A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Correção da Avaliação Parcial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Correção da Avaliação Parcial"— Transcrição da apresentação:

1 Correção da Avaliação Parcial
Assuntos: Produção de leitura Figuras de Linguagem

2 Habilidades de Leitura
No final das quatro primeiras estrofes surgem as expressões: “Pobre Nino.”, “Coitado dele.”, “Tadinho do Nino” e “Que pena, Nino.”. Essas expressões utilizadas pelo eu-lírico dão a idéia de que Nino: b) é um menino solitário, já que ninguém quer sua amizade.

3 2) Sobre as idéias do texto responda: a
2) Sobre as idéias do texto responda:   a. Qual expressão, da quinta estrofe, demonstra uma mudança dos fatos que ocorrem com Nino? Justifique.   “Até que um dia” – Marca o tempo, o qual ele se olhou no espelho e tudo mudou. 

4 “Pensando em por que, quanto mais tentava encontrar um amigo, mais sozinho se sentia...” , O que fazia Nino se sentir mais sozinho ainda? O que mais deixava Nino triste era o fato de ser rejeitado. Isso o decepcionava e o intimidava a arranjar novos amigos.

5 3.      Leia as sentenças abaixo sobre o texto 1:   I – O espelho proporcionou ao menino a possibilidade de se conhecer, o que lhe permitiu fazer outros amigos, além dele mesmo. (V) II – O espelho proporcionou ao menino a possibilidade de ser ele mesmo seu único amigo. (F) III – Ocorre na penúltima estrofe uma figura de linguagem que é responsável pela expressividade: a personificação, a qual atribui ao espelho ações de seres vivos a seres inanimados. (V) IV – É adequado deduzir que Nino nunca havia notado nele mesmo, pois estava muito ocupado em busca de amigos. (V)

6 4. O texto traz várias definições sobre amizade
4. O texto traz várias definições sobre amizade. Com qual delas você mais se identifica? Justifique sua resposta Resposta pessoal, mas não se deve esquecer de justificar, o que significar comprovar suas idéias.

7 4. b) Em: “Há certas coisas numa pessoa que só um seu amigo entende
4. b) Em: “Há certas coisas numa pessoa que só um seu amigo entende. Entende, justifica, perdoa.” Interprete essa passagem do discurso O amigo é uma pessoa querida, por isso dele tudo se aceita e se ameniza. Por isso muitos defeitos que dizem que o amigo tem acabam sendo vistos como qualidades. O amigo não é guloso, mas é uma pessoa que tem muito apetite.

8 c) Explique o que chateia os filhos quando estes são comparados aos seus amigos e identifique a finalidade dessa comparação O que chateia os filhos ao serem comparados é que os amigos na verdade não são tão prefeitos assim, como os pais pensam. O amigo também não gosta de um determinado alimento. Os pais fazem isso para que os filhos comam, ou façam sua vontade.

9 a)      “Guerra e paz, amor e ódio, egoísmo e altruísmo, concórdia e discórdia, destruição e criação, convivia na alma da confusa espécie terrestre”. Antítese - Aproxima idéias opostas.

10 a)  “Afinal, a poesia, em qualquer lugar do Universo, é um exercício de ver o invisível e descobrir o que se encobre enigmaticamente.” metáfora – a poesia é um exercício de ver o invisível antítese – ver o invisível hipérbole – em qualquer lugar do universo

11 c) “A amizade precisa ser cultivadas como as plantas tenras
c)      “A amizade precisa ser cultivadas como as plantas tenras.” comparação b)      “O amigo não é guloso, mas uma pessoa que tem bastante apetite. Não é preguiçoso, mas capaz de ter momento de ócio.” eufemismo

12 Ao relacionar os textos 1 e 2, pode-se afirmar que: a
Ao relacionar os textos 1 e 2, pode-se afirmar que:   a.     A amizade é tema principal nos dois textos, mas o texto 1 é um poema narrativo e o texto 2 é um conto. Apresentam estruturas distintas.

13  7.  Quanto ao processo de comunicação do texto, só não é adequado afirmar: b)      No terceiro quadrinho, para se comunicarem, os interlocutores utilizam o código gestual e verbal. c)      No texto há apenas locutor, não locutário.

14 DESVIOS concordância verbal e nominal rasuras ausência de pontuação ausência de acentuação ausência de margem ausência de parágrafo letra ilegível desenho incorretos das letras iniciar a reposta com elemento de coesão: que, porque, pois... ortografia

15 EXEMPLOS “Que quando agente faz algo errado o amigo sempre intende mais agente, pois sempre...” “Que as vezes os pais falam de coisas boas que seu amigo faz e que agente não faz___” “ver o invisive” hiperbole “Ele desistio de procurar amisades, pois ele era muito solitario__” “Que quanto mais ele tentava fazer amigos, as pessoas regeitavam ele...”

16 Alguns desvios “Que a (há) coizas que os amigos perdoam, justificam e entende(m).” “Os filhos se chateião (chateiam), pois...” “Me identifico (Identifico-me) na parte em que...” “... Que o filho melhorace (melhorasse)...” “O amigo é uma pessoa que serve para ajudalo (ajudá-lo)...”

17 “. Ficava cada vez mais sosinho
“... Ficava cada vez mais sosinho.” “Que cada vez que nino procurava um amigo...” “Eu sou oque torço para meus amigos, porque gosto deles e quero que eles se de-em (dêem) bem.” “O despreso das pessoas...” “É, porque muitas coisas só os amigos entende(m), justifica(m)...” “... Os pais querem mudalos ( mudá-los)...”

18 “No texto mesmo aparece que o filho não gosta de comer algumas coisas, mais (mas = porém) ja(já) o outro come...” “É ruim pois (é ruim, pois) os filhos se sentem um pouco despresado (desprezado).... “Ele fasia (fazia) muitas caretas __ (,)por isso ninguem (ninguém) queria brincar com ele__”

19 “Eu comprendo (comprendo) meus amigos. ” “
“Eu comprendo (comprendo) meus amigos...” “...só os amigos Realmente Podem resouver (resolver)...” “... Tenta ao maximo possivel comprendelo (comprendê-lo) e perdoa-lo( perdoá-lo)....” “O fato de ninguém gostar e compreender ele (compreendê-lo).” “deverdade (de verdade)” “Isso calsa (causa) muita inveja...” “pessoa fausa (falsa)” “na ora (na hora)” “... Ai você pode abri-se ( pode se abrir)”

20 Educalos – educá-los Encontalos – encontrá-los Fauta – falta Dis \ diz Jeito \ jeito Consege – consegue Explo – exemplo Cituação \ situação Esplica \ explica Pra \ para Disprezável??? “voçê (você)” qu-ando \ quan-do m-ais\ mais “pença \ pensa” temque \ tem que gostase \ gostasse cinsero \ sincero dificio \ difícil dislealdade \ deslealdade


Carregar ppt "Correção da Avaliação Parcial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google