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Técnicas e Projeto de Sistemas

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Apresentação em tema: "Técnicas e Projeto de Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnico Subsequente Ana Paula Alves de Lima Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

2 Introdução à Engenharia de Software Definições
Sistemas Software Projeto Engenharia de Software

3 Sistemas Sistemas: é uma ligação entre componentes comuns, com objetivos comuns.  Exemplos: sistema solar, sistema respiratório...

4 Software Sistema == Software???
Conjunto de procedimentos que controlam o funcionamento de uma máquina. Sistema == Software??? Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

5 Software O Software é um tipo de sistema para auxiliar, agilizar um processo por vários motivos. Aumentar velocidade, diminuir custos, otimizar recursos, etc.  São programas de computador, junto com manuais, especificações, planos de teste, etc.  Então está claro a diferença? Software X Sistema

6 Projeto Envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado, traz a idéia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras (FREIRE e PRADO, 1999). Exemplos: Construção de uma casa; Desenvolvimento de uma página da internet.

7 Engenharia de Software
Aplicação da disciplina de técnicas no desenvolvimento e manutenção de software. Produto de Software Contexto (Problema) E.S. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

8 Introdução à Engenharia de Software
A Engenharia de Software objetiva: Prover métodos (“como fazer”), ferramentas e procedimentos (sequência em que os métodos serão aplicados) para o desenvolvimento de software de maneira que ele atinja seus objetivos. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

9 O Início do Software 1961 surgimento de novos computadores, mais modernos e com mais poder computacional. A partir dessa data o software cresceu e aumentou uma série de problemas relacionados ao “amadorismo”. Esses fatores originaram a Crise do Software, em meados de 1968. Em 1968 aconteceu a NATO Software Engineering Conference, um evento criado com o objetivo de discutir alternativas para contornar a Crise do Software.

10 Mas o que realmente seria a Crise do Software?
Podemos resumir a crise à imaturidade no desenvolvimento de software, causando diversos problemas, como por exemplo: Projetos estourando o orçamento. Projetos estourando o prazo. Software de baixa qualidade. Software muitas vezes não atendendo os requisitos. Projetos não gerenciáveis e código difícil de manter.

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12 Será que a crise acabou?

13 Embora problemas durante o desenvolvimento de software aconteçam, e com certa freqüência, os processos, métodos e ferramentas existentes auxiliam muito o desenvolvimento. Uma vez aplicados por pessoas com os conhecimentos adequados, podemos ter certeza do sucesso em um projeto. Por conta disso é que existem diversos projetos grandes com sucesso absoluto. Para isso, é necessário aplicar, corretamente, a Engenharia de Software!

14 Introdução à Engenharia de Software
Por que devemos nos preocupar com o processo de desenvolvimento do software? O estudioso Pressman afirma que o software de computador é a tecnologia mais importante atualmente no mundo, pois: Alterou modelos de negócios (e-commerce); Aumentou perspectivas da ciência (genética); Potencializou as telecomunicações; Revolucionou a indústria cinematográfica. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

15 Introdução à Engenharia de Software
As potências econômicas são dependentes de software; Como consequência, mais e mais empresas dependem de software para obter sucesso na sua área de atuação; Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

16 Introdução à Engenharia de Software
O software é diferente de outros produtos pois: Possui invisibilidade, uma vez que não pode ser representado por estruturas geométricas ou embutido em um espaço físico: É visto como um produto de pensamentos e de fácil alteração; Requer boa habilidade dos projetistas para extrair informações dos clientes; Necessita de boa comunicação entre os desenvolvedores para que o “mesmo software” seja desenvolvido por todos. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

17 Engenharia de Software
Um software deve, de forma geral, atender os seguintes objetivos: Funcionalidade; Custo; Tempo; Desempenho; Padrões; Leis; Atender as partes interessadas (stakeholders). Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

18 Engenharia de Software
Mas como posso atingir todos esses objetivos??? Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

19 Engenharia de Software
Seguindo um processo de desenvolvimento de software!! Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

20 Referências da aula NETO, P. A.; SANTOS, Modulo IV. Introdução à Engenharia de Software. Piauí

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Técnico Subsequente Ana Paula Alves de Lima Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente


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