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PublicouMatheushenrique Luciano Alterado mais de 9 anos atrás
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Replicação Metas Curriculares de Português
1º Ciclo Modalidade: Oficina de Formação
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Organigrama Oficina de Formação
1ª Sessão: a) Apresentação da Oficina; b) Linhas orientadoras do documento Metas Curriculares; c) Princípio da progressão; d) Metodologia; e) Exemplo de planificação; f) Análise dos resultados obtidos nos 2º e 4º anos no Agrupamento por domínio g) Alguns recursos bibliográficos h) Preenchimento de documentos (grelha de trabalho autónomo).
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Organização do trabalho
10 sessões de 2h30m 1ª sessão – Introdução da sessão/ Apresentação/Metodologia de trabalho/Bibliografia 2ª sessão – Domínio da Oralidade 3ª sessão – Partilha de trabalhos 4ª sessão – Domínio da Leitura e da Escrita 5ª sessão - Partilha de trabalhos 6ª sessão – Domínio da Gramática 7ª sessão – Partilha de trabalhos 8ª sessão – Domínio da Educação Literária 9ª sessão – Partilha de trabalhos 10ª sessão – Avaliação da ação
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Parâmetros e critérios de avaliação
Parâmetros de avaliação e sua ponderação: Participação (tarefas de realização presencial e conjunta) – 25% Produtividade (materiais produzidos e sua aplicabilidade) – 60% Socialização (partilha e relacionamento interpessoal) - 15% Tipologia dos trabalhos: Objetos didáticos produzidos Reflexão final (máximo 2 páginas)
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Principais alterações introduzidas
Clarificação dos objetivos a atingir por cada ano de escolaridade; Introduzir alterações significativas ao nível da Gramática e da Análise Textual.
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Apresentação do documento
C:\Users\Patrícia\Documents\Formação Português Documentos\AÇÃO FORM. METAS DE PORTUGUÊS\1ª sessão\METAS DE PORTUGUÊS- 1_ciclo_Geral.pdf
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Princípios subjacentes à elaboração do documento
1. Definição clara dos conteúdos a trabalhar por ano de escolaridade 2. Ordenação sequencial e hierárquica dos mesmos 3. Estabelecimento de descritores de desempenho que permitam avaliar a consecução dos objetivos
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Princípio da progressão
C:\Users\Patrícia\Documents\Formação Português Documentos\AÇÃO FORM. METAS DE PORTUGUÊS\1ª sessão\Princípio da Progressão.ppt
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Metodologia Cada descritor de desempenho exige ensino explícito.
A aprendizagem faz-se passo a passo. As atividades devem ser orientadas para uma determinada finalidade, correspondente ao descritor selecionado.
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Em geral, são necessários quatro momentos no processo de aquisição de um desempenho:
a) a ativação de conhecimentos dos alunos; b) a observação do conteúdo em causa; c) sempre que necessário, o fornecimento de informação que clarifique o que se pretende que o aluno aprenda, com exemplos; d) a aplicação do conteúdo a trabalhar.
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As atividades propostas deverão ser em número elevado e de natureza variada, de modo a solicitarem operações cognitivas de graus diversos de complexidade e exigência. As atividades propostas deverão ter formatos diferentes, de modo a proporcionarem a destreza dos alunos na resposta às diversas situações. A fase de aplicação deve ser longa e ocorrer em mais do que uma aula e em trabalho de casa.
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Exemplo de Planificação Progressiva
in:
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Análise dos resultados – avaliação externa Agrupamento de Escolas Prof
Análise dos resultados – avaliação externa Agrupamento de Escolas Prof. Paula Nogueira
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Análise dos resultados – avaliação externa Agrupamento de Escolas Prof
Análise dos resultados – avaliação externa Agrupamento de Escolas Prof. Paula Nogueira
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Análise dos resultados – Avaliação externa Agrupamento de Escolas Prof
Análise dos resultados – Avaliação externa Agrupamento de Escolas Prof. Paula Nogueira
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Quadro comparativo
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Bibliografia Fundamental:
BUESCU, H; MORAIS, J.; ROCHA, M. ; MAGALHÃES, V. (2013). Metas curriculares do Português 1º Ciclo. Porto: Porto Ed. SILVA, M. (2008). O valor do conhecimento gramatical no ensino- aprendizagem da língua, in Saber(e) Educar, 13. SIM-SIM, I. ; DUARTE, I.; FERRAZ, M. (1997). Língua materna da educação básica: competências nucleares e níveis de desempenho. Lisboa: ME- DEB. XAVIER, L. (2013). Ensinar e aprender Gramática: algumas abordagens possíveis. Exedra, 7.
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OUTROS RECURSOS BIBLIOGRÁFICOS
- BARBEIRO, L. & PINTO, M. (2007). PNEP, O ensino da escrita, a dimensão textual. Lisboa: DGIDC. - FERNANDES, C. & BARBOSA, G. s/d. Ensinar a falar na sala de aula. - FIGUEIREDO, O. (2005). Didática do Português Língua Materna, Dos Programas de ensino às teorias, das teorias às práticas. Porto: Asa. - MENDES, M. s/d. Didáctica da Literatura, in Biblos – Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa, vol Metas Curriculares de Português de Ensino Básico. (2013). - MORAIS, A. (2003). Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática. - NASCIMENTO, Z. & LOPES, M. s/d. Domínios, Gramática da Língua portuguesa. Lisboa: Plátano. - Novo Programa de Português do Ensino Básico - Revisão da Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (2008). Lisboa: DGIDC. - ROCHA, M. (2007). A Compreensão na Leitura. ( ). - SARDINHA. M. s/d. O discurso oral na aula de português. Universidade da Beira Interior. - SIM-SIM, I. (2006). Ler e ensinar a ler. - SIM-SIM, I. (2007). PNEP – O ensino da leitura, a compreensão de textos. Lisboa: DGIDC
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