A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Jeferson C. de Souza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Jeferson C. de Souza"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Jeferson C. de Souza
O continente asiático Prof. Jeferson C. de Souza

2 O mapa mundi dos japoneses é diferente!!! Fonte: AprendendoJapones.com
Qual área é privilegiada neste mapa? Por que este tipo “ponto de vista”?

3 O que é possível identificar, constatar neste mapa? Um item por aluno...

4 O continente oferece as mesmas condições de ocupação, ou não? Por quê?

5 Qual é o nome de cada região da Ásia
Qual é o nome de cada região da Ásia ? Citar 4 países de cada região, cada aluno diz um. Em quais partes do mapa facilitam a ocupação? Áreas de atração! Citar uma característica de cada região. 5. . 4. 1. 2. 3. No livro constam 6 regiões, qual é a diferença?

6 Norte da Ásia- Setentrional Rússia (parte asiática) livro, p. 119
Com a maior área territorial das Ásia; Clima Polar e Subpolar; Vegetação de Tundra e Taiga (Conífera) Solo tchernozion: Rico em nutrientes Região rica de petróleo e gás!!!

7 Sudeste Asiático Região mais úmida da Ásia; Clima tropical;
Vegetação de Floresta equatorial NPIs- Novos Países industrializados; Chamados de Tigres Asiáticos Qual filme???

8 Ásia Central Clima seco- semi árido e árido;
Vegetação de estepes (campos); Produção de petróleo e gás; Qual filme??? Caso do mar Aral!!! p122

9 Oriente Médio Regiões de deserto e semideserto;
Destaque mundial na produção de petróleo

10 Áreas de repulsão populacional

11 População da Ásia É o continente mais populoso do mundo com 3,95 bilhões de habitantes (pouco mais de 60% da população mundial).

12 A China e a Índia são os países mais populosos de todo o mundo + de 2,3 bilhões de habitantes. Qual é a população do Brasil?? O controle da natalidade Na China, o governo estipulou a norma de um filho por casal no meio urbano e dois no meio rural, caso o primeiro seja menina. Já na Índia, foram criados programas de conscientização e de planejamento familiar. Objetivo: controlar o número de habitantes da China. Na China, preferência por filho homem, por quê?

13 Os fatores que colaboraram para o crescimento demográfico acelerado na Ásia foram:
• As elevadas taxas de natalidade; • A redução dos índices de mortalidade, graças à melhoria das condições de higiene, ao maior acesso ao saneamento básico e também à ampliação do atendimento médico-hospitalar. Má distribuição de renda pode ser observada: indicadores de mortalidade infantil, na reduzida expectativa de vida, altos níveis de analfabetismo e também no modesto poder aquisitivo de grande parte da população asiática. Os países que se destacam no aspecto positivo são Japão (Extremo Oriente) e Israel (Oriente Médio), onde quase que inexiste o analfabetismo.

14 Qual é o idioma mais falado no mundo. P
Qual é o idioma mais falado no mundo??? P.129 Diversidade Cultural e Religiosa na Ásia Diversas línguas e dialetos são falados no continente asiático, destacam-se: o mandarim (chinês), o hindi (falado por 70% dos indianos), o árabe, o japonês, o inglês e o eslavo (Rússia asiática), E o português!!! Cidade de Macau(China)

15 Diversidade Cultural e Religiosa na Ásia
Muitas também são as religiões praticadas na Ásia: o hinduísmo e o budismo, na Ásia Meridional e no Sudeste Asiático; Qual religião representa a foto? Livro, p. 129

16 Diversidade Cultural e Religiosa na Ásia
Muitas também são as religiões praticadas na Ásia: o confucionismo, na China; o homem pode atingir a perfeição através da educação e, conhecendo o caminho dos antigos o xintoísmo, no Japão; termo xinto quer dizer “caminhos dos deuses”; constitui de crenças e práticas religiosas de tipo animista.

17 Diversidade Cultural e Religiosa na Ásia
Muitas também são as religiões praticadas na Ásia: o islamismo, no Oriente Médio e na Ásia Central; Maomé. Nascido em Meca, no ano 570 O judaísmo, em Israel Alcorão, livro sagrado do Islamismo

18 Trailer de filmes!!! *Trailer do filme O Vôo da Fenix
*Trailer de "Quem Quer Ser Um Milionário?" *trailer do filme "quem quer ser milionario" *O Ultimo Samurai - Dublado - Abertura do Filme – Mensagem *O Último Samurai - Encontrando a Paz (The Last Samurai - Finding Peace) *Caminho da Liberdade (The Way Back) Trailer Legendado *[TRAILER OFICIAL] - RAMBO 4 (Rambo) - Legendado (HD) *Serpentes de Fogo - Trailer legendado

19 Muito Obrigado pela atenção!!!


Carregar ppt "Prof. Jeferson C. de Souza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google