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Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis

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Apresentação em tema: "Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis"— Transcrição da apresentação:

1 Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação 1 1

2 Marco na política pública
Surge como proposta da III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada em 2009, processo que mobilizou 11 mil escolas e 3,8 milhões de estudantes de todo o país. Ministério da Educação 2 2

3 Escolha do Tema A IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, que nesta edição tem como tema: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. É uma oportunidade para pensar ações locais, a partir da escola, com a visão global de desenvolvimento sustentável.

4 OBJETIVOS Contribuir para tornar as escolas participantes da IV Conferência espaços educadores sustentáveis. Fortalecer escola + comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental. Em âmbito nacional, elaborar um conjunto de propostas que possam contribuir com a formulação de políticas públicas em favor das escolas sustentáveis. Ministério da Educação 4 4

5 CARÁTER DA CONFERÊNCIA
Pretexto pedagógico para o fortalecimento da cidadania ambiental de escolas e comunidades. Duração do processo: 2011 – 2013. Momento para as escolas experimentarem a ambientalização do currículo, a gestão democrática e a remodelação do espaço físico. Ministério da Educação

6 Promove a saúde do ambiente e das pessoas;
A ESCOLA SUSTENTÁVEL... Promove a saúde do ambiente e das pessoas; Cultiva a diversidade biológica, social, cultural, etnicorracial, de gênero; Respeita os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes; É segura e permite acessibilidade e mobilidade para todos; Favorece o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades; Promove a educação integral (pensar-agir-sentir), estimulando a adoção de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes pautados no prazer de aprender e de cuidar de si e do ambiente. Ministério da Educação

7 Sentir - Pensar - Fazer Espaço Gestão Currículo
EIXOS DE ATUAÇÃO Escola como “incubadora” de mudanças na realidade social, articulando: Gestão Espaço Currículo ESCOLA Sentir - Pensar - Fazer Ministério da Educação 7 7

8 Gestão democrática Espaço Físico Currículo
Saberes e fazeres que fomentem estimulem culturas pró- sustentabilidade Gestão democrática Com-Vida, energia, água, consumo, saúde, alimentação, resíduos sólidos, justiça ambiental Espaço Físico Adequações de acordo com premissas da sustentabilidade socioambiental (edificações e área verde) Ministério da Educação 8 8

9 Mudanças ambientais globais
PRETEXTO PEDAGÓGICO Mudanças ambientais globais AR ÁGUA FOGO TERRA Escola + Comunidade Ministério da Educação

10 Coerência entre o que se diz e o que se faz
PRESSUPOSTOS Cuidado “Atitude cuidadosa, protetora e amorosa para com a realidade”(Boff,1999) Integridade Coerência entre o que se diz e o que se faz Diálogo Diálogo e respeito pela diversidade em todas as suas formas (olhares, saberes e fazeres) Ministério da Educação 10 10

11 O QUE SE ESPERA DA CONFERÊNCIA
Produção de pesquisas e diagnóstico local com base em conhecimentos científicos / saberes tradicionais e originários regionais. Parcerias estratégicas locais (por meio da criação/reativação das COM-VIDA). Projeto de intervenção para adequar os espaços e preparar edificações seguras e sustentáveis. Eleição de uma prioridade para começar já a transição para a sustentabilidade. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD MINISTÉRIO da EDUCAÇÃO Ministério da Educação

12 O que esperamos das Escolas:
Que as escolas do Tocantins realizem as Conferências nas Escolas – fase necessária para o êxito das demais etapas (Regional, Estadual e Nacional). A realização da IV CNIJMA é um dos critérios de seleção das escolas a serem beneficiadas pelo PDDE Escolas Sustentáveis é a participação nos processos da Conferência Infanto-juvenil, por isso é necessário que as escolas realizem suas respectivas conferencias para se habitarem ao processo seletivo do PDDE Escolas Sustentáveis/2014.

13 Passo a passo da Conferencia na Escola:
PRIMEIRO PASSO: QUE TAL CONSTRUIR UMA COM-VIDA NA SUA ESCOLA? SEGUNDO PASSO: Desenvolver estudo da temática e elaborar projetos de ação para tornar a sua escola mais sustentável. (Subtemas Terra, fogo, Água e Ar). TERCEIRO PASSO: Realizar a Conferência da Escola! (PRAZO: até 31 de AGOSTO). Na conferência da escola, deverá ser escolhido 01 (um) projeto de ação, 01 um(a) delegado(a) e 01 um(a) suplente de 11 a 14 anos do 6º ao 9º ano para representar a escola na etapa posterior. QUARTO PASSO: Depois de realizar sua Conferência, a Escola deverá fazer o REGISTRO DA CONFERÊNCIA DA ESCOLA no site do MEC! (PRAZO: até 07 de SETEMBRO).

14 Uma geração aprende com a outra
PRINCÍPIOS DA CONFERÊNCIA Jovem educa jovem Jovem escolhe jovem Uma geração aprende com a outra Ministério da Educação

15 MOMENTOS DO PROCESSO Conferências nas Escolas – até 31/08/2013
Cadastro nas Escolas – até 07/09/2013 Conferências Municipais e Regionais – até 06/outubro/2013 Conferência Estadual – até 06/outubro/2013 Conferência Nacional – 25 a 29 de novembro de 2013 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD MINISTÉRIO da EDUCAÇÃO Ministério da Educação

16 CONFERÊNCIA NA ESCOLA Etapa obrigatória
Envolve toda a comunidade escolar de todos os turnos: estudantes (11-14 anos), professores, gestores, membros da comunidade. Gerar conhecimento (diagnóstico da escola); Promover mobilização (criação de Com-Vida e planejamento participativo); Propor ações de transformação do ambiente escolar e divulgá-las por meio de produtos de educomunicação. A melhor proposta será encaminhada para a Conferência Regional ou Estadual. Eleição de 1 delegada(o) e 1 suplente para a próxima etapa. Ministério da Educação

17 CRITÉRIOS Critérios para escolha do delegado ou delegada: – Estar cursando os anos/séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); – Ter entre 11 e 14 anos; – Gostar de debates sobre o meio ambiente; – Comunicar-se bem e ser claro; – Ter participado de maneira significativa na construção das ações. Ministério da Educação

18 Apresentação e debate dos projetos de ação das escolas
CONFERÊNCIA ESTADUAL Etapa obrigatória Apresentação e debate dos projetos de ação das escolas Eleição da melhor proposta Eleição da delegação estadual para a IV Conferência Nacional (critérios no regulamento nacional) Ministério da Educação

19 Realização de oficinas.
CONFERÊNCIA NACIONAL Aprox. 700 delegados(as). Realização de oficinas. Debate de propostas para políticas nacionais para escolas sustentáveis. Criação de produto de educomunicação com as propostas priorizadas. Ministério da Educação

20 COMISSÃO ORGANIZADORA ESTADUAL
Responsabilidades: Disseminação e organização das informações sobre datas e locais das Oficinas de Conferência, Organização das conferências no estado, Comunicação com o MEC, Preparação da delegação nacional (documentação e atuação), Escolha dos acompanhantes para a etapa nacional, Responsabilidade com o retorno dos(as) delegados (as) aos seus locais de origem. Ministério da Educação

21 NÚMERO DE DELEGADOS(AS)
Número de escolas com classes de 5ª a 8ª séries ou 6º ao 9º ano Nº de delegados(as) Nº de acompanhantes Até 500: AC, AP, RR, DF 18 + 3 3 De 501 a 1000: RO, TO, AL, SE, MS 20 + 3 De 1001 a 2000: AM, PB, PI, RN, ES, GO, MT 22 + 3 4 Mais de 200: PA, BA, CE, MA, PE, MG, RJ, SP, PR, RS, SC 24 + 3 Delegados (as) representantes de comunidades indígenas e estudantes com necessidades educacionais especiais deverão vir acompanhados individualmente pelo professor responsável. Ministério da Educação

22 Histórico O Tocantins vem participando ativamente das Conferências, mobilizando suas escolas e estudantes para participarem deste debate democrático e de responsabilidade sócio-ambiental. A primeira versão, realizada em 2003, envolveu 319 escolas; em 2005, foram 327 escolas e em escolas. Em todas as três versões, o Tocantins teve uma expressiva participação.

23 E-mail: ambiental@seduc.to.gov.br
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania Secretaria Estadual da Educação e Cultura Subsecretária da Educação Básica Departamento de Programas Educacionais Especiais Diretoria de Educação Indígena e Diversidade Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Tel: (63) Acesse o link: Ministério da Educação


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