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PublicouRayssa Anes Alterado mais de 9 anos atrás
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www.anvisa.gov.br GPROP EDUCANVISA Projeto de educação para o uso correto de medicamentos e outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária Enfoque na Propaganda e no Uso Racional de Medicamentos
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www.anvisa.gov.br GPROP Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, Publicidade, Promoção e Informação de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GPROP). Dentre outras funções, compete à GPROP: Captar e analisar peças publicitárias (MONITORAMENTO); Instaurar processo administrativo para apuração de infrações à legislação sanitária federal (FISCALIZAÇÃO).
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www.anvisa.gov.br GPROP Estrutura da GPROP DIDRM GPROP UPROP Apoio Administrativo
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www.anvisa.gov.br GPROP PROJETO DE MONITORACÃO DE PROPAGANDA Monitoramento de propaganda de produtos sujeitos à vigilânciaMonitoramento de propaganda de produtos sujeitos à vigilânciasanitária Convênio com instituições de ensino superior – cobertura deConvênio com instituições de ensino superior – cobertura de todas as regiões do país Captação de peças publicitáriasCaptação de peças publicitárias Possibilidade de avaliação das principais ocorrênciasPossibilidade de avaliação das principais ocorrências na propaganda – panorama da situação atual
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www.anvisa.gov.br GPROP Intensa divulgação dos medicamentos + Influência da propaganda no perfil do consumo de medicamentos no Brasil Uso NÃO Racional de Medicamentos Situação Atual
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www.anvisa.gov.br GPROP Situação Atual - Cultura de utilização de medicamentos - Marketing agressivo, propaganda maciça direcionada ao público leigo -Ausência de conhecimento da população sobre medicamentos -Necessidade de promoção do uso racional de medicamentos
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www.anvisa.gov.br GPROP USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS (URM) Inserido na Política Nacional de Medicamentos (Lei n.º3916/98); Envolve: - produção - garantia de qualidade - comercialização - prescrição - uso dos medicamentos Uma das principais diretrizes preconizadas pela Organização Mundial de Saúde
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www.anvisa.gov.br GPROP Situação Atual - Alimentos sendo confundidos com medicamentos - Diversas alegações de propriedades terapêuticas, curativas e medicamentosas - Propagandas enganosas com alegações não passíveis de comprovações científicas - Necessidade de informar e educar a população sobre os riscos da utilização de alimentos em substituição à tratamentos com medicamentos
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www.anvisa.gov.br GPROP Como modificar essa situação???? Desenvolvimento de estratégias...
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www.anvisa.gov.br GPROP Educação sanitária + Promoção do Uso Racional de Medicamentos + Ausência do tema “medicamentos” no currículo escolar + Desconhecimento das diferenças entre medicamentos e alimentos + Diminuição dos riscos da exposição a propaganda + Proteção à saúde EDUCANVISAEDUCANVISA
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www.anvisa.gov.br GPROP EDUCANVISAEDUCANVISA Projeto que visa o desenvolvimento de ações e estratégias em educação e comunicação em saúde com o objetivo de atingir os mais diversos segmentos da sociedade, orientando-os sobre a promoção da saúde com enfoque no uso correto de medicamentos e de outros produtos sujeitos à vigilância sanitária, bem como sobre os perigos da automedicação e da influência da propaganda enganosa, abusiva e errônea.
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www.anvisa.gov.br GPROP EDUCANVISAEDUCANVISA Projeto da Anvisa (GPROP) em parceria com o Conselho Federal de Fundo de Direito Difuso (CFDD), do Ministério da Justiça.
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www.anvisa.gov.br GPROP Saúde na Escola – PROPOSTA DO PROJETO EDUCANVISA Educação e a saúde sob uma ótica mais integradora. Proporcionar a formação continuada dos professores – por meio de uma capacitação integrada com os profissionais de VISA Proporcionar a formação continuada dos profissionais de VISA– por meio de uma capacitação integrada com os professores Contribuir para a construção de uma nova cultura da saúde inserindo o tema vigilância sanitária (produtos sujeitos a vigilância sanitária), medicamentos e propaganda de medicamentos
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www.anvisa.gov.br GPROP Promoção da Saúde na Escola O sentido do trabalho escolar, nos diversos níveis de ensino está em lidar com os valores, as crenças, os mitos e as representações que se tem sobre a própria relação do saber-fazer-ser educador e educando.
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www.anvisa.gov.br GPROP EDUCANVISAEDUCANVISA Participação dos órgãos de vigilância sanitária locais (municipais e/ou estaduais) Cidades envolvidas no projeto: Aracaju- SE Brasília – DF Florianópolis – SC João Pessoa- PB Juiz de Fora – MG Natal – RN São Luis de Montes Belos – GO
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www.anvisa.gov.br GPROP EDUCANVISAEDUCANVISA Ações desenvolvidas Oficinas de capacitação de docentes, do ensino médio e fundamental, e profissionais de vigilância sanitária discutindo os temas: Saúde Promoção da saúde Vigilância sanitária Medicamentos Propaganda de medicamentos e outros produtos sujeitos à visa Oficinas de capacitação os profissionais de vigilância sanitária para que possam atuar na fiscalização da publicidade e propaganda de medicamentos e de outros produtos sujeitos à vigilância sanitária.
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www.anvisa.gov.br GPROP EDUCANVISAEDUCANVISA Material didático está em desenvolvimento a partir de discussão com os professores e profissionais de vigilância sanitária. O projeto foi desenhado para ser adaptado à realidade das diferentes regiões e escolas do país Material de motivação (Kit Educanvisa) – estímulo para o desenvolvimento do projeto nas escolas e VISAS
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www.anvisa.gov.br GPROP KIT EDUCANVISA
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www.anvisa.gov.br GPROP EDUCANVISAEDUCANVISA Resultados Capacitação de 317 docentes e 136 profissionais de VISA Produção de : - 500 manuais para docentes - 10.000 cartilhas - 4.500 manuais para profissionais de vigilância sanitária - 10.000 folders - 2.000 cartazes
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www.anvisa.gov.br GPROP EDUCANVISA Resultados Proposta das atividades a serem desenvolvidas Três áreas de abrangência: 1) Sala de aula – CONTEÚDOS E ATIVIDADES 2) Escola – PROJETOS 3) Família - PALESTRAS
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www.anvisa.gov.br GPROP EDUCANVISA Resultados Proposta das atividades a serem desenvolvidas –Conteúdos: SAÚDE (CONCEITO AMPLIADO DE SAÚDE) PROMOÇÃO DA SAÚDE E VIGILÂNCIA SANITÁRIA MEDICAMENTOS E OUTROS PRODUTOS SUJEITOS À VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS –Convergência das propostas de acordo com as áreas do currículo: língua portuguesa, ciências naturais e matemática –Trabalho integrado com os profissionais de VISA e vice - versa
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