 2008

3 ACTUALIZAÇÃO EM ESTERILIZAÇÃO – Procedimentos Gerais
OBJECTIVO Partilhar conhecimentos adquiridos no VI Curso de Esterilização realizado em Coimbra de 26 a 30 de Novembro de 2007 Objectivo: Partilhar conhecimentos adquiridos no curso de esterilização.

4 ESTERILIZAÇÃO: OBJECTIVOS
ACTUALIZAÇÃO EM ESTERILIZAÇÃO – Procedimentos Gerais ESTERILIZAÇÃO: OBJECTIVOS Garantir que os princípios e as técnicas de esterilização são asseguradas pelos colaboradores da CE; Identificar possíveis não conformidades em cada uma das etapas do processo; Conhecer o funcionamento do equipamento de lavagem e esterilização; Promover medidas de protecção e segurança individuais e dos DM. Esterilização - Objectivos: Garantir que os D.M. Do S.E. saem com rigor e qualidade sendo todos os procedimentos da nossa responsabilidade. Identificar os D.M. Se estão a faltar ou não, de acordo com as folhas de registo. (Danificados). Saber o funcionamento dos equipamentos de lavagem ( maquinas, esterilizadores, ultras sons) Medidas de protecção EPI e a sua segurança.

5 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
ACTUALIZAÇÃO EM ESTERILIZAÇÃO – Procedimentos Gerais CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Conceitos Equipamentos Globalização Microbiologia Evolução Precauções Básicas Ambiente da CE Tipos de DM Pontos críticos de cada Sector Lavagem das mãos EPIs Higienização Tratamento dos DMs e resíduos Prevenção de acidentes Temperatura Pressão Crítico Semi-crítico Não crítico Evolução: Conceitos - Antigamente os circuitos eram incorrectos, não havia a separação das áreas dos limpos, os equipamentos de lavagem eram insuficientes; omitia os espaços fundamentais, escolhiam os profissionais com idades maiores de 45 anos, perto da reforma, com problemas de saúde, com falta de formação especifica. Actualmente e preciso o contrário. Equipamentos - Conhecer bem o funcionamento dos equipamentos de lavagem e esterilização. Globalização - Conhecer as normas europeias em que deve-mos cumpri-las para que se façam boas praticas. Microbiologia - Ciência que estuda os micróbios, existem os patogénicos e os benéficos. A importância da lavagem das mãos. Precauções Básicas: Lavagem das mãos Equipamentos de protecção Individual ( EPI) Higienização do ambiente ( Limpeza do serviço, descontaminação do material). Todos os materiais críticos e semi- criticos devem ser lavados no S.E. Material não critico devem ser tratados nos próprios serviços. Ambiente da CE: Deve variar entre os 18/22ºC Tipos de material ( D.M.): Material Critico - são utilizados nas cirurgias. Semi- critico – (copos O2), kits. Não critico - (bacias, mesinhas de cabeceira, camas) Todos os D.M. utilizados nos doentes devem ser considerados contaminados, independente de se conhecer a doença ou não.

6 TRANSPORTE – pontos críticos
ACTUALIZAÇÃO EM ESTERILIZAÇÃO – Procedimentos Gerais TRANSPORTE – pontos críticos Higienização Acondicionamento dos DMs Registos Pontos críticos de cada sector: Transporte - Higienização diária e semanal dos carros. (lavar com água quente e detergente, secar e passar com um toalhete com álcool a 70º. Acondicionamento dos D.M.- O material deve ser transportado e acondicionado de maneira a garantir a sua segurança e esterilização. Não empilhar artigos uns em cima dos outros, não transportar materiais em mão e o carro deve ir sempre fechado. Registos - A deslocação do funcionário ao BO é registado num impresso próprio, com a seguinte designação: -Horas; -Carro contaminado; -Levar carro; - Carro esterilizado. È da responsabilidade de ambas as partes levar e trazer as folhas de registos dos materiais.

7 RECEPÇÃO DE DME e DMC – pontos críticos
ACTUALIZAÇÃO EM ESTERILIZAÇÃO – Procedimentos Gerais RECEPÇÃO DE DME e DMC – pontos críticos Verificação dos D.M. ‘s recebidos Avaliação da necessidade do tipo de manipulação dos D.M.’s - EPI Recepção dos D.M.E e D.M.C. -Pontos críticos: Avaliar as necessidade do tipo de manipulação dos D.M’s e EPI- Ter cuidado com a abertura dos contentores. Escolher o processo de lavagem ( maquina, manual), no caso de ser manual devemos usar para além da bata, avental, luvas, a mascara e os óculos para o caso de haver salpicos. Verificação dos D.M.’s recebidos - Devemos sempre verificar se os D.M. que recebemos estão de acordo com o que vem descrito nos livros.

8 INSPECÇÃO – pontos críticos
ACTUALIZAÇÃO EM ESTERILIZAÇÃO – Procedimentos Gerais INSPECÇÃO – pontos críticos Registos Condições do ambiente - iluminação - higienização - estado dos D.M.’s Inspecção - Pontos críticos: Condições de ambiente - ter uma boa iluminação, ver se os D.M´s estão bem lavados e limpos, se funcionam bem e se existe alguns sinais de desgaste. Registos - Temos uma folha de registo de não conformidade, em que consiste a designação dos D.M., motivo de rejeição (sujo ou danificado). Comunicação - informar os S.U.( serviços utilizadores) da não conformidade. Comunicação

9 PREPARAÇÃO E EMBALAGEM – pontos críticos
ACTUALIZAÇÃO EM ESTERILIZAÇÃO – Procedimentos Gerais PREPARAÇÃO E EMBALAGEM – pontos críticos Caixas Manga - corte e selagem - data - validação Rastreabilidade Preparação e Embalagem - Pontos críticos: Manga, Corte e Selagem - A manga deve ser cortada de acordo com o D.M., ter pelo menos 3 cm para cada lado, de modo a permitir uma abertura rápida e fácil, na selagem, a manga deve ter a data de empacotamento e a sua validação. Caixas - Devem ser fechadas com papel ( TNT, crepado) e não com pano verde porque não serve de barreira (não e material médico). Rastreabilidade - Consiste em que o D.M. esteja identificado com a data, validade, operador, nº do esterilizador e o nº do ciclo, para o caso de haver uma infecção e saber as causas. Registo - Registos

10 ESTERILIZAÇÃO – pontos críticos
ACTUALIZAÇÃO EM ESTERILIZAÇÃO – Procedimentos Gerais ESTERILIZAÇÃO – pontos críticos Carregamento dos esterilizadores Processo de controlo (testes) Registos Esterilização - Ponto critico: Carregamento dos esterilizadores - Não carregar demasiado, de preferência utilizar os cestos (menos manuseamento possível). Processo de Controlo - testes químicos e os biológicos. Químicos (Bowie Dick), indica uma penetração rápida e uniforme do vapor de agua na embalagem. Deve ser feito diariamente obrigatoriamente sem carga. Biológicos, deve ser feito com carga, dentro de uma manga e coloca-lo no centro e a meio da carga. Após a esterilização devemos partir a meio e pô-la a incubar. Registo - Registar o resultado dos testes. Rentabilização do plasma - menor tempo de ciclo, prolonga o tempo de vida dos instrumentos e os custos de despesas são menores que os dos esterilizadores a vapor. Rentabilização do Plasma – custos, desgaste e tempo

11 ARMAZÉM DE ESTÉREIS – pontos críticos
ACTUALIZAÇÃO EM ESTERILIZAÇÃO – Procedimentos Gerais ARMAZÉM DE ESTÉREIS – pontos críticos Condições do ambiente - iluminação, temperatura - higienização - acondicionamento dos DM esterilizados / limpos - EPIs Registos Registos Armazém de estéreis - Pontos críticos: Condições de ambiente - Boa iluminação, temperatura deve ser 18/22ºC. As superfícies e as prateleiras devem estar limpas, acondicionamento dos D.M. esterilizados não devem estar juntos com os limpos, devem estar separados. Devemos saber as boas práticas de manuseamento, sempre que se muda ou retira-se um artigo de stock. EPI’s - Devemos entrar no armazém de estéreis sempre com bata, toca e botas. Registos - registamos o material todo que sai do S.E..

12 Queremos trabalhar com RIGOR e QUALIDADE garantindo a segurança
ACTUALIZAÇÃO EM ESTERILIZAÇÃO – Procedimentos Gerais CONCLUSÃO Queremos trabalhar com RIGOR e QUALIDADE garantindo a segurança dos cidadãos !!! Conclusão: Queremos trabalhar com rigor e qualidade garantindo a segurança dos cidadãos.


Carregar ppt "CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google