A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento urbano Urbanismo, gestão urbana e planejamento urbano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento urbano Urbanismo, gestão urbana e planejamento urbano"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento urbano Urbanismo, gestão urbana e planejamento urbano
O advento do planejamento urbano Alguns nomes e idéias representativos da época do final do séc. XIX e primeira metade do séc.XX A expansão do planejamento urbano a partir dos anos 30 juntamente com os planejamentos macro-econômico e regional Alguns exemplos de cidades planejadas; o caso de Brasília As críticas ao planejamento urbano nos anos 1960 e 70. Novas propostas de planejamento urbano; planejamento participativo ou democrático, preocupações com meio ambiente... O Estatuto da Cidade e o Plano Diretor Desafios para o planejamento urbano hoje

2 BIBLIOGRAFIA BONDUKI, N. (Org.) Habitat. SP, Nobel, 1996.
BUARQUE, S. C. Construindo o desenvolvimento local sustentável. SP, Garamond, 2006. CAMPOS FILHO, Candido M. Cidades brasileiras: seu controle ou o caos? SP, Nobel, 2001. CASTELLS, Manuel. Problemas de investigación em sociologia urbana. Buenos Aires, Siglo XXI, 1972. DUARTE, F. Planejamento urbano. Curitiba, Ibpex, 2007. MARICATO, E. Brasil, cidades. Petrópolis, Vozes,2001. MUNFORT, Lewis. A cidade na história. SP, Martins Fontes/UNB, 1982. RATTNER, H. Planejamento urbano e regional. SP, Nacional, 1974. RESENDE, D. A. e CASTOR, D. V. J. Planejamento estratégico municipal. RJ, Brasport, 2006. SOUZA, M. L. e RODRIGUES, G. B. Planejamento urbano e ativismos sociais. SP, Editora da Unesp, 2004. VALLADARES, L. e PRETECEILLE, E. (Org.). Reestruturação urbana. Tendências e desafios. SP, Nobel, 1990. VESENTINI, J. W. A Capital da Geopolítica. São Paulo, Ática, 1987.

3 O vídeo das cidades

4 Definindo alguns conceitos que, pelo menos em parte, se sobrepõem:
1. Cidade e Município; cidade e campo 2. Planejamento urbano e planejamento municipal 3. Urbanismo e planejamento urbano 4. Gestão urbana 5. Poder local

5 O advento do planejamento urbano com a Revolução Industrial e a urbanização da humanidade
O surgimento, no século XIX, das metrópoles modernas – Paris, Londres – com seus problemas de poluição dos rios e do ar, a questão do lixo, a falta de moradias populares (e os moradores de rua) e de áreas verdes, o desemprego e mendicância, etc., além das revoltas populares que “tomavam a cidade” (Revoluções de 1848, a Comuna de Paris de ) O “embelezamento estratégico” de Paris sob o Barão de Hausmann como um primeiro exemplo de planejamento urbano, embora ainda autoritário e lembrando o urbanismo  reunião de idéias sobre como reconstruir uma cidade desde a antiguidade: o zoneamento (atribuído aos muçulmanos), com a separação de áreas comerciais, industriais, residenciais dos ricos, residenciais dos pobres, etc., tudo pensado estrategicamente, além da abertura de largas avenidas radiais (para facilitar o escoamento, o trânsito de veículos), do isolamento (e vigilância) das classes populares, etc.

6

7 Alguns nomes e idéias representativos do final do séc
Alguns nomes e idéias representativos do final do séc. XIX e primeira metade do séc.XX


Carregar ppt "Planejamento urbano Urbanismo, gestão urbana e planejamento urbano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google