Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Agrupamento de Escolas
Pêro da Covilhã Professor: António Arnaut Duarte Professor Quadro Escola Comunicação Visual EB 2 Pêro da Covilhã Abril de 2007
2
Comunicar = transmitir mensagens!
Esquema Comunicar = transmitir mensagens!
3
Conforme o que se pretende comunicar, deve-se usar a forma de representação e os meios de comunicação mais adequados.
4
Imagens Formas de linguagem
5
Índices São formas visuais a que atribuímos um determinado significado que vem da nossa experiência e que conseguimos interpretar.
6
Ícones São imagens que contêm em si mesmas um certo significado. São representações da forma real.
7
Sinais São imagens com regras previamente estabelecidas, que obedecem a convenções internacionais. Transmitem indicações úteis.
8
Símbolos São formas visuais a que estabelecem uma correspondência entre a sua forma e aquilo que representam. São mensagens representadas através de imagens que evocam instituições, ideias ou sentimentos.
9
Cartaz É um meio de expressão gráfica. A mensagem que transmite destina-se a atraír a atenção das pessoas. Deve ser o mais “apelativo” possível na comunicação da sua mensagem. Deve ser entendido por todos. Apelativo – chamativo, atractivo, cativante …
10
É o local para onde converge o olhar das pessoas;
Centro óptico (1) É o local para onde converge o olhar das pessoas; é, assim, um ponto sensível e muito importante na chamada de atenção. Cartaz Centro óptico Centro óptico (2) O ponto que determina o centro do cartaz, através da intercepção das duas diagonais do rectângulo. Para a elaboração do teu cartaz terás que organizar o espaço de forma a que cada elemento ocupe o lugar que melhor responda à sua função.
11
O primeiro cartaz impresso data de 1480 (séc. XV).
História: O primeiro cartaz impresso data de 1480 (séc. XV). Na antiguidade já se usavam cartazes “manuscritos” (por vezes em madeira), quer eram colocados ou pregados na parede. A simplicidade de um cartaz é muito importante. Um bom cartaz é aquele que transmite correctamente a mensagem pretendida.
12
Forma Tamanho Elementos do Cartaz: Imagem Forma Tamanho Imagem Texto
Geralmente, a mais utilizada é a rectangular, podendo existir outras. Tamanho Está relacionado com a função que o cartaz vai desempenhar, com o local a que se destina e com os elementos a inserir. Elementos do Cartaz: Forma Tamanho Imagem Texto Cor Imagem Deve ser sugestiva e transmitir de forma clara a mensagem a divulgar. Pode ser ilustração, pintura, fotografia ou desenho. Texto Reforça o significado da imagem. Pode escolher-se o tipo e o tamanho de letra de cada frase, assim como o local da sua colocação. Cor Está associada à mensagem que queremos transmitir e à imagem reproduzida no Cartaz. O uso de muita cor dificulta a leitura do cartaz.
13
A cor das letras é estudada em função da cor do cartaz.
Entre uma e outra deverá conseguir-se o contraste necessário à boa legibilidade do texto. Fundo do Cartaz: Forma/Fundo Contraste Esta relação forma/fundo é de extrema importância quando aumenta a distância a que o cartaz deverá ser lido.
14
Desenho de Letras (parte um)
15
Desenho de Letras (parte dois)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.