A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTEÚDO 02: ANATOMIA E FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO HUMANA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTEÚDO 02: ANATOMIA E FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO HUMANA"— Transcrição da apresentação:

1 CONTEÚDO 02: ANATOMIA E FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO HUMANA
ENFª FABRICIA SERAPIÃO

2 APARELHO REPRODUTOR FEMININO
GENITÁLIA EXTERNA OU VULVA ou PUDENDO FEMININO MONTE DE VÊNUS GRANDES LÁBIOS PEQUENOS LÁBIOS CLITÓRIS VESTÍBULO GLÂNDULAS DE BARTHOLIN OU VULVOVAGINITES PERÍNEO.

3 GENITÁLIA EXTERNA OU VULVA
Monte de Venus- Constituído de tecido adiposo e fica recoberto por pêlos(na puberdade), o monte de Vênus está situado em cima da sínfise púbica. Grandes lábios- São duas pregas de tecido adiposo e conjuntivo, vasos sanguíneos e nervos, que vão desde o monte de Vênus, até o limite da vulva. Nos grandes lábios, existem pêlos e glândulas sebáceas que servem de proteção para a parte interna da vulva.

4 GENITÁLIA EXTERNA OU VULVA
Pequenos lábios- são pequenas pregas(folhetos cutâneos) que estão entre os grandes lábios e o vestíbulo. Sua função é proteger os meatos urinário e vaginal e o vestíbulo. Clitóris- Corpúsculo pequeno, cilíndrico que quando estimulado pode ficar ereto, é formado por tecido esponjoso, nervos e vasos sanguineos.

5 GENITÁLIA EXTERNA OU VULVA
Vestíbulo- É o espaço entre o clitóris e os pequenos lábios, ou seja é a área triangular que fica visível quando afastamos os grandes e pequenos lábios. Nele estão situados os orifícios da uretra e do canal vaginal. Meatos urinário e Vaginal- o meato urinário fica situado na porção anterior do vestíbulo já o meato ou óstio vaginal (orifício do canal do parto) fica na porção inferior do vestibulo.

6 GENITÁLIA EXTERNA OU VULVA
Hímen- membrana de tecido conjuntivo que recobre parcialmente o óstio vaginal, tem forma e tamanho variável. Esta membrana poderá ser totalmente ou parcialmente rompida frente ao inicio da atividade sexual. Glândulas de Bartholin- Estão localizadas bilateralmente na área vulvovaginal profundamente na vulva, tem função de produzir secreção o qual permite a lubrificação da mucosa vaginal.

7 Cisto na glândula de Bartholin
Cistos e abcessos são as causas mais comuns de queixas relacionadas a essas glândulas. As obstruções não inflamatórias são de origem traumática, secundárias a traumatismos do períneo, lacerações obstétricas (durante o parto) ou à episiotomia (corte que, algumas vezes, se realiza no períneo para facilitar a saída do feto).

8 Cisto na glândula de Bartholin

9

10 Ductos Parauretrais de Skene
Próstata feminina ou as glândulas de Skene ou glândulas parauretrais são glândulas mucosas, de calibre pequeno, SITUADO DENTRO DA PAREDE DA URTRA – se abrem exatamente de cada lado do meato uretral – responsável pela ejaculação feminina.   Ela tem as funções: exócrina – produção do fluído prostático feminino, e neuroendócrina - produção de serotonina (responsável pela sensação de prazer e bem estar).

11 O líquido ejaculado é produzido pela próstata feminina a partir da adolescência, cerca de 30 a 50 ml, e quando a mulher está excitada sexualmente, a próstata de dilata e produz mais líquidos e mais rapidamente, podendo variar de 15 a 200 ml expelido em jato, ou até mais de 400 ml.  Contém no líquido, além do fluído prostático e serotonina, substâncias como a uréia e a creatinina, porém em quantidade irrisória. O odor e a coloração também variam de acordo com a produção e estimulação, podendo ser mais concentrado, tendo um odor acre e mais viscoso, ou ser claro e sem cheiro, e isso varia de uma ejaculação para a outra numa mesma mulher também.

12

13 Estudo Cientifico No ano de 2000 que foi comprovado pelo médico MIlan Zaviacic que as mulheres têm próstata, ao descobrir que esta produz a enzima Antígeno Prostático Específico ou PSA (sigla em inglês), mesma enzima produzida pela próstata masculina. Zaviacic também comprovou que a próstata feminina normal de uma mulher adulta é amadurecida pelos estrogênios – hormônio feminino – e o mesmo ocorre com a próstata masculina, sendo que está sofre influência de androgênios – hormônio masculino.

14 GENITÁLIA EXTERNA OU VULVA
Períneo- É a área (região) situada entre o óstio da vagina e o ânus. A importância do períneo na obstetrícia está na capacidade de distensão, devido a sua elasticidade e resistência. É uma área que requer um manejo cuidadoso para diminuir a possibilidade de laceração durante o parto. Às vezes é necessário cortá-lo (episiotomia) para facilitar o nascimento.

15 GENITÁLIA FEMININA

16 Compreende os órgãos reprodutores femininos:
Genitália Interna Compreende os órgãos reprodutores femininos: Vagina Útero Tubas uterinas Ovários

17 Vagina A vagina é um canal músculo-membranoso ricamente vascularizado, mede de 8 á 10cm, possui grande poder de elasticidade. Tem a função de receber os espermatozóides no momento da relação sexual e também de servir de passagem para a criança na hora do parto.

18 Útero Situado ao fundo da vagina, está o útero, um órgão que tem a capacidade de contractilidade e elasticidade. Tem a função de receber o óvulo fecundado que irá se fixar (nidação)na parede do endométrio e desenvolver. Está dividido em 3 partes: fundo, corpo e colo ou cérvix. A parede uterina é composta por três camadas: camada externa ou paramétrio; camada muscular ou miométrio; e a camada interna ou endométrio na qual ocorrem transformações cíclicas, intimamente ligadas às ações hormonais ovarianas

19

20 Tubas Uterinas- Situado no fundo do útero, uma em cada lados (direita e esquerdo), possuem forma de tubos com forma e movimentos que ligam os ovários ao útero. As tubas são dois canais musculomembranosos que esta dividida em três porções: proximal, ampola(onde ocorre a fecundação) e distal, e que transportam os óvulos para o útero, assim, como o óvulo fecundado, promove a própria fecundação. Elas têm aproximadamente 11 ou 12 cm de comprimento e suas extremidades externas se curvam sobre os ovários de um modo arciforme, são revestidas por cílios, que com movimentos ritmados, empurram o óvulo fecundado (ovo) até o útero. Pode ocorrer a nidação do ovo no interior das trompas, fenômeno conhecido como gravidez tubária. Todas as gestações anormais são conhecidas como ectópicas ou extrauterinas.

21

22 Ovários- Os ovários são as glândulas genitais da mulher.
Estão localizados um em cada lado da pelve, precisamente nas fossas ilíacas, logo abaixo das trompas. Medem em torno de 3,5 x 2,0 x 1,5cm, podendo variar em algumas mulheres. Produzem os óvulos (células reprodutoras femininas) e hormônios sexuais femininos (estrogênio e progesterona).

23 GENITÁLIA INTERNA

24 CICLO MENSTRUAL MENTRUAÇÃO-SANGRAMENTO FISIOLÓGICO QUE OCORRE EM VIRTUDE DA DESCAMAÇÃO DO ENDOMÉTRIO. DURA DE 28 Á 30 DIAS OU SEJA INICIA NO 1º DIA MENSTRUAÇÃO E TERMINA NO 1º DIA DA MENTRUAÇÃO SEGUINTE. Tanto a idade de inicio da menstruação (menarca) quanto do término (menopausa), varia de mulher pra mulher.

25 CICLO MENSTRUAL 2 HORMÔNIOS LIBERADOS PELA HIPÓFISE :
OCORRE EM VIRTUDE DE 4 HORMÔNIOS: 2 HORMÔNIOS LIBERADOS PELA HIPÓFISE : FSH-HORM.FOLICULO ESTIMULANTE E LH-HORM LUTEINIZANTE 2 HORMÔNIOS OVARIANOS: ESTROGÊNIO E PROGESTERONA

26 HORMÔNIOS OVARIANOS Função
ESTROGÊNIO-RESPONSAVEL PELO DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇAO DAS CARACTERÍSTICAS FEMININAS PROGESTERONA- PREPARA O ÚTERO PARA NIDAÇÃO E MANUTENÇAO DA GESTAÇÃO E ESTIMULA A TRANSFORMAÇÃO DAS MAMAS PARA A AMAMENTAÇÃO.

27 HORMÔNIOS HIPÓFISE Função
FSH- HORMÔNIO FOLICULO ESTIMULANTE- PROMOVE CRESCIMENTO DO FOLICULO OVARIANO. LH- HORMÔNIO LUTEINIZANTE- QUE ESTIMULA A OVULAÇÃO.

28 FASES DO CICLO MENSTRUAL
MENSTRUAL- QDO OCORRE O SANGRAMENTO, DESCAMAÇÃO.(diminuição dede estrogênio e progesterona) PROLIFERATIVA-CÉLULAS IRÃO RECONSTITUIR O ENDOMÉTRIO E PREPARA-LO PARA A FECUNDAÇÃO OU NÃO. (Estrogênio) SECRETORA-VAI DA OVULAÇÃO(PERÍODO FÉRTIL) ATÉ O 1º DIA DA MENSTRUAÇÃO.CASO NÃO HAJA FECUNDAÇÃO INICIA-SE O CICLO. (Aumento de estrogênio e progesterona)

29

30 Dismenorréia e TPM Muitas mulheres sofrem com sintomas doloridos e desagradáveis durante o período menstrual, como por exemplo, a dismenorréia (mestruação dolorosa ou cólica menstrual) e a TPM (tensão pré-menstrual). A dismenorréia ocorre pela contração uterina que resulta de espasmos, como tto são utilizados contraceptivos, dentre outros recursos.

31 Dismenorréia e TPM A TPM é um outro sintoma menstrual que também causa sofrimento em grande parte das mulheres. Seus sintomas mais conhecidos são algumas alterações comportamentais como aumento da irritabilidade, ansiedade, tensão, fadiga, depressão, excitação, tristeza, alteração do apetite, etc. Além dos sintomas comportamentais, a TPM também pode causar sintomas físicos como retenção de líquido, dores musculares, dores de cabeça, maior sensibilidade mamária, etc.

32 Menopausa Denomina-se menopausa a não ocorrência da menstruação por um período igual ou superior á 12 meses. Sendo assim, o período que antecede a menopausa chama-se climatério. Nesta fase a mulher apresenta irregularidades no ciclo menstrual, ondas de calor, ressecamento vaginal, diminuição da libido, irritabilidade, insônia, aumento de peso, todos esses sintomas são provocados pela diminuição na produção dos hormônios e variam de mulher para mulher.

33 Menopausa Após a ausência da menstruação por 1 ano fica confirmado a menopausa e o fim da fertilidade. Existe também a chamada MENOPAUSA INDUZIDA, que ocorre quando os ovários são cirurgicamente removidos, o qual irão ocasionar os mesmos sintomas da menopausa natural.

34 Dismenorréia TPM E MENOPAUSA
TENSÃO PRÉ MENSTRUAL MENOPAUSA- 1 ANO SEM MENSTRUAÇÃO.

35 Fases do Ciclo Ovariano
Fase Folicular Esse período corresponde do 1º ao 14º dia do ciclo, onde o folículo desenvolve-se até a maturidade (óvulo), por influência dos hormônios FSH e LH. O óvulo maduro rompe-se e é expelido, dando inicio ao período de ovulação.

36 Fases do Ciclo Ovariano
Fase Lútea Após a ovulação, ocorre a cicatrização da parede do ovário e o pregueamento da parede do folículo. As células foliculares aumentam então de volume e secretam um pigmento amarelo, a luteína que lhes dá uma cor amarela, formando-se deste modo o Corpo Amarelo ou Corpo Lúteo.

37

38

39 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO
O sistema reprodutor masculino é formado por: Testículos ou gônadas Vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra. Pênis Escroto Glândulas anexas: próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais

40

41 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO
Testículos: são as gônadas masculinas. Responsáveis pela produção dos espermatozóides e os hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e outras caracteristicas do homem.

42 Testículos ou Gônadas Estimulam os folículos pilosos para que façam crescer a barba masculina e o pêlo pubiano; Estimulam o crescimento das glândulas sebáceas; Produzem o aumento de massa muscular nas crianças durante a puberdade, pelo aumento do tamanho das fibras musculares; Ampliam a laringe e tornam mais grave a voz; Fazem com que o desenvolvimento da massa óssea seja maior, protegendo contra a osteoporose.

43 Vias espermáticas: 03 Epidídimos: são dois tubos que partem dos testículos, onde ocorre a maturação dos espermatozóides, além disso, este ducto também armazena os espermatozóides e os conduzem ao ducto deferente através de movimentos peristálticos (contração muscular).

44 Vias espermáticas: Canais ou ductos deferentes: são dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais.  Têm a função de armazenar os espermatozóides e de transporta-los em direção à uretra, além disso, é responsável por reabsorver aqueles espermatozóides que não foram expelidos.

45 Vias espermáticas: A uretra é o canal destinado para a saída da urina, e também é considerado o canal condutor que, no aspecto da reprodução, possui a função de conduzir e expele o esperma durante o processo de ejaculação.

46 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO
PÊNIS- ÓRGÃO REPRODUTOR, ESPELE ESPERMATOZÓIDE E URINA.(apostila) ESCROTO OU BOLSA ESCROTAL TEM FUNÇÃO DE PROTEGER OS TESTÍCULOS E MANTE-LOS EM TEMPERATURA MENOR QUE A DO RESTO DO CORPO.

47

48 Glândulas anexas Próstata:  glândula localizada abaixo da bexiga urinária. Secreta substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e  ativa os espermatozóides.  Vesículas seminais:  são glândulas responsáveis por secretar um fluído que tem a função de neutralizar a acidez da uretra masculina e da vagina, para que, desta forma, os espermatozóides não sejam neutralizados.

49 Glândulas anexas Glândulas Bulbo Uretrais ou de Cowper: sua secreção transparente é lançada dentro da uretra para limpá-la e preparar a passagem dos espermatozóides. Também tem função na lubrificação do pênis durante o ato sexual.

50

51 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO
Glândulas secretoras de sêmen, liq.seminal e hormônios: Testículos ou gônodas;(produz espermatozóide e a testosterona) Vesículas seminais; secreta fluído que neutraliza a acidez da uretra masculina e da vagina, para que, os espermatozóides não sejam neutralizados. (sêmen) Próstata(produção de líquido que alcaliniza a vagina e ejeção/contração para ejaculação.

52 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO
Glândulas bulbouretrais ou glândulas de Cowper- secreta liquido pré –ejaculatório integra o liq. Seminal, lubrifica a vagina e estereliza a uretra durante o ato sexual, para que o esperma não seja contaminado.

53 ESPERMATOZÓIDE

54 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO

55 Ejaculação A primeira parte da ejaculação é a secreção das glândulas de Cowper, pouco abundante e rica em mucoproteínas. A segunda parte contém a secreção prostática (13% a 33% do volume total). A terceira parte é a secreção do ducto deferente, epidídimo e tubos seminais, nos quais viajam a maior parte dos espermatozóides. A quarta e última parte é a secreção das vesículas seminais (46% a 80% do volume), riquíssima em nutrientes para os espermatozóides.

56 REPRODUÇÃO HUMANA FECUNDAÇÃO-
É O ENCONTRO DO ÓVULO COM O ESPERMATOZÓIDE NA TUBA UTERINA. A CABEÇA DO ESPERMATOZÓIDE LIGA-SE Á SUPERFICIE DO ÓVULO, DESTA UNIÃO RESULTA O OVO, ZIGOTO OU BLASTÓCITO. QUE DURANTE SUA TRAJETÓRIA SOFRE DIVERSAS DIVISÕES.(MÓRULA) A FIXAÇÃO DO OVO DENOMINA-SE NIDAÇÃO.

57 FECUNDAÇÃO

58 NIDAÇÃO

59 REPRODUÇÃO HUMANA AGORA O OVO É DENOMINADO EMBRIÃO FORMADO INTERNAMENTE POR CEL.EMBRIONÁRIAS E EXTERNAMENTE POR CÉL.TROFOBLASTÍSCAS. APÓS A NIDAÇÃO O TROFOBLASTO É SENSÍVEL A AGENTES TETATOGÊNICOS(QUE PODEM CAUSAR EFEITOS AO EMBRIÃO).RADIAÇÃO, VÍRUS...

60 FASES EMBRIONÁRIA E FETAL

61 REPRODUÇÃO HUMANA FASE EMBRIONÁRIA- FECUNDAÇÃO ATÉ 60 DIAS (2 MESES) OU 8 SEMANAS. FASE FETAL- 8 SEMANA ATÉ 38 Á 40 SEMANAS.

62 REPRODUÇÃO HUMANA


Carregar ppt "CONTEÚDO 02: ANATOMIA E FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO HUMANA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google