Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNatália Amaral Alterado mais de 9 anos atrás
1
Pós-Graduação OPET: História em Quadrinhos Professor: Liber Paz liberpaz@gmail.com
2
Apresentação do Módulo Bibliografia e conteúdo Definição de Linguagem Definição de Histórias em Quadrinhos Justaposição de Elementos Gráficos
3
Tipografia e Quadrinhos Palavras e Imagens Enunciação Balão Recordatório Onomatopéia
4
Imagem Tipos de imagem Expressividade / Linguagem corporal Composição (ângulos/planos)
5
4 a 10 páginas Arial corpo 12 Entrelinha 1,5 Margem esquerda e direita: 3 cm Margem superior e inferior: 2,5 cm Desnecessário o anexo de imagens Formato PDF Envio até...
6
Nova York: A Vida na Grande Cidade, de Will Eisner, Companhia das Letras. Três Sombras, de Cyril Pedrosa, Companhia das Letras. Bando de Dois, de Danilo Beyruth, Zarabatana Books Sábado dos meus amores, de Marcello Quintanilha, Conrad
7
CAGNIN, Antonio Luiz. Os Quadrinhos. São Paulo: Ática, 1975, 220 p. ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1993. 386p. EISNER, Will. Narrativas Gráficas. São Paulo: Devir, 2005, 168p. _____. Quadrinhos e arte seqüencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989, 154p.
8
McCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995, 216p. _____. Reinventing Comics. New York: Paradox Press, 2000, 252p. _____. Desenhando Quadrinhos:os segredos das narrativas de quadrinhos, mangás e graphic novels. São Paulo: Makron Books, 2008. 264p.
9
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.
10
A organização do programa desse curso revelou claramente que, durante a maior parte da minha vida profissional, estive lidando com um veículo que exigia mais habilidades e intelecto do que eu e meus contemporâneos imaginávamos. Tradicionalmente, a maioria dos profissionais com quem trabalhei ou conversei produzia a sua arte instintivamente. Poucos tiveram tempo ou empenho para diagnosticar a forma em si. De modo geral, contentaram-se em concentrar esforços para desenvolver a técnica artística e perceber o público e as exigências do mercado. EISNER, 1989
11
"Você deve aprender o kung fu para depois esquecer o kung fu"
16
Quadrinhos são literatura?
17
O que é linguagem?
18
Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionados, sonoros, gráficos, gestuais etc.
19
Semiótica Signo Símbolo Índice Ícone
21
Comunicação Signos Gestos, sinais, códigos, imagens, tons de voz, entonação, contextualização, interpretação...
22
O que são quadrinhos?
23
A história em quadrinhos é um sistema narrativo formado de dois signos gráficos: a imagem (obtida pelo desenho) e a linguagem escrita (CAGNIN, 1975, p. 25).
24
Um veículo de expressão criativa, uma disciplina distinta, uma forma artística e literária que lida com a disposição de figuras ou imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma idéia (EISNER, 1989, p.5).
25
Imagens pictóricas e outras justapostas em seqüência deliberada destinadas a transmitir informações e/ou a produzir uma resposta no espectador” (McCLOUD, 1995, p. 9).
31
Caricatura Cartun Charge
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.