A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Normas para expressão acadêmica TEXTO CIENTIFICO Elaborado Objetivo Organizado ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Idéias do autor Idéias tradicionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Normas para expressão acadêmica TEXTO CIENTIFICO Elaborado Objetivo Organizado ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Idéias do autor Idéias tradicionais."— Transcrição da apresentação:

1 Normas para expressão acadêmica TEXTO CIENTIFICO Elaborado Objetivo Organizado ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Idéias do autor Idéias tradicionais e consagradas Idéias de outras autores Fontes documentais Padrões de exibição de conteúdo * Formatos* Linguagem * Seqüência* Descrição de procedimentos * Clareza* Síntese Existem diferentes momentos num texto O que é de quem num texto? Situar tema Expor argumentos favoráveis e/ou contrários discutir e defender idéias apresentar resultados discussão de resultados e conclusão Se cada um fizer de um jeito...

2 Normas para expressão acadêmica Citações MINHAS IDÉIAS OUTRAS IDÉIAS Reforçam e ilustram o que se pretende dizer (critica,reafirmação, outros olhares) Citação Direta: transcrição literal do texto Até 3 linhas: dentro do texto entre aspas Para Lancaster (2004, p. 100) “o resumo é uma representação sucinta [...] do conteúdo de um documento”. Mais de 3 linhas: recuo de 4 cm da margem esquerda. Letra menor e entrelinhas simples. Lancaster (2004, p. 113): Em suma, as características de um bom resumo são brevidade, exatidão e clareza. [...] O resumo deve ser estruturado a partir das informações contidas no título do item.

3 Normas para expressão acadêmica Citação Indireta: interpretação de partes do texto. paráfrase Incluída no texto, sem aspas. Número da página é opcional. O resumo informativo sintetiza o conteúdo do documento e inclui seus resultados. (LANCASTER, 2004). Citação de citação: citação de obra a qual não se obteve acesso físico Pode ser direta ou indireta, respeitando a formatação das mesmas. Para Hartley e Benjamin (1998 apud LANCASTER, 2004, p. 105, grifo nosso) “os resumos cresceram de importância ao longo dos anos na medida em que cresceu a literatura científica”. Na realidade, a natureza dos resumos alterou-se ao longo dos anos, na medida em que mais e mais artigos científicos passaram a competir entre si para atrair a atenção dos leitores. (HARTLEY;BENJAMIN, 1998, p. 451-452 apud LANCASTER, 2004, p.105, grifo do autor).

4 Normas para expressão acadêmica Sistema autor-data (recomendado para citações) sobrenome do autor, seguido do ano de publicação e número da página (para citações diretas). “O resumo é uma representação sucinta [...] do conteúdo de um documento. ” (LANCASTER, 2004, p. 100). Sistema numérico (recomendado para notas de rodapés) indicado por número seqüencial sobrescrito. O Banco Mundial desconsidera as particularidades das nações e define um único “pacote” aos países em desenvolvimento.¹ ____________________________________________ 1: Segundo BORGES, 2006, os paises em desenvolvimento são aqueles…. Sistema de chamadas E se tiver 2 Borges que não são a mesma pessoa? Acrescenta-se, iniciais do prenome (BORGES, J., 2005) e (BORGES, A.,1999) E se tiver 2 do mesmo cara e do mesmo ano ? (BORGES, 2007a) e (BORGES, 2007b)


Carregar ppt "Normas para expressão acadêmica TEXTO CIENTIFICO Elaborado Objetivo Organizado ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Idéias do autor Idéias tradicionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google