A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Cândido Portina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Cândido Portina"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Cândido Portina
Mamíferos Colégio Cândido Portina Profº Feliciano Ciências – 7º Ano

2 Mamíferos Endotermia Corpo com pêlos: Proteção térmica.
A classe dos mamíferos (Mammalia) engloba animais vertebrados muito bem sucedidos que possuem glândulas especiais (glândulas mamárias) por meio das quais alimentam seus filhotes. Além de possuírem pêlos e glândulas sudoríparas que atuam no mecanismo de termorregulação (endotermia), e um sistema nervoso altamente diferenciado, que lhes confere grande capacidade exploratória e adaptativa, asseguradora da sobrevivência.

3 Mamíferos Endotermia Corpo com pêlos: Mimetismo.

4 Mamíferos Endotermia Corpo com pêlos: Confundimento.

5 Pele com glândulas Glândulas sudoríparas: Excedente térmico
Glândulas sebáceas: Proteção, impermeabilização

6 Pele com glândulas Glândulas odoríferas: Comunicação, defesa, acasalamento;

7 Pele com glândulas Glândulas mamárias: alimentação Cuidado parental
Proteção aos filhotes Sucesso reprodutivo Prole reduzida

8 Alimentação Incisivos: Planos, atuam cortando;
Caninos: Pontiagudos, atuam desgarrando; Pré-molares: Largos, atuam macerando; A dentição nos mamíferos é uma característica extremamente diversificada e está relacionada aos hábitos alimentares. A dentição dos mamíferos é diferenciada em incisivos, caninos, pré-molares e molares, estando intimamente relacionada ao tipo de dieta destes animais. Molares: Largos, atuam macerando;

9 Alimentação Animais insetívoros, por exemplo, possuem dentes com cúspides perfuradoras. Onívoros possuem dentes anteriores capazes de perfurar e rasgar, assim como dentes posteriores achatados e largos com função esmagadora. Herbívoros como os ruminantes possuem dentição especializada para cortar e triturar a matéria vegetal, com modificações no aparato bucal relacionadas a cada tipo de digestão. Carnívoros desenvolveram dentição especializada para perfurar, com caninos desenvolvidos, e para rasgar a carne da presa, com o quarto pré-molar superior e o primeiro molar inferior em forma de lâminas, que atuam como tesouras.

10 Adaptações para a alimentação
Insetivoria; Herbivoria (não ruminantes); A maioria dos mamíferos possui lábios móveis e glândulas orais que secretam saliva (ptialina ou amilase salivar), auxiliando a decomposição do amido. A língua dos mamíferos costuma ser bem desenvolvida na maioria das espécies, com exceção das baleias. Esta estrutura executa movimentos de extensão e retração. Na língua, estão presentes vários tipos de papilas gustativas. O esôfago é bastante diferenciado do estômago, não apresentando glândulas. Constitui um ducto de passagem para o alimento. O estômago possui diversas formas e padrões relacionados aos hábitos alimentares. Quanto às formas, podem variar desde sacos simples até estruturas mais complexas formadas por diversos compartimentos. O morcego-vampiro (Desmodus rotundus), por exemplo, é hematófago, ou seja, alimenta-se de sangue. Seu estômago evoluiu na forma de um grande saco para armazenar o alimento. Ruminantes apresentam estômagos mais complexos, divididos em quatro câmaras: rúmem, retículo, omaso e abomaso. Herbivoria/ Ruminantes.

11 Relações sociais mais complexas
Territorialidade Glândulas odoríferas Comportamento de defesa Custo x benefício: Segurança do bando Risco individual

12 Mamíferos Migração x Hibernação Limitação da locomoção
Hibernar ou migrar para uma área mais quente geralmente é uma peculiaridade da evolução. Animais menores tendem a ser mais aptos a hibernar porque a migração exige enorme quantidade de energia em relação ao tamanho de seu corpo. Animais maiores são menos aptos a hibernar devido à energia adicional necessária para aquecer um corpo grande. Limitação da locomoção Reserva energética Baixa no metabolismo

13 Mamíferos que põem ovos
Monotremados Mamíferos que põem ovos Mais primitivos; Aves??? Os Prototheria ou monotremados são os únicos mamíferos ovíparos. Possuem ovários bem desenvolvidos em relação aos demais mamíferos e vagina dupla. Os óvulos são fecundados antes de sua entrada no útero, após o que, são recobertos por uma casca coriácea e mineralizada. O ornitorrinco põe dois ovos que são incubados num ninho. As eqüidinas põem apenas um que é transportado numa bolsa como a dos marsupiais.

14 Monotremados Glândulas mamárias sem tetas

15 Mamíferos com marsúpio (bolsa)
Marsupiais Mamíferos com marsúpio (bolsa) Ausência de placenta; Parto em estágio embrionário; Menor investimento energético da mãe; Os Metatheria ou marsupiais possuem um aparelho reprodutor que é semelhante ao dos monotremados bem como ao dos Eutheria, apresentam vagina do tipo bicorne. A fecundação ocorre na trompa de Falópio. O período de gestação é curto nos marsupiais, se comparado com placentários de tamanho equivalente. Os filhotes são paridos num estado praticamente embriônico. O recém nascido arrasta-se anteriormente da abertura urogenital até os mamilos que se expandem nas suas bocas assegurando uma fixação firme. Ao contrário do que se pensava, os recém-nascidos não são auxiliados pela mãe durante o seu movimento até os mamilos. Ciclo reprodutivo mais curto.

16 Marsupiais Este grupo de animais é composto por 07 ordens, 19 famílias e 81 gêneros, com inúmeras espécies. Encontra-se assim organizado com base em semelhanças nas suas características anatômicas e fisiológicas, particularmente no que diz respeito à reprodução. O termo “marsupial” deriva da palavra marsúpio, nome dado à bolsa geralmente encontrada nas fêmeas onde são guardados os filhotes durante os primeiros dias ou meses de vida. A estrutura anatômica do marsúpio, no entanto, pode variar significativamente, indo desde à formação de uma verdadeira "bolsa" até a ausência completa de qualquer estrutura semelhante externamente. Uma característica unificadora do grupo é a ausência de placenta verdadeira, como acontece nos outros mamíferos (exceto Monotremata), chamados coletivamente de mamíferos placentários. Diversas outras características separam estes animais dos outros mamíferos, como, por exemplo, o número de dentes (possuindo dentes) que é, na maioria das vezes, maior que nos mamíferos placentários.

17 Maior proteção para a prole Maior sucesso reprodutivo
Placentários Placenta verdadeira Maior proteção para a prole Maior sucesso reprodutivo Nos Eutheria ou placentários verdadeiros, os ovidutos pareados estão fundidos, formando uma vagina comum, e, como na espécie humana, um grande útero comum. A fecundação, como nos marsupiais, ocorre na tuba uterina. O óvulo fecundado é então impelido para dentro do útero, onde será implantado, criando conexões entre o embrião e a mãe, denominadas de placenta.

18 Corte feito com os incisivos!!!
Quirópteros Característica: Vôo verdadeiro 1000 sp  3 hematófagas A ordem Chiroptera compreende o grupo dos morcegos. Habitam regiões temperadas e tropicais de ambos os hemisférios, mas estão ausentes em áreas distantes dos continentes, como em ilhas oceânicas. Não são encontrados em áreas muito frias dos hemisférios. Durante o inverno, nas zonas temperadas, eles hibernam ou migram para áreas que têm disponibilidade de alimento. Quando dormem durante o dia, muitos morcegos tornam-se semi entorpecidos e reduzem muito a temperatura do corpo, mas, quando acordam, sua temperatura se eleva e volta ao normal. São os únicos mamíferos que apresentam vôo batido, devido a transformação dos seus membros superiores em asas. Corte feito com os incisivos!!!

19 Morcego não é rato velho!

20 Característica: Caninos desenvolvidos
Carnívoros Característica: Caninos desenvolvidos Caninos muito desenvolvidos e molares modificados para cortar o alimento. A Ordem Carnivora é composta pelos mamíferos terrestres que mais se especializaram para a predação de outros vertebrados, apesar de haver representantes onívoros. Os Carnívoros fissípedes são geralmente terrestres, tendo algumas espécies arborícolas e semi-aquáticas. Os Carnívoros pinípedes são todos aquáticos e marinhos. São geralmente definidos pela presença dos dentes carniceiros, que são o primeiro molar inferior e o último pré-molar superior. Sua função está relacionada com o corte da carne da presa, desde a musculatura a ser cortada a quebra de ossos, passando pelo corte dos tendões da presa a ser ingerida. Entretanto, ser Carnívora não significa necessariamente ser carnívoro!!! Há representantes desta Ordem que são exclusivamente carnívoros, como todos os Felídeos, Pinípedes, quase todos os canídeos, a maioria dos Mustelídeos, alguns Hienídeos (carnívoros e saprófagos); há Hienídeos que são insetívoros (Proteles spp.); outros hábitos são observados, como em Ursídeos e Procionídeos, onde a alimentação é onívora.

21 Olfato e audição bem desenvolvidos: localização e captura de presas.
Carnívoros Olfato e audição bem desenvolvidos: localização e captura de presas.

22 Orca: nem baleia, nem assassina!
Cetáceos Característica: Perda de patas e pêlos, corpo fusiforme Odontoceti Mysticeti Orca: nem baleia, nem assassina!

23 Característica: Dedos ímpares apoiados sobre cascos
Perissodáctilos Característica: Dedos ímpares apoiados sobre cascos

24 Característica: Número par de dedos, “exclusivamente” herbívoros
Artiodáctilos Característica: Número par de dedos, “exclusivamente” herbívoros

25 Roedores Característica: UM PAR de incisivos superiores e um par de inferiores Crescimento indeterminado: Necessidade de desgaste

26 Lagomorfos Característica: DOIS PARES de incisivos superiores e um par inferior Crescimento indeterminado: Necessidade de desgaste

27 Sucesso desses grupos: reprodução rápida, dentes afiados
Rodentia e Lagomorpha Sucesso desses grupos: reprodução rápida, dentes afiados

28 Mansos: Passíveis de caça Encontram-se em risco de extinção
Sirênios Característica: Perda das patas posteriores + herbivoria Mansos: Passíveis de caça Encontram-se em risco de extinção

29 Primatas Característica: Membros alongados, e mãos e pés com cinco dedos providos de unha


Carregar ppt "Colégio Cândido Portina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google