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CMM(Capabililty Matury Model)

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Apresentação em tema: "CMM(Capabililty Matury Model)"— Transcrição da apresentação:

1 CMM(Capabililty Matury Model)
UFRJ-Instituto de Matemática Bacharelado em Informática Fundamentos da Engenharia de Software Robson da Cunha Sardinha

2 Introdução Este trabalho apresenta a norma de determinação de qualidade CMM - Modelo de Maturidade da Capacidade definida pela SEI - Software Engineering Institute.

3 Qualidade O tema qualidade tem sido muito discutido em todos os círculos da vida moderna. Qualidade total ISO 9000 Gestão pela qualidade Certificação de qualidade ambiental

4 Conceitos básicos de qualidade de software
O que é qualidade ? A totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades explícitas e implícitas (NBR ISO 8402) Qualidade é estar em conformidade com os requisitos dos clientes Qualidade é antecipar e satisfazer os desejos dos clientes Qualidade é escrever tudo o que se deve fazer e fazer tudo o que foi escrito.

5 Conceitos básicos de qualidade de software
Qualidade no produto X Qualidade no processo Antigamente pensava-se que estabelecer padrões para qualidade do produto de software fosse suficiente. Hoje a qualidade de software é sustentada por duas colunas : qualidade do processo de desenvolvimento e qualidade do produto.

6 Conceitos básicos de qualidade de software
Benefícios dos modelos de qualidade Para o Cliente Saber a capacidade corrente e potencial de um fornecedor. Para o empresa de desenvolvimento Determinar a capacidade corrente e potencial de seu próprio processo de desenvolvimento. Definir áreas e prioridades para um processo de melhoria contínua de software . Tem sido reconhecido o valor que a certificação de qualidade têm no caminho para melhoria de processos (process improvement). Por outro lado as certificações também tem sido usadas para permitir aos clientes elementos referenciais de forma que possam medir os riscos envolvidos na aquisição de produtos e serviços de um certo desenvolvedor de software. Alguns padrões têm foco mais no assessment com vistas a uma certificação de referência de mercado. Outros têm como finalidade estabelecer uma “fotografia”, um diagnóstico que permita criar um plano para SPI. O CMM embora se disponha tanto ao SPI quanto ao valor de referência está mais para o primeiro. O Bootstrap entretanto não é usado como valor de referência.

7 Qualidade no processo de desenvolvimento de software
Algumas normas de qualidade de software Qualidade no processo de desenvolvimento de software

8 CMM Capability Maturity Model
Desenvolvido pela SEI - Software Engineering Institute da Carnegie Mellon University no final dos anos 80 por solicitação do departamento de defesa dos EUA. Classificação das empresas Otimizado Gerenciado Definido Repetível Inicial

9 Níveis de maturidade do CMM
Nível 1 - Inicial (Organizações imaturas) Não há metodologia implementada e tudo ocorre de forma desorganizada: não há garantia de prazo, custo ou funcionalidade. Poucos processos são definidos e o sucesso depende de esforços individuais e heróicos. Nível 2 - Repetível Os processos básicos de gerenciamento de projeto estão estabelecidos e permitem acompanhar custo, cronograma e funcionalidade. É possível repetir o sucesso de um processo utilizado anteriormente em outros projetos similares.

10 Níveis de maturidade do CMM
Nível 3 - Definido Tanto as atividades de gerenciamento quanto de engenharia do processo de desenvolvimento de software estão documentadas, padronizadas e integradas em um padrão de desenvolvimento da organização. Todos os projetos utilizam uma versão aprovada e adaptada do processo padrão de desenvolvimento de software da organização. Níveis 4 - Gerenciado São coletadas medidas detalhadas da qualidade do produto e processo de desenvolvimento de software. Tanto o produto quanto o processo de desenvolvimento de software são entendidos e controlados quantitativamente.

11 Níveis de maturidade do CMM
Nível 5 O melhoramento contínuo do processo é conseguido através de um "feedback" quantitativo dos processos e pelo uso pioneiro de idéais e tecnologias inovadoras Observação Poucas empresas conseguem alcançar o nível 4 ou 5.

12 Área Chave do Processo Nível 2 - Repetível Gerenciamento de requisitos
Planejamento do projeto Visão geral e acompanhamento do projeto Gerenciamento de subcontratados Garantia da qualidade do software Gerenciamento de configuração

13 Área Chave do Processo Nível 3 - Definido
Foco do processo organizacional Definição do processo organizacional Programa de treinamento Gerenciamento de software integrado Engenharia de produto de software Coordenação intergrupos Revisão conjunta

14 Área Chave do Processo Nível 4 - Gerenciado Nível 5 - Otimizado
Gerenciamento quantitativo dos processos Gerenciamento da qualidade de software Nível 5 - Otimizado Prevenção de defeitos Gerenciamento de mudanças tecnológicas Gerenciamento de mudanças no processo

15 Área Comum e Práticas Base

16 Área Comum e Práticas Base

17 Área Comum e Práticas Base


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