A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52)

4 CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia, sociologia, psicologia, antropologia e literatura.

5 o saber cientifico e o nível técnico alcançado na experiência com materiais. São as formas de organização e estruturação do trabalho artístico. CONHECIMENTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA: Está relacionado aos processos do fazer artístico e da criação, toma em consideração o artista no processo de criação das obras desde suas raízes históricas e sociais, as condições concretas que subsidiam a produção, o saber cientifico e o nível técnico alcançado na experiência com materiais. São as formas de organização e estruturação do trabalho artístico.

6 ARTE COMO FONTE DE HUMANIZAÇÃO ( P.54) Nesta concepção toda produção humana é resultante do processo de trabalho, neste sentido a Arte ensina a desaprender os princípios das obviedades atribuídas aos objetos e as coisas, é desafiadora, expõe contradições, emoções e os sentidos de suas construções.

7 FORMAS DE INTERPRETAÇÃO DA ARTE DENTRO DAS TEORIAS CRÍTICAS: ARTE como forma de conhecimento; ARTE como ideologia; ARTE como trabalho criador;

8 ARTE COMO FORMA DE CONHECIMENTO A arte é organizada e estruturada por um conhecimento próprio, o conteúdo formal,ao mesmo tempo possui um conteúdo social, que tem como objeto o ser humano em suas múltiplas dimensões.

9 ARTE COMO IDEOLOGIA A arte é produto de um conjunto de idéias, crenças e doutrinas, próprias de uma sociedade, de uma época ou de uma classe. A arte não é só ideologia, porém, ela está presente nas produções artísticas

10 ARTE COMO TRABALHO CRIADOR A arte é uma forma de trabalho onde ao criar o ser humano se recria, constituindo-se como ser que toma posição ante o mundo. O trabalho artístico além de representar, objetivamente ou não, uma dada realidade constitui-se, em si mesma, numa nova realidade. Sem a criação e o trabalho, a arte deixa de ser arte e não há apropriação do conhecimento estético e da produção artística.

11 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES(P.63) São conhecimentos de grande amplitude, conceitos que se constituem em fundamentos para a compreensão de cada uma das áreas de ARTE e, ao mesmo tempo, são comuns entre si, constituindo-se em elemento fundamental de uma área, mas tendo correspondência de importância nas outras áreas de ARTE.

12 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES (p. 67)‏ Elementos Formais Composição Movimentos e períodos

13 DEVE SE CONSIDERAR O APROFUNDAMENTO A SER OBSERVADO POR SÉRIE 5ª SÉRIE- Estrutura e organização da ARTE em sua origem e períodos Históricos. 6ª SÉRIE- Relacionar conhecimento com formas artísticas populares e o cotidiano do aluno.

14 7ªSÉRIE- Enfocar o significado da ARTE na sociedade contemporânea e em outras épocas, abordando as mídias. 8ª SÉRIE- Ênfase na ARTE como ideologia e fator de transformação social. ENSINO MÉDIO- Retomada e aprofundamento.

15 Encaminhamento Metodológico Arte (p. 69) Teorizar Sentir e perceber Trabalho artístico

16 TEORIZAR: fundamenta e possibilita ao aluno que perceba e aproprie a obra artística, bem como, desenvolva um trabalho artístico para formar conceitos artísticos. SENTIR E PERCEBER: são as formas de apreciação, fruição e leitura e acesso à obra de arte. TRABALHO ARTÍSTICO: é a prática criativa, o exercício com elementos que compõe uma obra de arte.

17 AVALIAÇÃO (P.81) A avaliação em Arte é diagnóstica e processual, diagnóstica por ser a referência do professor para o planejamento das aulas e de avaliação dos alunos, processual por pertencer a todos os momentos da prática pedagógica. Avaliação por meio da observação e registro: sem parâmetros comparativos entre os alunos, considerando aspectos experienciais(práticos) e conceituais(teóricos). O planejamento deve ser constantemente redirecionado, utilizando a avaliação do professor, da turmas sobre o desenvolvimento das aulas e também a auto-avaliação dos alunos.

18 AVALIAÇÃO (p. 81) -Construção de instrumentos e execução musical. -Percepção dos intervalos musicais. -Análise e compreensão da proporção como fator estrutural na disposição das partes. -Percepção do uso e da presença da proporção áurea em pinturas, na arquitetura e natureza.

19 -Percepção, construção e execução de movimentos coreográficos. -Compreensão dos elementos de composição da dança. -Envolvimento e participação nos trabalhos propostos.

20 Só eu posso pensar Se Deus existe Só eu Só eu posso chorar Quando estou triste Só eu Eu cá com meus botões De carne e osso Eu falo e ouço. Eu penso e posso Eu posso decidir Se vivo ou morro por que Porque sou vivo Vivo pra cachorro


Carregar ppt "ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google