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Introdução e ferramentas Professoras: Camila e Fabiana

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Apresentação em tema: "Introdução e ferramentas Professoras: Camila e Fabiana"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução e ferramentas Professoras: Camila e Fabiana
FLASH - Aula 1 Introdução e ferramentas Professoras: Camila e Fabiana

2 Podemos usá-lo para: Criação de animações para a Internet;
Criação de animações em formato executável permitindo fazer download em páginas da Web; Criação de animações para botões; Criação total ou parcial de uma página da Web; Criação de GIFs animados. Manipulação de objetos através de programação(Action Script).

3 Visão Geral

4 Edição de cenas Edição de símbolos Caixa de ferramentas Visualização Palco Biblioteca Lista de camadas Linha do tempo

5 Itens da janela do Flash

6 Redimensionamento e rotação
Ferramentas Sub-seleção Seleção Rotação 3D Redimensionamento e rotação Laço Texto Caneta Formas Linha Lápis Pincel Decoração Bones Preenchimento Borracha Conta-gotas

7 Ferramentas de visualização
Zoom Andar pelo palco

8 Cores e opções Cor do contorno Cor de preenchimento Preto e branco
Inverter cores

9 Propriedades do documento
Tamanho do documento Cor de plano de fundo Velocidade de quadros por segundo Medida a usar na régua

10 Indicador de progresso Mostra o estado inicial e final do objeto
Linha do tempo Quadro inicial Quadro final Indicador de progresso Mostra as etapas entre os quadros-chave com o preenchimento dos objetos Mostra o estado inicial e final do objeto Mostra as etapas entre os quadros-chave somente com o contorno dos objetos

11 Visualizar somente contorno Esconder objetos da camada
Camadas Bloquear camada Visualizar somente contorno Esconder objetos da camada Camada bloqueada Camada escondida Inserir camada Excluir camada Inserir pasta

12 Alinhamento horizontal Para liberar os objetos do palco
Janela de alinhamento Alinhamento vertical Alinhamento horizontal Para liberar os objetos do palco

13 Desenhando...

14 Detalhes no momento de desenhar!
Preenchimento Contorno e preenchimento são objetos diferentes. Para arrastar os dois juntos basta clicar 2X ou selecionar a área dos dois. Para agrupar contorno e preenchimento use CTRL+G. Para desmembrar objetos use CTRL+B. Contorno Cor de plano de fundo

15 Tipos de animação: De movimento(motion tween):
Os objetos precisam estar agrupados. De forma(shape tween): Os objetos precisam estar desagrupados. OBS: Desagrupar é diferente de desmembrar! Desagrupar usamos quando queremos ter os pixels “livres” e desmembrar é desagrupar objetos ou partes deles. OBS: Se deseja desagrupar depois de desmembrar basta desmembrar de novo.

16 Propriedades da animação:
Aceleração Rotação: Auto, sentido horário (CW), sentido anti-horário (CCW) Quantidade de vezes a repetir

17 Salvando documento do Flash:
CTRL+S ou FileSave. Escolher nome e local a ser salvo. OBS: Quando salvamos, criamos um arquivo de extensão FLA que serve somente para edição da animação e NUNCA é usado na página HTML. Arquivo com extensão SWF é que será usado na aplicação WEB.

18 Para testar a animação:
Pressione a tecla ENTER para testar dentro do palco. Pressione CTRL+ENTER para abrir uma nova janela. Ou entre no item de menu CONTROL e escolha a melhor opção.

19 Exemplo de animação de movimento com desenho:
No primeiro quadro-chave inserir uma elípse. Formatar e agrupá-lo. Inserir um novo quadro-chave na posição 20 da linha do tempo(F6). No quadro 20 arraste o objeto para a posição final da animação. Clique com o botão direito na área cinza que aparece entre os quadro-chaves. Escolha a opção: Create Classic Tween Salve o arquivo com nome exemplo1 e DEPOIS teste-o pressionando ENTER.

20 Para gerar o arquivo final:
Salvar as modificações. Definir as propriedades de publicação em: FilePublish Settings ou SHIFT+CTRL+F12. Publicar em: FilePublish ou SHIFT+F12. OBS: Dessa forma gerará por padrão um arquivo de mesmo nome com extensão SWF e um HTML. O arquivo SWF não permite edição.

21 Exercício Crie uma animação que mostre os números de 1 até 5 só que de trás para frente. Formate o tamanho do palco para 200 de largura e 200 de altura. Se desejar mude a cor de plano de fundo. Use a taxa de 8 quadros por segundo para a animação ter uma duração maior. Dê um espaço de 20 quadros entre um quadro-chave e outro. Use o recurso de interpolação de forma para mudar os números. Use a janela de alinhamento para ajusta o número. Salve como exercicio1.


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