A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como se Alimentam os animais?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como se Alimentam os animais?"— Transcrição da apresentação:

1 Como se Alimentam os animais?
_Diferentes regimes alimentares. _Adaptações dos animais( dentes, garras, bicos, patas) _Comportamentos dos animais na procura e captura dos alimentos

2 A alimentação é a função que fornece os nutrientes essenciais à vida.

3 O antílope consome alimentos de origem vegetal.
Os Alimentos São substâncias de origem vegetal ou animal que contém nutrientes essenciais à vida. O antílope consome alimentos de origem vegetal. O tigre consome alimentos de origem animal.

4 Os insectos fazem parte da dieta alimentar do morcego
Os animais têm preferência por determinados alimentos, é a sua dieta alimentar. Os insectos fazem parte da dieta alimentar do morcego

5 Regime Alimentar Ao conjunto de alimentos, que fazem parte da dieta alimentar, chama-se regime alimentar. Em função do seu regime alimentar, classificam – se os animais em herbívoros, carnívoros e omnívoros.

6 Classificação dos animais pelo seu regime alimentar

7 O Regime Alimentar da Raposa ao longo do ano varia

8 Dentição dos Mamíferos
Dentição Completa Carnívoros Insectívoros Omnívoros Incisivos pequenos Caninos desenvol- vidos e aguçados. Molares com cristas pontiagudas Todos os dentes são pontiagudos Molares com saliências arredondadas

9 Carnívoro

10 Insectívoro

11 Omnívoro

12 Dentição dos Mamíferos
Dentição Incompleto Herbívoros Roedores Herbívoros Ruminantes Incisivos longos, arqueados, cortantes e com crescimento contínuo. Molares com pregas transversais. Incisivos só no maxilar inferior. Molares com pregas transversais

13 Roedor

14 Herbívoro ruminante

15 Bicos das Aves Águia Pica-Pau Perdiz Corvo Garça Pelicano
Bico forte, curvo e pontiagudo Bico longo Bico forte Despedaça a carne das presas Apanha larvas e insectos Apanha sementes e frutos Corvo Garça Pelicano Bico não especializado. Alimenta-se de pequenos animais, sementes e frutos Com bico longo e aguçado Apanha os peixes que são a sua alimentação básica. Sob o seu bico longo tem uma bolsa que se pode dilatar; pesca, utilizando a bolsa como um camaroeiro.

16 Adaptação das patas á captura de alimentos
Garras curvas e afiadas que capturam e matam a presa Patas para procurar os alimentos nadando e e mergulhando Patas longas para águas não muito profundas Patas de ave trepadora, com dois dedos para a frente e dois para trás.

17 Comportamento Alimentar de um Predador
O comportamento alimentar de um predador compreende várias etapas: espera, descoberta, aproximação, captura, morte e consumo.

18 Comportamento Alimentar do Leopardo
Se avista uma gazela ao longe, aproxima-se dela silenciosamente A cerca de 50 m começa a correr cada vez mais depressa até a atingir a velocidade máxima Ao pressenti-lo, a gazela foge mas, muitas vezes, o leopardo alcança- -a antes dos 400 m. Finalmente imobiliza-a com as garras e crava-lhe os caninos na garganta ou na nuca.

19 Comportamento alimentar do falcão-peregrino

20 Comportamento alimentar de um herbívoro
O comportamento alimentar de um herbívoro compreende várias etapas: a deslocação, a escolha, a recolha e o consumo.

21 Comportamento Alimentar da Vaca
Procura e colhe o alimento A vaca colhe o alimento, envolvendo a erva com a língua e aperta-a entre os incisivos e o maxilar superior. A seguir, arranca e engole o alimento. Quando descansa, a erva volta à boca onde é bem triturada pelos molares. A forma dos dentes molares e os movimentos do maxilar favorecem uma boa trituração dos alimentos.

22 Dizer por palavras tua o significado dos seguintes termos:
No Final Deste Capítulo Deves Saber: Dizer por palavras tua o significado dos seguintes termos: _ regime alimentar, carnívoro, insectívoro, herbívoro, omnívoro e comportamento alimentar. Identificar o tipo de regime alimentar de um animal. Reconhecer a dentição de um animal carnívoro. Relacionar o regime alimentar dos mamíferos com o tipo de dentição. Relacionar o regime alimentar das aves com o bico.


Carregar ppt "Como se Alimentam os animais?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google