A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Patrícia Mastroianni Faculdade de Ciências Farmacêuticas UNESP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Patrícia Mastroianni Faculdade de Ciências Farmacêuticas UNESP"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Patrícia Mastroianni Faculdade de Ciências Farmacêuticas UNESP
QUESTÕES ÉTICAS NO DEBATE DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS: BIOÉTICA E ÉTICA NA COMUNICAÇÃO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROPAGANDAS DE MEDICAMENTOS Brasília/DF 07/0405 Profa. Patrícia Mastroianni Faculdade de Ciências Farmacêuticas UNESP

2 Critérios Éticos para a Promoção de Medicamentos da OMS-1988
Objetivos: promover a atenção sanitária e o uso adequado dos medicamentos.. Propaganda: fidedigna, exata, verdadeira, informativa, equilibrada, atualizada e passível de comprovação científica. Textos e ilustrações: compatíveis com os dados científicos.

3 Critérios Éticos para a Promoção de Medicamentos da OMS-1988
Medicamentos sujeitos a prescrição: Nome dos princípios ativos, Nome comercial Excipientes que podem causar problemas* Indicações aprovadas Forma farmacêuticas* RAM Precauções e Advertências Contra-indicações Interações Medicamentosas* Nome do Fabricante e distribuidor* Referências Bibliográficas.

4 Código de Ética da Industria
ABIFARMA – 1978 “Código Voluntário de Ética Publicitária” “Boas Práticas de Promoção e Comercialização de Medicamentos” A auto regulação é falha (Herxheimer, Colleir, 1990) – ao avaliar as ações da congênere internacional (IFPMA)

5 CONSEQUÊNCIAS DA PROMOÇÃO NÃO ÉTICA:
Uso irracional, Promove o aumento nas taxas de prescrição Prescrição de medicamentos mais caros sem vantagens terapêuticas Favorece a automedicação Abuso (Kessler, Pines, 1990; Hogerzeil, 1995; Wazana, 2000)

6 Há Influencia das propagandas de medicamentos sobre a prática médica?
A propaganda tem um papel importante na decisão de escolha do medicamento a ser prescrito (Silva et. al. 1999).

7 Os profissionais têm um olhar critico sobre os materiais promocionais?
Wazana (2000) – analise sistemática de 29 estudos: Incapacidade para identificar as afirmações incorretas

8 A propaganda influencia o diagnóstico e dados epidemiológicos das doenças?
Anos 80 “Era das pílulas de dormir” Anos 90 “Era dos antidepressivos” (Lödohl, Risca, 2000; Mastroianni et. al, 2003) “Panacéia Psiquiátrica” – os Antidepressivos o uso mais difundido e menos adequado (Iserhad, 1992)

9 A propaganda cria Estereotipo?
Feminilização das doenças mentais : ansiedade (Carlini, 1981; King 1980) “Síndrome da dona de casa” (Goldman, Montagne, 1986) Benzodiazepínicos (2:1) e Neurolépticos (1:6) (Mastroianni et. al, 2003) Levantamento psicofarmacoepidemiológico coincide (Noto et. al, 2002)

10 Principais Criticas as Propagandas:
informações posológicas para grupos específicos (Cooper, 2001; Chetley, 1993) Ex. idosos 42% recebem antidepressivos e 21,2% Bdz (Almeida, 1999) Medicalização dos “distúrbios do sono” Tempo de tratamento para os Bdz; “efeitos rápidos” para os antidepressivos (Mastroianni et. al 2003) Ex. Pânico 2 a 8 semanas e TOC 12 a 26 semanas

11 E as Referências Bibliográficas?
Wilkes, 1992 – 43% não disponíveis Casandag, 1994 – 15% incompletas Mastroianni et. al, 2003 – 60% referencias – 1/3 não indexadas

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22 PADRÃO DUPLO DE INFORMAÇÃO

23

24

25

26 Será que os critérios éticos mudam dependendo do país em que o produto é divulgado?


Carregar ppt "Profa. Patrícia Mastroianni Faculdade de Ciências Farmacêuticas UNESP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google