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DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDI0 PROF

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Apresentação em tema: "DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDI0 PROF"— Transcrição da apresentação:

1 DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDI0 PROF
DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDI0 PROF. BURIM ANO 2009 –

2 LEGISLAÇÃO LDB: Art. 36: “ ... dominar os conhecimentos de filosofia e sociologia necessários ao exercício da cidadania ...” CNE Parecer 38/ “a filosofia e a sociologia são disciplinas obrigatórias no ensino médio” LEI Estadual Nº /07/2006 Obrigatoriedade da filosofia e sociologia no ensino médio CEE: deliberação (novembro) SEED Instrução normativa : novembro

3 CONCEPÇÃO Não há verdade absoluta, definitiva
Existem conteúdos que são discutidos mais propriamente pela filosofia Os conteúdos da filosofia constituíram-se historicamente Pensada a partir do pluralismo filosófico, da Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea Conteúdos estruturantes: Mito e Filosofia, Teoria do Conhecimento, Ética, Filosofia Política, Filosofia da Ciência, Estética

4 CONCEPÇÃO Opera por questionamentos, conceitos e categorias de pensamento Busca a totalidade espaço-temporal e sócio-histórica Busca significação, estrutura, origem, sentido, razões, finalidade O que? Como? Por quê?

5 OBJETO DE ESTUDO PENSAMENTO Problemas Conceitos Idéias Presentes
Na realidade e nos textos clássicos da filosofia

6 CONCEPÇÃO DE ENSINO Oferecer aos estudantes uma possibilidade de compreensão das complexidades do mundo contemporâneo, com suas múltiplas particularidades e especializações, e que se manifesta quase sempre de forma fragmentada Viabilizar interfaces com outras disciplinas na busca da compreensão do mundo da linguagem, da literatura, da história, das ciências e da arte Possibilitar aos estudantes o acesso ao saber filosófico produzido historicamente como fundamento do pensamento

7 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Recorte a partir da tradição filosófica Organizam o ensino mas não esgotam o conhecimento filosófico Devem ser trabalhados na perspectiva de pensar os problemas da vida, com significado histórico e social para os estudantes

8 CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
O recorte deve ser feito a partir dos grandes problemas presentes nos conteúdos estruturante e sua relação com o cotidiano dos estudantes O recorte será realizado pelo professor a partir de sua formação docente, sua especialização, suas leituras O recorte não pode distanciar-se do referencial da História da Filosofia

9 MITO E FILOSOFIA Os recortes podem buscar problematizar a superação, a permanência e as formas de experiência mítica e filosófica no passado e na atualidade LDP: Mito e Filosofia, O deserto do real, Ironia e Maiêutica

10 TEORIA DO CONHECIMENTO
O recorte de conteúdo básico pode problematizar o sentido, os fundamentos, a possibilidade e a validade do conhecimento LDP: O problema do conhecimento, Filosofia e Método, Perspectivas do conhecimento

11 ÉTICA O recorte pode se dar a partir da busca dos fundamentos da ação humana e dos valores que permeiam as relações intersubjetivas. Podem ser problematizados temas como: valores, virtude, felicidade, liberdade, consciência, vontade, autonomia etc. LDP: A virtude em Aristóteles e Sêneca, Amizade, Liberdade, Liberdade em Sartre

12 FILOSOFIA POLÍTICA O recorte pode se dar a partir da discussão das relações de poder e da busca de compreensão dos mecanismos que estruturam e legitimam os sistemas políticos LDP: Em busca da essência do político, A política em Maquiavel, Política e violência, A democracia em questão

13 FILOSOFIA DA CIÊNCIA O recorte pode ser a partir das principais hipóteses e resultados obtidos pela Ciência, como também as questões relativas ao conhecimento e ao processo de produção científica LDP: O Progresso da Ciência, Pensar a Ciência, Bioética

14 ESTÉTICA O recorte deve buscar a compreensão da sensibilidade, representação criativa, a apreensão intuitiva do mundo concreto e a forma como ela determina as relações do homem com o mundo e consigo mesmo LDP: Pensar a Beleza, A universalidade do gosto, Necessidade ou fim da Arte? O Cinema e uma nova percepção

15 ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS
O ensino de filosofia não se confunde apenas com o ensino de conteúdos Os conteúdos são elementos mediadores fundamentais para que se possa desenvolver o ensino de filosofia O ensino se dará por meio da sensibilização, da problematização, da investigação e da criação/recriação de conceitos

16 SENSIBILIZAÇÃO Não é ainda uma atividade propriamente filosófica
Utiliza-se de diversos recursos: filme, obras de arte, texto jornalístico ou literário, música, charges, trabalho de campo, etc Deve instigar, provocar, desafiar, sensibilizar para pensar o problema Não pode ser confundida com provocar emoções, sentimentos de pena, culpa, piedade

17 PROBLEMATIZAÇÃO Os problemas filosóficos estão presentes na atualidade e nos textos filosóficos Problematizar significa formular questões sobre a significação, a estrutura, a razão, a intenção, a finalidade e o sentido do pensamento sobre a realidade

18 INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA
Investigar é exercitar o pensamento de forma metódica buscando elementos, informações, conhecimentos para discutir o problema posto A investigação deverá recorrer à História da Filosofia e aos clássicos, seus problemas e possíveis soluções sem perder de vista a realidade onde o problema está inserido

19 CRIAÇÃO/RECRIAÇÃO DE CONCEITO
É o processo pelo qual o estudante se apropria, pensa e repensa os conceitos problematizados e investigados da tradição filosófica Espera-se que o estudante possa argumentar de forma verbal e escrita utilizando os conceitos apropriados de forma lógica, coerente e original (criação de conceitos)

20 AVALIAÇÃO Função diagnóstica (não para medir)
Subsidiar, redimensionar a ação Respeito ao estudante, suas posições e argumentações Avaliar a capacidade de argumentação, identificando os limites da suas idéias, apresentando disposição para rever suas posições Pressupõe: leitura, debate, produção de textos, pesquisa, atividades investigativas e de fixação

21 REFERÊNCIAS Deve ter como referência a História da Filosofia, seus clássicos e comentadores Biblioteca do professor Livro Didático público Textos clássicos na Internet DCE de Filosofia Página de Filosofia do Prof. Burim:


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