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PRINCIPAIS TERMOS USADOS EM CUSTOS
Gasto Desembolso Investimento Custo Despesa Perda
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PRINCIPAIS TERMOS USADOS EM CUSTOS
1. Sacrifício financeiro normalmente com entrega ou promessa de entrega de ativos. 2. Entrega de ativos. 3. Gasto ativado em função da vida útil ou da geração de benefícios futuros. 4. Bens ou serviços consumidos na produção de outros bens ou serviços. 5. Sacrifício financeiro para obtenção de receitas. 6. Bens ou serviços consumidos de forma anormal.
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Separação entre Custos e Despesa
Gastos no processo de produção = CUSTOS. Gastos relativos à administração geral, vendas e financiamentos = DESPESAS
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Onde terminam os custos de produção
Até o momento em que o produto está pronto para venda = CUSTOS. A partir do momento em que o produto está pronto para venda = DESPESAS.
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Empresas de Manufatura
Custeio por Absorção Empresas de Manufatura DESPESAS CUSTOS DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS RECEITA CPV LUCRO BRUTO DESPESAS LUCRO OPERACIONAL ESTOQUE DE PRODUTOS
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Empresas Prestadoras de Serviços
Custeio por Absorção Empresas Prestadoras de Serviços DESPESAS CUSTOS DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS RECEITA Custo Serviços Prestados LUCRO BRUTO DESPESAS LUCRO OPERACIONAL PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
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CPP = MAT + MOD + CIF CPA = EIPP + CPP - EFPP CPV = EIPAC + CPA - EFPAC
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CUSTOS DIRETOS São aqueles identificáveis com cada produto de maneira clara, direta e objetiva; a associação e a apropriação se processa através de mensuração direta.
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CUSTOS INDIRETOS São aqueles alocados a cada produto através de estimativas e aproximações; a associação pode conter subjetividades e o grau de precisão da mensuração é baixo.
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CUSTOS FIXOS São aqueles cujo montante independe do volume, dentro de determinado período.
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CUSTOS FIXOS Custo $ CF Volume de Atividade
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CUSTOS FIXOS Custo $ CF Volume de Atividade
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CUSTOS VARIÁVEIS São aqueles cujo montante acompanha o volume de atividade, dentro de certo período.
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CUSTOS VARIÁVEIS Custo $ CV Volume de Atividade
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CUSTOS VARIÁVEIS Custo $ CV Volume de Atividade
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ESQUEMA BÁSICO CUSTOS INDIRETOS DIRETOS RATEIO PRODUTO A PRODUTO B
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS RECEITA CPV LUCRO BRUTO DESPESAS LUCRO OPERACIONAL ESTOQUE
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CRÍTICAS AO RATEIO DE CUSTOS FIXOS
Custos Fixos são custos da capacidade de produção disponibilizada; e o seu montante independe da produção ou não, e do volume.
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CRÍTICAS AO RATEIO DE CUSTOS FIXOS
Custos Fixos geralmente são rateados por critérios arbitrários; e isso distorce o custo e o lucro de cada produto.
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CRÍTICAS AO RATEIO DE CUSTOS FIXOS
O Custo Fixo por unidade de um produto varia inversamente ao seu próprio volume de produção; e o custo fixo de um produto depende do volume de produção de outros produtos.
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CUSTEIO VARIÁVEL Apropria aos produtos apenas custos variáveis; os fixos são debitados diretamente ao resultado do período, como despesas.
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CUSTEIO VARIÁVEL O valor do resultado de cada período acompanha a inclinação da receita de vendas.
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CUSTEIO POR ABSORÇÃO CUSTEIO VARIÁVEL
X CUSTEIO VARIÁVEL A diferença no valor dos resultados de cada período refere-se ao custo fixo correspondente aos estoques inicial e final.
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Fere o Princípio Contábil da Competência
CUSTEIO VARIÁVEL Fere o Princípio Contábil da Competência
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CUSTEIO VARIÁVEL CUSTOS DESPESAS FIXOS VARIÁVEIS FIXAS VARIÁVEIS
ESTOQUE DE PRODUTOS DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS RECEITA LÍQUIDA CVPV DV MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO CDF LUCRO OPERACIONAL VENDA
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MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO POR UNIDADE
É o excesso do preço de venda em relação aos custos e despesas variáveis; destina-se a amortizar os custos e despesas fixos e a formar o lucro da empresa.
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MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO POR UNIDADE
MC/u = PVL - CDV
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MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO TOTAL DO PRODUTO
MCT = RL - CDVT MCT = q x MC/u
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Análise de Custo / Volume / Lucro
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Classificação dos Custos
COMPORTAMENTO DO CUSTO/DESPESA CUSTO/DESPESA VARIÁVEL: é aquela cujo total varia na razão direta das alterações do nível de atividade Ex: Cada automóvel precisa de uma bateria. À medida que a produção de veículos aumenta ou diminui, o número de baterias aumentará ou diminuirá na mesma proporção. CUSTO/DESPESA FIXA: é aquela cujo total permanece constante, independentemente das alterações no nível de atividade. Ex: Valor mensal pago por um contrato de publicidade a uma emissora de TV.
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Modelo de DRE por contribuição no mês de junho
Recife Som Ltda. Modelo de DRE por contribuição no mês de junho Total Por Unidade Vendas (400 auto-falantes) $ $ 250 (-) Despesas Variáveis $ $ 150 Margem de Contribuição $ $ 100 (-) Despesas Fixas $ Lucro Líquido $ 5.000
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Para Venda de 01 auto-falante:
Total Por Unidade Vendas (01 auto-falante) $ 250 (-) Despesas Variáveis $ 150 Margem de Contribuição $ 100 (-) Despesas Fixas $ Lucro Líquido $ (34.900)
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Auto-falantes para produzir $ 35.000 de Margem de Contribuição
Total Por Unidade Vendas (350 auto-falantes) $ $ 250 (-) Desp. Variáveis $ $ 150 Margem de Contribuição $ $ 100 (-) Desp. Fixas Lucro Líquido $ 0
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Margem de Contribuição (MC) Percentual
Total Por Un. % Vendas Vendas (400 auto-falantes) 250 100% (-) Desp. Variáveis 60.000 150 60% Margem de Contribuição 40.000 100 40% (-) Desp. Fixas 35.000 Lucro Líquido 5.000
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Margem de Contribuição (MC) Percentual
MC Percentual = Margem de Contribuição Vendas MC percentual é de 40%. Isso significa que para cada $1 de aumento de vendas, a margem de contribuição total aumentará em $ 0,40. Se a empresa planeja um aumento de $ nas vendas, a administração pode esperar um aumento da MC de $
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Aplicação dos Conceitos de CVL
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VARIAÇÃO NO CUSTO FIXO E NO VOLUME DE VENDAS
Aumento de $ no gasto mensal de propaganda Aumento de $ nas vendas mensais para um total de 520 auto-falantes Vendas Ant. Vendas c/ nova propag. Diferença % das vendas Vendas 30.000 100% (-)Despesas Variáveis 60.000 78.000 18.000 60% MC 40.000 52.000 12.000 40% (-) Despesas Fixas 35.000 45.000 10.000 Lucro Líquido 5.000 7.000 2.000 OU: MC Incr. ($ x 40%) – Desp. Incr. ($10.000)
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ALTERAÇÃO NO CUSTO VARIÁVEL E NO VOLUME DE VENDAS
Utilização de componentes de qualidade mais alta Redução de $10,00 na MC por auto-falante Aumento nas vendas de 400 para 480 auto-falantes por mês Vendas Ant. Vendas com melhores componentes Diferença Novo % das vendas Vendas 20.000 100% (-)Desp. Var. 60.000 76.800 16.800 64% : MC 40.000 43.200 3.200 36% (-) Desp. Fixas 35.000 35.000 Lucro Líquido 5.000 8.200 3.200 OU: MC Total esperada (480u x $90) – MC Total atual (400u x $100)
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ALTERAÇÃO NO CUSTO VARIÁVEL, NO CUSTO FIXO E NO VOLUME DE VENDAS
Pagto de comissão de $15,00 por auto-falante em lugar dos salários fixos Salários fixos totalizam $ mensais Aumento de Vendas em 15% passando para 460 auto-falantes por mês Vendas Ant. Vendas com ajustes Diferença Novo % das vendas Vendas 15.000 100% : (-)Desp. Var. 60.000 75.900 15.900 66% MC 40.000 39.100 (900) 34% (-) Desp. Fixas 35.000 29.000 (6.000) Lucro Líquido 5.000 10.100 5.100 OU: MC Total esperada (460u x $85) – MC Total atual (400u x $100)
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Determinação do Ponto de Equilíbrio
Ponto de Equilíbrio é o nível de vendas ao qual o lucro da empresa é nulo. Pode ser: Contábil Econômico Financeiro
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