Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Comportamento Organizacional
Profª Nataly Cabral Aula 3
2
Capítulo 2 Fundamentos do comportamento individual
Características biográficas Habilidades Aprendizagem
3
Imaginemos uma cena de entrevista
Precisamos de 4 candidatos
4
Características biográficas
a) Idade x Rotatividade 1. IDADE b) Idade x Absenteísmo c) Idade x Produtividade d) Idade x Satisfação no trabalho
5
Características biográficas
a) Produtividade 2. SEXO b) Filhos c) Absenteísmo d) Rotatividade e) Satisfação
6
Características biográficas
3. ESTABILIDADE a) Desempenho b) Absenteísmo c) Rotatividade d) Satisfação
7
Pode ser física ou intelectual
Habilidades O que é habilidade? Pode ser física ou intelectual
8
Habilidades intelectuais
Aptidão numérica Habilidade para fazer cálculos aritméticos rápidos e precisos. Contador Compreen-são verbal Habilidade para entender o que é lido ou ouvido e como é a relação entre as palavras. Gerente de fábrica Rapidez perceptual Habilidade para identificar semelhanças e diferenças visuais de maneira rápida e precisa. Perito de incêndios Raciocínio indutivo Habilidade para identificar uma sequencia lógica em um problema e, em seguida, resolvê-lo. Pesquisador de mercado Raciocínio dedutivo Habilidade para usar a lógica e avaliar as implicações de um argumento. Supervisor Visualização espacial Habilidade para imaginar como um objeto ficaria se sua posição no espaço fosse modificada. Arquiteto de Interiores Memória Habilidade para reter e evocar experiências passadas. Vendedor
9
Habilidades físicas Fatores de flexibilidade Flexibilidade de extensão
Fatores de força Força Dinâmica Força no tronco Força Estática Força explosiva Fatores de flexibilidade Flexibilidade de extensão Flexibilidade dinâmica Outros fatores Coordenação motora Equilíbrio Resistência
10
Adequação entre trabalho e habilidade
a) Desempenho b) Satisfação
11
O que é aprendizagem? Aprendizagem
Qualquer mudança, relativamente permanente, no comportamento que ocorre como resultado de uma experiência
12
Aprendizagem Aprendizagem envolve mudança
A mudança precisa ser permanente A mudança envolve ações
13
Teorias de Aprendizagem
1. Teoria do condicionamento clássico
15
Teoria do condicionamento clássico
Estímulo não-condicionando Resposta não condicionada
16
Estímulo condicionado
Teoria do condicionamento clássico Estímulo condicionado Resposta condicionada
17
Teoria do condicionamento clássico
Para aprender uma resposta condicionada é preciso criar uma associação entre estímulo condicionado e não condicionado
18
Teoria do comportamento operante
Comportamentos aprendidos aguardando reforços positivos Exemplo: Chefe pede para o funcionário fazer hora-extra e promete que na próxima avaliação de desempenho ele seria recompensado.
19
Teoria do Comportamento Operante (Série Big Bang)
Vídeo Teoria do Comportamento Operante (Série Big Bang)
20
Teoria da aprendizagem social
Pessoas podem aprender tanto pela observação como pela experiência direta
21
Teoria da aprendizagem social
A experiência do outro pode resultar em novos comportamentos.
22
Teoria da aprendizagem social
Processo: Atenção Retenção Reprodução Reforço
23
Modelagem: ferramenta gerencial
Formar pessoas ao orientar gradualmente sua aprendizagem
24
Métodos de modelagem do comportamento
1. Reforço positivo
25
Métodos de modelagem do comportamento
2- Reforço negativo
26
Métodos de modelagem do comportamento
3. Punição
27
Métodos de modelagem do comportamento
4. Extinção
28
Esquemas de reforço 1. Contínuo 2. Intermitente
29
Esquema de intervalos:
Reforço intermitente Esquema de intervalos: Fixo Variável Proporcional-fixo Proporcional-variável
30
Aplicações específicas na empresa
Remuneração ausência por doença x Recompensa por frequência
31
Aplicações específicas na empresa
Desenvolvimento de programas de treinamento
32
Aplicações específicas na empresa
Enquadramento do funcionário
33
Obrigada, Até a próxima aula!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.