Carregar apresentação
1
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
Sara Reis
2
Funções Função Sensorial: Recebe milhares de informações vindas de receptores espalhados pelo nosso corpo, dos mais variados tipos e adaptados a responderem aos estímulos; Função Integrativa: Nos permite processar as informações recebidas, armazená-las em “bancos de memórias“ ou mesmo utilizá-las associando-as as novas sensações ; Função Motora: Controla nosso corpo (secreções, ritmo respiratório, ritmo cardíaco e etc.), comanda as contrações musculares.
3
Conceitos Sistema Nervoso (S.N): Sistema do corpo humano que comanda e coordena a comunição e as atividades das diversas partes do corpo humano; Neurônio: Célula do Sistema Nervoso (S.N) que transmite as “mensagens” nervosas; Encéfalo: Parte do S.N protegido pelo crânio; Medula Espinhal: Parte do S.N que passa pelos orifícios das vértebras (ossos da coluna vertebral).
4
Estrutura Geral do Sistema Nervoso
Encéfalo Nervos Cranianos Cérebro Medula Nervos Raquidianos Protuberância Cerebelo Bulbo Estrutura Geral do Sistema Nervoso
5
Estrutura Geral do Sistema Nervoso
Divisão Partes Funções Gerais Sistema Nervoso Central (SNC) Encéfalo Medula Espinhal Processamento e Integração de informações Condução de informações entre órgão receptores de estímulos, o SNC e órgãos efetores (músculos, por ex.) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Nervos Gânglios
6
1.0 Neurônios São as células do Sistema Nervoso;
Através de impulsos nervosos, os neurônios são capazes de transmitir informações , para todo o corpo; A comunição entre neurônios ocorrem entre axônio – dendritos.
7
Esquema de um neurônio:
1.0 Neurônios Esquema de um neurônio: Dendritos: São eles que recebem o impulso nervoso de outro neurônio ou de órgãos sensoriais; Corpo Celular: É nele que estão localizados o núcleo, o citoplasma e as organelas citoplasmáticas; Axônio: Responsável pela transmissão do impulso nervoso a outros neurônios ou a células de músculos e glândulas.
8
Transmissão de informações
entre neurônios. Corpo Celular Dendritos Sinapse Axônio
9
Sinapses Conceito: É a comunicação entre um neurônio com outro. Essa comunicação é denominada de Sinapses; Em uma sinapse um neurônio não esta diretamente em contato com o outro, existe um pequeno espaco entre eles; O impulso nervoso que percorre o neuronio consegue atravessar a sinapse, pois ao chegar na extremidade do axonio, provoca liberacao de substancias quimicas, chamadas neurotransmissores.
10
Nervos O nervo é uma estrutura anatômica formada por múltiplos axônios e dendritos neuronais, responsável pela transmissão do impulso elétrico nervoso. Os nervos fazem parte do Sistema Nervoso Periférico. Nervos podem ser motores (eferentes), cujos axônios terminam todos em fibras musculares e estimulam a contração, sensoriais (aferentes) recebem sinais vindos dos órgãos dos sentidos e alguns nervos podem ser mistos e serem compostos tanto por fibras aferentes como eferentes.
11
Nervos Nervos Sensitivos: Levam os estímulos nervosos do corpo para o encéfalo. Ex: Estímulos olfativos, auditivos, gustativas, táteis, a dor, ao frio, ao calor e etc.; Nervos Motores: Levam os estímulos nervosos do cérebro para o encéfalo. Ex: Envia, a mensagem ao músculo para que haja contração ; Nervos Mistos: São sensitivos e motores ao mesmo tempo. Ex: Nervos Raquidianos.
13
3.0 Medula Espinhal A medula espinal é um órgão tubular, que parte do encéfalo e se estende pelo canal da coluna vertebral. Tem duas funções básicas no Sistema Nervoso: - Conduzir o impulso nervoso do encéfalo para os nervos espinais e dos nervos espinais para o encéfalo. - A segunda função é servir como um centro de reflexos.
14
Importância dos Atos Reflexos
3.0 Medula Espinhal Importância dos Atos Reflexos De modo geral, os atos reflexos são “respostas prontas" do organismo a situações que podem prejudicá-lo com ele, permitindo-lhe restabelecer o equilíbrio do corpo, para protegê-lo de acidentes. Ocorrem atos reflexos quando encostamos a pele em: - Superfícies quentes; - Superfícies frias; - Superfícies perfurantes e etc.
15
Exemplo de Reflexo: Patelar
Medula Espinal Exemplo de Reflexo: Patelar
16
4.0 Encéfalo Hipotálamo: Regula a temperatura do corpo, o apetite, a sede e as funções automáticas de vários órgãos; é também um centro de emoções; Tálamo: Retransmite ao cérebro informações sensoriais e motoras; Corpo Caloso: Liga os hemisférios direito e esquerdo do cérebro; Cerebelo: Coordena a parte sensorial de movimentos e armazena a memória de movimentos aprendidos;
17
Encéfalo e Funções
18
Riscos dos danos a Medula Espinhal
Perda da Sensibilidade: A ausência da sensação de tato, de dor, de quente e frio – decorrer do fato de os impulsos nervosos, originários de sensores na pele, não chegarem até o encéfalo; Paralisia: Decorre pela interrupção da comunição nervosa. Dependendo da região medular afetada, o individuo pode ficar paraplégico, ou seja, membros inferiores paralisados ou tetraplégicos, com os quatros membros paralisados.
19
5.0 Riscos dos danos a Medula Espinhal
Área Afetada Área Afetada Área Afetada Hemiplegia Paraplegia Tetraplegia
20
Estimulantes e Depressores do S.N
Estimulantes: Algumas substâncias não naturais ao corpo, podem ser estimulantes ao organismo. São exemplos clássicos a cafeína presente em refrigerantes de cola, chás escuros, no chocolate e a nicotina, presente no tabaco; Depressores: Álcool e certos medicamentos tranquilizantes, atuam como depressores, ou seja, atuam nas sinapses reduzindo a atividade do sistema nervoso.
21
Estimulantes e Depressores do S.N
Álcool – Substância Depressora ao S.N Nicotina – Substância Estimulante ao S.N Remédios Tranqüilizantes – Substância Depressora ao S.N Cafeína presente em refrigerantes de Cola – Substância Estimulante ao S.N
22
A palavra “droga“ pode ser usada para indicar medicamentos em geral.
Drogas e o S.N A palavra “droga“ pode ser usada para indicar medicamentos em geral. De forma geral, as drogas podem diminuir ou acelerar a atuação de neurotransmissores, ou seja, estimulantes ou depressores. Portanto, as drogas afetam a comunição entre os neurônios. Seus complexos efeitos dependem das regiões do encéfalo que as drogas atuam. Quando nos referirmos ao S.N existem drogas: - Tóxicas; - Narcóticas; - Entorpecentes.
23
Fim
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.