Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRachel Topete Alterado mais de 9 anos atrás
1
Dicas para uma apresentação eficaz em PowerPoint
2
Dicas para uma apresentação eficaz em PowerPoint
Tamanho Progressão Simplicidade Consistência Clareza Sumário
3
Escreva em Grande
4
Escreva em Grande (Texto)
Isto é Arial 12 Isto é Arial 18 Isto é Arial 24 Isto é Arial 32 Isto é Arial 36 Isto é Arial 44
5
Escreva em Grande (Texto)
Demasiado Pequeno Isto é Arial 12 Isto é Arial 18 Isto é Arial 24 Isto é Arial 32 Isto é Arial 36 Isto é Arial 44
6
Escreva em Grande (Como Calcular)
Olhe a uma distância de 2 metros 2 m
7
Mantenha a Simplicidade
8
Mantenha a Simplicidade (Texto)
Demasiadas cores Demasiados Tipos de Letra e Estilos A regra 6 x 7: Até 6 linhas por diapositivo Até 7 palavras por linha
9
Mantenha a Simplicidade (Texto)
Instructional Technology: A complex integrated process involving people, procedures, ideas, devices, and organization, for analyzing problems and devising, implementing, evaluating, and managing solutions to those problems in situations in which learning is purposive and controlled (HMRS 5th ed.) Demasiado detalhe !
10
Mantenha a Simplicidade (Texto)
Instructional Technology: A process involving people, procedures & tools for solutions to problems in learning (HMRS 5th ed.) Muito mais Simples
11
Queda de folhas observada
Christchurch Dunedin Wellington January 11,532,234 14,123,654 3,034,564 February 1,078,456 12,345,567 16,128,234 March 17,234,778 6,567,123 16,034,786 April 16,098,897 10,870,954 7,940,096 May 8,036,897 10,345,394 14,856,456 June 16,184,345 678,095 4,123,656 July 8,890,345 15,347,934 18,885,786 August 8,674,234 18,107,110 17,230,095 September 4,032,045 18,923,239 9,950,498 October 2,608,096 9,945,890 5,596,096 November 5,864,034 478,023 6,678,125 December 12,234,123 9,532,111 3,045,654 Demasiado detalhe !
12
Queda de folhas observada (em milhões)
In 106 Christchurch Dunedin Wellington January 11 14 3 February 1 12 16 March 17 6 April 10 7 May 8 June 4 July 15 18 August September 9 October 2 5 November December Muito mais simples
13
Queda de Folhas Demasiado detalhe !
14
Queda de Folhas Muito mais Simples
15
Mantenha a Simplicidade (Imagens)
Demasiadas imagens podem distrair As imagens não substituem o conteúdo
16
Mantenha a Simplicidade (Som)
Efeitos sonoros podem ter efeitos distractivos Utilize som, apenas quando absolutamente necessário
17
Mantenha a Simplicidade (Transição)
Este tipo de transição não valoriza a mensagem "Aparecer" e "Desaparecer" é mais aconselhável
18
Mantenha a Simplicidade (Animação)
Demasiado Distractivo !
19
Mantenha a Simplicidade (Animação)
Simples e objectiva
20
Mantenha a Clareza
21
Mantenha a Clareza (Maiúsculas)
O USO EXCLUSIVO DE LETRAS MAIÚSCULAS DIFICULTA A LEITURA É aconselhável a utilização de letras maiúsculas e minúsculas
22
Mantenha a Clareza (Tipos de Letra)
Simples Z Mais complexa Z clara confusa
23
Mantenha a Clareza (Tipos de Letra)
As fontes com “patilhas” ou “serifas” dificultam a leitura no monitor Um tipo de letra de traço mais simples (sem patilhas) facilita a leitura É difícil ler em Italico, a partir do monitor Normal ou negrito facilitam a leitura Sublinhados podem confundir-se com links Use cor para dar ênfase
24
Mantenha a Clareza (Numeração)
Use números em listas com sequências específicas. Por exemplo: Como se põe um elefante dentro do frigorífico? 1. Abre-se a porta do frigorífico 2. Põe-se o elefante lá dentro 3. Fecha-se a porta
25
Mantenha a Clareza (Numeração)
Como se põe uma girafa dentro do frigorífico? Abre-se a porta do frigorífico Tira-se o elefante Põe-se a girafa lá dentro Fecha-se a porta
26
Mantenha a Clareza (Marcas)
Use marcas em listas sem Prioridades Sequências Hierarquias, …..
27
Mantenha a Clareza (Cores)
Use cores contrastantes Claro sobre escuro e escuro sobre claro Use combinações adequadas de cores
28
Mantenha a Clareza (Contraste)
Use cores contrastantes Claro sobre escuro e escuro sobre claro Use combinações adequadas de cores muito contraste pouco contraste
29
Mantenha a Clareza (Contraste)
Use cores contrastantes Claro sobre escuro e escuro sobre claro Use combinações adequadas de cores Claro sobre Escuro
30
Mantenha a Clareza (Contraste)
Use cores contrastantes Claro sobre escuro e escuro sobre claro Use combinações adequadas de cores Escuro sobre Claro
31
Mantenha a Clareza (Cores)
Use cores contrastantes Claro sobre escuro e escuro sobre claro Use combinações adequadas de cores Estas combinações de cores não são adequadas
32
Mantenha a Clareza (Cores)
Use cores contrastantes Claro sobre escuro e escuro sobre claro Use combinações adequadas de cores Estas combinações de cores são adequadas
33
Mantenha a Clareza (Tamanho)
O tamanho traduz importância
34
Mantenha a Clareza (Tamanho)
O Tamanho traduz Importância
35
Progressão
36
Types of Instructional Tools
Discovery Learning Individual Constructive Tools Social Constructive Tools Demasiada informação num só clique! Informational Tools Guided Inquiry Mode of Instruction Individual Instructive Tools Social Communicative Tools Direct Instruction Individual Pair Group Complexity of Interactions
37
Types of Instructional Tools
Discovery Learning Individual Constructive Tools Social Constructive Tools Informational Tools Guided Inquiry Apresentação progressiva Mode of Instruction Individual Instructive Tools Social Communicative Tools Direct Instruction Individual Pair Group Complexity of Interactions
38
Consistência
39
Consistência As diferenças atraem a atenção
As diferenças realçam a importância Use os efeitos para atrair e não para distrair
40
Consistência As diferenças atraem a atenção
As diferenças realçam a importância Use os efeitos para atrair e não para distrair Este “tick” atrai a atenção
41
Consistência As diferenças atraem a atenção
As diferenças realçam a importância Use os efeitos para atrair e não para distrair Muitas diferenças causam distracção!
42
Consistência As diferenças atraem a atenção
As diferenças realçam a importância Use os efeitos para atrair e não para distrair Este efeito realça a importância
43
Consistência As diferenças atraem a atenção
As diferenças realçam a importância Use os efeitos para atrair e não para distrair Assim torna-se confuso!
44
Consistência As diferenças atraem a atenção
As diferenças realçam a importância Use os efeitos para atrair e não para distrair Este efeito atrai a atenção
45
Consistência As diferenças atraem a atenção
As diferenças realçam a importância Use os efeitos para atrair e não para distrair Assim têm um efeito distractivo!
46
Sumário Tamanho Simplicidade Clareza Progressão Consistência
47
Palavras Finais A comunicação é a chave
Texto para apoiar a comunicação Imagens para simplificar conceitos complexos Animações para simplificar a transmissão de relações complexas O visual como apoio, não como um distractivo Som, apenas quando absolutamente necessário
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.