A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo I Comandos Simples e Repetições.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo I Comandos Simples e Repetições."— Transcrição da apresentação:

1 CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo I Comandos Simples e Repetições

2 Preparo do Ambiente: Criar no diretório “Alunos” a pasta Criar no diretório “Alunos” a pasta – “CES-10 T3 2013” para a Turma 3 ou – “CES-10 T4 2013” para a Turma 4 Todos os arquivos criados nas aulas de laboratório da Turma 3 e da Turma 4 deverão ser colocados nessas pastas Todos os arquivos criados nas aulas de laboratório da Turma 3 e da Turma 4 deverão ser colocados nessas pastas Cada programa digitado será guardado num arquivo de extensão.cpp Cada programa digitado será guardado num arquivo de extensão.cpp

3 Para cada arquivo de extensão.cpp, deverá ser criada uma pasta de mesmo nome (sem a extensão) dentro de uma das pastas “CES-10 T3 2013” ou “CES-10 T4 2013” Para cada arquivo de extensão.cpp, deverá ser criada uma pasta de mesmo nome (sem a extensão) dentro de uma das pastas “CES-10 T3 2013” ou “CES-10 T4 2013”  A compilação e execução de um programa gera vários arquivos com o mesmo nome, mas com extensões diferentes  É bom que todos esses arquivos fiquem numa pasta separada relativa ao programa

4 Programa 1.1: Comandos de saída de resultados Criar uma pasta de nome “Saida”, dentro da pasta “CES-10 T3 2013” ou “CES-10 T4 2013” Criar uma pasta de nome “Saida”, dentro da pasta “CES-10 T3 2013” ou “CES-10 T4 2013” Abrir o Borland C++ Abrir o Borland C++ Clicar em File/New/Text Edit Clicar em File/New/Text Edit Digitar o programa a seguir Digitar o programa a seguir

5 #include #include void main () { printf ("Ola pessoal!"); printf ("\n\nDigite algo para encerrar: "); getch (); } Clicar em File e salvar como “Saida.cpp” na pasta “Saida” Clicar em File e salvar como “Saida.cpp” na pasta “Saida” Clicar no botão do raio para compilar e executar Clicar no botão do raio para compilar e executar

6 #include #include void main () { printf ("Ola pessoal!"); printf ("\n\nDigite algo para encerrar: "); getch (); } printf ("Ola pessoal!"): escreve no vídeo o que estiver entre aspas (“- - - - -”), exceto as aspas printf ("Ola pessoal!"): escreve no vídeo o que estiver entre aspas (“- - - - -”), exceto as aspas printf ("\n\nDigite algo para encerrar: "): não escreve os dois “\n”s; para cada “\n”, o cursor vai para o início da linha seguinte printf ("\n\nDigite algo para encerrar: "): não escreve os dois “\n”s; para cada “\n”, o cursor vai para o início da linha seguinte

7 Examinar a pasta “Saida” e constatar a geração de vários outros arquivos, dentre eles: Examinar a pasta “Saida” e constatar a geração de vários outros arquivos, dentre eles:  Saida.obj: programa objeto gerado pelo Assembler  Saida.exe: programa executável ■ Por curiosidade, clicar duas vezes em Saida.exe

8 Alterar o programa para: Alterar o programa para: #include #include void main () { printf ("Ola pessoal!"); //printf ("\n\nDigite algo para encerrar: "); //getch (); } Salvar e executar Salvar e executar Depois de escrever “Ola pessoal!”, a tela preta de execução desaparece impossibilitando a visualização do resultado Depois de escrever “Ola pessoal!”, a tela preta de execução desaparece impossibilitando a visualização do resultado Numa linha, tudo após “//” se torna um “comentário” Comentários são eliminados do programa fonte pelo compilador getch (): espera a digitação de uma tecla e lê o que for digitado getch () havia sido colocado para manter a tela de execução

9 Voltar o programa ao que era e comentar a primeira linha: Voltar o programa ao que era e comentar a primeira linha: //#include //#include #include #include void main () { printf ("Ola pessoal!"); printf ("\n\nDigite algo para encerrar: "); getch (); } Salvar e executar Salvar e executar Mensagem de erro de compilação: chamada para a função indefinida “printf” Mensagem de erro de compilação: chamada para a função indefinida “printf” A função “printf” pertence ao arquivo “stdio.h” da biblioteca da Linguagem C O comentário retirou a inclusão desse arquivo A função “getch” pertence ao arquivo “conio.h” da biblioteca da Linguagem C

10 Voltar o programa ao que era e duplicar o primeiro printf: Voltar o programa ao que era e duplicar o primeiro printf: #include #include void main () { printf ("Ola pessoal!"); printf ("\n\nDigite algo para encerrar: "); printf ("\n\nDigite algo para encerrar: "); getch (); } Salvar e executar Salvar e executar Duas frases “Ola pessoal!” na mesma linha Duas frases “Ola pessoal!” na mesma linha

11 Alterar o programa para: Alterar o programa para: #include #include void main () { printf ("Ola pessoal!\n"); printf ("Ola pessoal!"); printf ("\n\nDigite algo para encerrar: "); printf ("\n\nDigite algo para encerrar: "); getch (); } Salvar e executar Salvar e executar A segunda frase “Ola pessoal!” na linha seguinte A segunda frase “Ola pessoal!” na linha seguinte

12 Programa 1.2: Repetições de comandos de saída Criar uma pasta de nome “Saida Repetida”, dentro da pasta “CES-10 T3 2013” ou “CES-10 T4 2013” Criar uma pasta de nome “Saida Repetida”, dentro da pasta “CES-10 T3 2013” ou “CES-10 T4 2013” Clicar em File/New/Text Edit Clicar em File/New/Text Edit Digitar o programa a seguir Digitar o programa a seguir

13 #include #include void main () { i = 1; while (i <= 5) { printf ("Ola pessoal!\n"); i = i + 1; } printf ("\nDigite algo para encerrar: "); printf ("\nDigite algo para encerrar: "); getch (); } Salvar como “Saida Repetida.cpp” na pasta “Saida repetida” e executar Salvar como “Saida Repetida.cpp” na pasta “Saida repetida” e executar Mensagem de erro de compilação: Símbolo indefinido ‘i’ É necessário declarar ‘i’

14 Alterar o programa para: Alterar o programa para: #include #include void main () { int i; i = 1; while (i <= 5) { printf ("Ola pessoal!\n"); i = i + 1; } printf ("\nDigite algo para encerrar: "); printf ("\nDigite algo para encerrar: "); getch (); } Salvar e executar Salvar e executar int i: ‘i’ é uma variável inteira Variável: nome ao qual está associado um local na memória, cujo valor pode ser alterado durante a execução

15 Alterar o programa para: Alterar o programa para: #include #include void main () { int i; i = 1; while (i <= 5) { printf ("Ola pessoal!\n"); i = i + 1; } printf ("\nDigite algo para encerrar: "); printf ("\nDigite algo para encerrar: "); getch (); } Este programa só serve para escrever a frase 5 vezes Que tal deixar o operador escolher o número de repetições? Funcionamento do while: i = 1 i ≤ 5 i = i + 1 “Ola pessoal!\n” F V Fluxograma

16 Programa 1.3: Leitura amigável do número de repetições Criar uma pasta de nome “Leitura”, dentro da pasta “CES- 10 T3 2013” ou “CES-10 T4 2013” Criar uma pasta de nome “Leitura”, dentro da pasta “CES- 10 T3 2013” ou “CES-10 T4 2013” Clicar em File/New/Text Edit Clicar em File/New/Text Edit Digitar o programa a seguir Digitar o programa a seguir

17 #include #include void main () { int i, n; printf ("Digite o numero de repeticoes: "); scanf ("%d", &n); scanf ("%d", &n); i = 1; while (i <= n) { printf ("\nOla pessoal!"); i = i + 1; } printf ("\n\nDigite algo para encerrar: "); printf ("\n\nDigite algo para encerrar: "); getch (); } Salvar como “Leitura.cpp” na pasta “Leitura” e executar Salvar como “Leitura.cpp” na pasta “Leitura” e executar Variável inteira ‘n’: destinada a guardar o número de repetições a ser digitado Espera a digitação de um número inteiro (%d) Lê o número digitado, guardando-o no endereço da variável ‘n’ (&n) Torna a leitura amigável: o operador saberá o que o programa fica esperando

18 Programa 1.4: Escrita do valor de variáveis Quase sempre, é necessário escrever o valor de variáveis e de expressões Quase sempre, é necessário escrever o valor de variáveis e de expressões A função “printf” tem artifícios para isso A função “printf” tem artifícios para isso Deste ponto em diante, fica subentendida a criação de pastas para os programas Deste ponto em diante, fica subentendida a criação de pastas para os programas Digitar, salvar e executar o programa a seguir Digitar, salvar e executar o programa a seguir

19 #include #include void main ( ) { int n; float preco; printf ("Numero de cadernos: "); scanf ("%d", &n); printf ("Preco do caderno: "); scanf ("%f", &preco); printf ("O preco de %d cadernos eh %g", n, n*preco); printf ("\n\nDigite algo para encerrar: "); printf ("\n\nDigite algo para encerrar: "); getch (); } float preco: A variável ‘preco’ é do tipo real Espera a digitação de um número real (%f) Lê o número digitado, guardando-o no endereço da variável ‘preco’ %d escreve o valor de ‘n’ (inteiro) em decimal %g escreve o valor de ‘n*preco’ (real) em decimal, com o número mínimo necessário de casas após o ponto

20 Programa 1.5: Programa anterior com repetições #include #include void main ( ) { int aluno, numalunos, numcadernos; float preco; printf ("Digite o numero de alunos: "); scanf ("%d", &numalunos); printf ("\n"); aluno = 1; while (aluno <= numalunos) { printf ("Aluno %d: \n\n\tPreco do caderno: ", aluno); scanf ("%f", &preco); printf ("\tNumero de cadernos: "); scanf ("%d", &numcadernos); printf ("\tAluno %d: %d cadernos a R$%g cada; gasto total: R$%g\n\n", aluno, numcadernos, preco, numcadernos*preco); aluno = aluno + 1; } printf ("\n\nDigite algo para encerrar: "); getch (); printf ("\n\nDigite algo para encerrar: "); getch ();} Digitar, salvar e executar este programa

21 Exercício do Lab 1: Alterar o programa anterior para que ele produza no vídeo resultados como este: Digitados pelo operador Pontuação: na faixa Amarela: 100 pontos Vermelha: 60 pontos Azul: 40 pontos Preta: 20 pontos Branca: 10 pontos


Carregar ppt "CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo I Comandos Simples e Repetições."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google