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PublicouVictorhugo Vas Alterado mais de 9 anos atrás
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1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios
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PNAFM ESTÁGIO DO PROGRAMA MODALIDADE: PROJETO AMPLIADO PROJETOS EM ANÁLISE PARA FINS DE ELEGIBILIDADE AO PROGRAMA 1º CONTRATO DE SUBEMPRÉSTIMO Município de Cabo de Santo Agostinho /PE
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REPRESENTANTES DOS MUNICÍPIOS CUJOS PROJETOS ESTÃO EM FASE DE APROVAÇÃO Público -alvo
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Reafirmar os princípios do PNAFM; Possibilitar aos participantes o contato com experiências de gestão nas áreas administrativa e fiscal dos governos federal e estaduais; Discutir a estrutura do projeto ampliado, visando a assegurar a eficiência de sua gestão, com vistas aos resultados pretendidos pelo PNAFM; Discutir sobre a sistemática de acompanhamento e avaliação de projetos. Objetivos
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Equilíbrio Fiscal Atendimento ao Cidadão Transparência Fiscal e Controle Social Equilíbrio Fiscal Atendimento ao Cidadão Transparência Fiscal e Controle Social PNAF M ALVOS PRINCIPAIS
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Demanda crescente da sociedade por padrões elevados de desempenho do Estado Gestão Pública
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Restrição de Recursos Gestão Pública
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Estados e Municípios Capacidade restrita de auto-financiamento dos gastos locais União Incapacidade de financiar isoladamente todos os investimentos para o desenvolvimento econômico e social Estados e Municípios Capacidade restrita de auto-financiamento dos gastos locais União Incapacidade de financiar isoladamente todos os investimentos para o desenvolvimento econômico e social Gestão Pública
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Cenário Orçamentário - UNIÃO
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Reformas e ajustes BRASIL EVOLUÇÃO FISCAL RECENTE
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ESTABILIDADE E RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA Privatização Reforma Administrativa Reforma da Previdência Acordo de Refinanciamento com Estados e Municípios PROES/PROEF Lei de Responsabilidade Fiscal União AUSTERIDADE FISCAL MEDIDAS EMERGENCIAIS MEDIDAS ESTRUTURAIS
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Resultados
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BRASIL: Superávit Primário do Setor Público 1998-2001 (% PIB) Resultados
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Dívida Líquida do Setor Público (% do PIB) 1994-2001 13,0 11,6 16,3 5,9 6,5 53,3 0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 19941995199619971998199920002001 %PIB 28,1 29,9 33,4 34,6 43,3 49,749,5 Setor Públic o 15,9 30,4 31,0 33,2 18,8 26,0 10,4 12,1 Gov. Central 13,0 14,7 16,4 18,5 9,4 Estados e Munic. 2,8 2,7 2,8 1,6 2,2 6,6 Empresas Estatais
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Estados Esforços para a melhoria qualitativa e quantitativa da arrecadação tributária e na racionalização e controle do gasto público Todos os estados são beneficiários do PNAFE, programa instituído com a finalidade de “modernização e fortalecimento institucional dos órgãos responsáveis pela gestão da área fiscal dos estados brasileiros ”.
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EVOLUÇÃO DAS LIBERAÇÕES DE RECURSOS PARA OS ESTADOS
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EVOLUÇÃO DAS LIBERAÇÕES DE RECURSOS PARA OS ESTADOS
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PNAFE - Lições A CONSOLIDAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES FAZENDÁRIAS É UM FATOR CRÍTICO DA POLÍTICA FISCAL
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PAPEL FUNDAMENTAL DOS MUNICÍPIOS UNIDADE BÁSICA DA FEDERAÇÃO FACULDADES TRIBUTÁRIAS PRÓPRIAS E AUTONOMIA ADMINISTRATIVA PAPEL FUNDAMENTAL DOS MUNICÍPIOS UNIDADE BÁSICA DA FEDERAÇÃO FACULDADES TRIBUTÁRIAS PRÓPRIAS E AUTONOMIA ADMINISTRATIVA Municípios
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TRIBUTOS INCIDENTES SOBRE O PATRIMÔNIO E TAXAS DIFICULDADES NA ADMINISTRAÇÃO E NA EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL VISÃO EQUIVOCADA DAS ADMINISTRAÇÕES FISCAIS LOCAIS NÃO COBRAM TRIBUTOS E NÃO INVESTEM EM MODERNIZAÇÃO Municípios
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ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA PERFIL MUNICIPAL Estudo do BNDES (1996) PERFIL MUNICIPAL Estudo do BNDES (1996) De 4.622 municípios : ñAPENAS 47 (1%) NÃO ARRECADAVAM NENHUMA RECEITA TRIBUTÁRIA ñ4.575 (99%) COBRARAM ALGUM OU TODOS OS TRIBUTOS MUNICIPAIS ñ3.850 (83%) ARRECADAVAM IPTU, ISS E TAXAS APENAS 17% DAS CIDADES NÃO EXPLORAVAM PLENAMENTE SUA BASE TRIBUTÁRIA
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Municípios MODERNIZAÇÃO FAZENDÁRIA GRAU DE INFORMATIZAÇÃO GRAU DE INFORMATIZAÇÃO Pesquisa do IBGE: Perfil Municipal 1999 - 5.506 Prefeituras: cadastro imobiliário : 57% cadastro ISS: 47% cadastro alvarás: 45% mapeamento digital: 7% folha de pagamento: 90% tesouraria e/ou contabilidade: 89% controle do orçamento: 79%
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AUMENTO DA ARRECADAÇÃO PRÓPRIA DOS MUNICÍPIOS 196% (1988 - 2000) CIDADES GRANDES Modernização fazendária e crescimento dos setor serviços à frente da Indústria e do comércio CIDADES PEQUENAS e REGIÕES MENOS DESENVOLVIDAS Regulamentação e Início de cobrança de impostos e taxas Municípios
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HÁ AINDA POTENCIAL TRIBUTÁRIO INEXPLORADO MUNICÍPIOS COM PERFIL IDÊNTICO EM TERMOS DE REGIÃO, RENDA E POPULAÇÃO - VARIÂNCIA DOS INDICADORES DE RECEITA DE PRÓPRIA Municípios
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DESAFIO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS DESAFIO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS Municípios EQUILÍBRIO FISCAL AMPLIAÇÃO DAS RECEITAS PRÓPRIAS AUMENTO DO CONTROLE DOS GASTOS MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO
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GESTÃO FISCAL RESPONSÁVEL LIMITE DE GASTOS EXERCÍCIO PLENO DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA EFICIÊNCIA ARRECADATÓRIA TRANSPARÊNCIA CONTROLE SOCIAL
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O desafio gerencial UMA NOVA GESTÃO DO ESTADO : Fazer mais com o mesmo / menos GESTÃO EMPREENDEDORA
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EstruturaServiçosCidadão ATUAL Foco no cliente-cidadão Programa Orçamentos Equipes Estruturas Programa Orçamentos Equipes Estruturas Serviços de qualidade Serviços de qualidade Cliente/Cidadão DESEJADO Cidadãos satisfeitos Cidadãos satisfeitos
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Foco no Resultado Princípios da Gestão Empreendedora Parcerias Gestão da Informação Avaliação Capacitação Foco no Desenvolvimento Gerencial
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Art. 64. A União prestará assistência e cooperação financeira aos Municípios para a modernização das respectivas administrações tributária, financeira, patrimonial e previdenciária, com vistas ao cumprimento das normas da Lei Complementar........................................................................... §2º. A cooperação financeira compreenderá a doação de bens e valores, o financiamento por intermédio das instituições financeiras federais e o repasse oriundos de operações externas. PNAFM LRF
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O que se deseja com o PNAFM Tornar a gestão administrativa e fiscal dos municípios comprometida com resultados que contribuam para a melhoria da qualidade de vida do cidadão
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Estratégia Dotar a administração municipal de métodos e instrumentos de gestão
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Ênfase Controle informatizado e integrado da informação Desenvolvimento de recursos humanos como requisito para a mudança cultural
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Resultados Ampliação da receita própria e do autofinanciamento do gasto municipal Racionalização do gasto e promoção da transparência e do controle social Melhoria da qualidade do atendimento ao cidadão
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