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Cadeia de suprimentos e logística empresarial

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Apresentação em tema: "Cadeia de suprimentos e logística empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Cadeia de suprimentos e logística empresarial
Administração de Logística e da Cadeia de Suprimentos Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande

2 Programação de Aula – Semana 1
Conceito de cadeia e suprimentos Conceito de gestão da cadeia de suprimentos Conceito de logística

3 Cadeia de suprimentos Conceito de cadeia de suprimentos se origina na literatura de logística. Uma cadeia de suprimentos pode ser definida como os processos que envolvem fornecedores –clientes e ligam empresas desde a fonte inicial de matéria-prima até o ponto de consumo do produto acabado (Americam Production Inventory Control Society – APICS)

4 Cadeia de suprimentos CS abrange todas as atividades relacionadas com o fluxo e transporte de mercadorias desde o estágio de MP até o usuário final, bem como os respectivos fluxos de informação. (Handfield e Nichols, 1999) cadeia de suprimentos é uma cadeia de múltiplos negócios e relacionamentos (Lambert et al., 1998) Conflito: mesmo empresa participa simultaneamente em diversas cadeias de suprimentos concorrentes. Muita mobilidade Facilitador: TI

5 Gestão da cadeia de suprimentos
Gestão da cadeia de suprimentos consiste na colaboração entre empresas para impulsionar o posicionamento estratégico e para melhorar a eficiência operacional (Bowersox, Closs e Cooper, 2007)

6 Gestão da cadeia de suprimentos
Gestão da cadeia de suprimentos é a integração de processos de negócio desde o consumidor final até os fornecedores que fornecem produtos, serviços e informações que adicionam valor a seus clientes e a seus acionistas. (Lambert et al, 1998)

7 Conceito de Logística 1998, o Council of Logistics Management (CLM), atualmente chamado de Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP) estabeleceu que a gestão da logística é parte do conceito de SCM, definindo que sob o enfoque da cadeia de suprimentos, a logística é responsável pelo planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e as informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes Ou seja, é o trabalho necessário para transportar e posicionar o estoque ao longo da cadeia de suprimentos

8 Importância Agrega importante valor ao cliente: 4 tipos de valor (utilidade): forma, tempo lugar e posse. Forma -função da produção Posse – marketing, finanças e engenharia Tempo e lugar - logística Gerenciamento de pedidos, dos estoques, do transporte, da armazenagem e da embalagem e do fluxo de informações integrados por uma rede de instalações

9 Gestão de Relacionamento
Fluxos de informação, produtos, serviços, recursos financeiros e conhecimento Rede de fornecedores Rede de distribuição no mercado Empreendimento integrado Logística Compras Fabricação Aten.Expectativas cliente M A T E R I S CONSUMIDORES Limitações da capacidade, informação, competências essenciais, capital e recursos humanos Fonte: Bowersox; Closs; Cooper, 2007

10 Cadeia de fornecimentos
Fornecedores Reciclagem/remanufatura Cliente Serviço ao cliente Desenho de processo e produtos Manufatura Distribuidor Venda no varejo Transferência de material Transferência de informações

11 Representação de redes

12 Classificação dos membros da cadeia
Empresa focal Fornecedores de primeira camada (First tier supplier) Fornecedores de segunda camada (Second tier supplier) Distribuidores Varejos Cliente final)

13 Fluxos Montante (upstream): no sentido do fornecedor (Cadeia para cima) Jusante (downstream):no sentido do cliente final (cadeia para baixo) Reverso

14 Perspectiva da Rede . Operação produtiva Montante Jusante Cliente 1
Cliente m . Fornecedor 1 Fornecedor 2 Fornecedor 3 Fornecedor n Fornecedores de primeira camada Fornecedores de segunda camada Clientes de primeira camada Clientes de segunda camada Rede imediata de fornecimento Rede total de suprimentos Montante Jusante

15 Classificação dos membros da cadeia (Lambert et al.)
Primários: executam atividades que que agregam valor ao longo da CS de determinados produtos e/ou serviços De apoio: fornecem recursos para suportarem os membros primários, mas não participam ativamente do processo de agregação de valor

16 Classificação das cadeias (Slack)
cadeia total, ou seja, que possui todos os níveis, é aquela que envolve todas as relações cliente-fornecedor desde a extração da matéria-prima até a compra do produto final pelo consumidor final. cadeia imediata é aquela em que estão os fornecedores e consumidores com os quais a empresa faz negócio diretamente. cadeia interna diz respeito à cadeia de suprimentos local, com fluxos internos de materiais e informações entre departamentos, células ou setores da operação.

17 Componentes do sistema logístico
Área comercial Operações industriais Fornecedores Administração e finanças Distribuição física

18 Pontos básicos da logística
Movimentação dos produtos Logística interna Logística externa Tempo lead-times Custos logísticos Nível de serviço ao cliente Níveis de estoques

19 Martins e Alt, 2006

20 Atividades a serem gerenciadas que compõem a logística
Atividades-chaves Serviço ao cliente Transporte Gerência de estoques Fluxo de informação e processamento de pedidos

21 Atividades a serem gerenciadas que compõem a logística
Atividades de suporte Armazenagem Manuseio de materiais Compras Embalagem Cooperação com produção Manutenção de informações

22

23 -Transporte Ballou, 2006


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