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PublicouGiovana Mar Alterado mais de 9 anos atrás
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PERFIL COGNITIVO-LINGUISTICO E DE NEUROIMAGEM DE ESCOLARES COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO Simone Aparecida Capellini, Giseli Donadon Germano, Fábio Henrique Pinheiro, Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista –FFC/UNESP - Marília – SP/Brasil
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Objetivos: GI: 17 escolares com dislexia GII: 17 escolares com TDAH
caracterizar e comparar os achados cognitivo-linguísticos e de neuroimagem de escolares com dislexia, com TDAH e com escolares com bom desempenho acadêmico. Método: Sujeitos: 53 escolares (9 a 10 anos de idade, de ambos os gêneros, de 3a série escolar de ensino público municipal) divididos em: GI: 17 escolares com dislexia GII: 17 escolares com TDAH GIII: 19 escolares com bom desempenho acadêmico Procedimento: Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico, versão coletiva e individual e realizado exame de neuroimagem (SPECT).
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Resultados - diferença estatisticamente significante para o desempenho dos escolares do GI e GII em relação ao GIII nas habilidades de leitura, escrita, consciência fonológica, processamento auditivo e processamento visual. Em GI: - 6% hipoperfusão na região temporal bilateral, - 18% hipoperfusão na porção mesial do lobo temporal direito e - 77% hipoperfusão na porção mesial do lobo temporal esquerdo; Em GII: - 41% hipoperfusão no lobo frontal esquerdo, - 7% hipoperfusão do tálamo e núcleos da base, - 6% hipoperfusão nos núcleos da base - 6% hipoperfusão no lobo frontal esquerdo e parietal. Conclusão: O perfil cognitivo-lingüístico dos escolares do GI e GII pode ser decorrente da presença de alterações de fluxo sangüíneo
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