Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Multimídia e Comunicação Educativa
Iolanda B. C. Cortelazzo BoaAula
2
Introdução Comunicação Social x Comunicação Escolar
Aula Expositiva x Pesquisa x Oficina Prática
3
Comunicação Comunicação Social
profusão de mídias “interativas” redes - multidirecional Comunicação Escolar pressionada a se integrar com a comunicação social Iolanda B. C. Cortelazzo:
4
Multimídia “Produção que articula diversas mídias, de maneira informatizada, e objetiva participações interativas de seus usuários - pode ser pluralizada por multimídias, ao nos referirmos às diversas produções nessa modalidadade” (Fusari, 1994)
5
Multimídia “Pensar em multimídia implica em se ter noção de movimento de um meio para outro, dizendo a mesma coisa de maneiras diversas, invocando um ou outro dos sentidos humanos” Negroponte, 1995
6
Redes " um conjunto de relações entre pontos ou 'nós’ que mantém cada uma independência relativa, ainda que ressalte sempre, ao mesmo tempo, uma força que é conjunto" SCHWARTZ (1995).
7
Redes são ativas, crescem por integração,
produzem informação e sentido, têm o indivíduo como elemento constitutivo
8
Educação + Tecnologia + Comunicação
Transmissão e repetição versus Investigação + Reflexão + Comunicação + Ação Cobrança, insatisfação, devolução versus Integração+ colaboração + construção comunicação unidirecional versus comunicação dialógica
9
Desenvolvimento do Professor e as Mídias : Objetivos imediatos
Fazer o professor experienciar as mídias como ferramentas e meios de comunicação Fazer o professor refletir sobre a aplicação das mídias na prática pedagógica
10
Desenvolvimento do Professor e as Mídias
Integração da Tecnologia, Comunicação e Educação Informática e Multimídia - Redes Novas formas de aplicação das mídias na prática da sala de aula
11
Integrando Tecnologia, Comunicação e Educação
Aprendizagem da linguagem de cada mídia (visual, sonora, multimídica) Aprendizagem cooperativa entre pares e entre professores e alunos - projetos colaborativos Elaboração de sínteses e desenvolvimento da inteligência coletiva
12
Comunicação Presencial
13
Projetos Pedagógicos Multimídicos e Telemáticos
Forma : Equipe Multidisciplinar Conteúdo: Equipe Interdisciplinar Veículo: Multimídia Tradicional x Mutimídia Digital
14
Aprendizagem na escola e ao longo da vida
Multimídia e Educação Aprendizagem na escola e ao longo da vida Conhecimento Novo Experiência Pesquisa Oficina Prática Discussão Elaboração Final
15
Escola Conservadora e Transformadora
Resguardando identidade cultural - valores inerentes ao ser humano - características culturais específicas usufruindo facilidades de uma sociedade planetária - atitudes críticas - participação atuante e transformadora Iolanda B. C. Cortelazzo:
16
Pontos a ponderar Os professores têm crenças e práticas com raízes profundas que não são alteradas em curto espaço de tempo. Programas de capacitação e de atualização com práticas de avaliação de desempenho contínuas precisam ser realizados para que haja efetivamente uma mudança .
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.