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Formas de Comunicação Científica

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Apresentação em tema: "Formas de Comunicação Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Formas de Comunicação Científica
Escrita Projeto de Pesquisa Relatório Poster Defesa de tese Monografia Artigos jornais/ revistas Papers Oral Exame oral Seminário Palestra Conferência Comunicação oral Todo trabalhador intelectual tem a necessidade de comunicar a outras pessoas o fruto de sua experiência, de seu saber, aprendizado e atividade. Esta necessidade decorre da própria vida, que constantemente solicita a feitura de ... Quem narra ou expõem oralmente o resultado de um estudo, na verdade está escrevendo mentalmente sua comunicação. O estudante que presta um exame ora´, por exemplo, para ser bem ucedido, tem que fazer com que seu pensamento passe pelas diferentes etapas de organização e desenvolvimento lógico requeridas para a redação. Assim, quem conhece eprtaica as normas de preparação e as técnicas de redação de trabalhos científicos está igualmente capacitado para comunicar oralmente o resultado do que pesquisou, aprendeu ou descobriu. 1

2 Plano de Escrita Determinação do tema A seleção da bibliografia
A leitura e a documentação A estruturação lógica A redação provisória - Orientação Uma vez tendo escolhido o tema da pesquisa e feito o levantamento da bibliografia sobre o mesmo, a fase seguinte é a de leitura e documentação do material coletado. Aleitura buscará fundamentar a hipótese do trabalho tratando de encontrar nos diferentes textos as passagens, conceitos, idéias, etc. que melhor possam colaborar para o esclarecimento do problema. Em muitos casos não é necessário ler todo um paper ou livro para se encontrar o material requerido. Dependendo do texto, você pode ir diretamente a um tópico ou determinado capítulo cujo título revela a presença do conteúdo desejado. Veremos adiante como esquematizar e estruturar logicamente a leitura para a prepapração da redação “provisória”, a qual servirá com um rascunho e uma orientação para a redação final. 2

3 Leitura e Documentação
Tomar nota e fazer apontamentos Registrar: Trechos literais (citar) Idéias de outros autores (não literal, mas citar fonte) Idéias que lhe ocorram durante a leitura Na sua leitura, você deve sempre fazer apontamentos. Neles, não deixe de registrar: 1. Trechos significativos. Transcreva-os literalmente e entre aspas. Não esqueça de citar a fonte de onde extraiu o material (autor, título, editora, ano, página, etc). 2. Idéias de outros autores, que não necessitam de transcrição e podem ser sumarizadas, mas que também devem ser acompanhadas da fonte original. 3. Idéias que lhe ocorram durante a leitura, suscitadas pelo material obtido. Neste caso, anote apenas o que lhe veio à mente e, indique ou não o texto que lhe provocou a idéia. 3

4 O Que Observar Na Leitura
Apresentação dos objetivos Descrição do material Características das amostras ou grupos As condições em que se realizaram a experiemntação e a coleta de dados Os resultados obtidos Análise estatística Visão crítica dos dados 5

5 Após Leitura e Documentação
Revisão geral: 1. Reler as notas de documentação 2. Complementar a pesquisa 3. Ordenar o material Após a leitura, faça uma revisão geral com as seguintes condutas: 1. Reler as notas de documentação - verifique a coerência do material colhido em relação ao tema, excluir tudo o que não for útil, descobrir lacunas no material coletado. 2. Complementar a pesquisa - Havendo lacunas, é preciso preenchê-las adequadamente com nova documentação. 3. Ordenar o material - Se a documentação está completa e coerente com os propósitos do seu trabalho, ordene as notas procurando distribuí-las segundo uma estrutura lógica.

6 A Estruturação Lógica Dispor material de forma coerente
Coordenar e relacionar idéias de maneira lógica. Elaborar um plano de escrita que torne a comunicação correta, clara e objetiva. A ordenação do material coletado consiste em dispô-lo inteligentemente, de modo que as diferentes idéias se coordenem e relacionem de maneira lógica. Nesta fase, o autor necessita de muita reflexão, sensibilidade, espírito crítico e capacidade de concatenação, pois é aí que ele tem o compromisso e a responsabilidade de elaborar um plano de escrita que torne a comunicação o mais correta, inteligente e clara possível.

7 Partes da Estruturação Lógica:
Introdução Desenvolvimento Conclusão

8 Partes da Estruturação Lógica: Introdução
Situar o problema do tema, revelando o que já foi estudado por outros autores a respeito. Justificar o trabalho assinalando importância e interesse Ser claro e conciso Introdução: Embora seja a primeira parte do trabalho, recomenda-se que seja a última a ser redigida. Isso se deve ao fato de ela ter que esclarecer o leitor sobre a natureza do racxiocínio desenvolvido na elaboração do trabalho. apresentação do assunto. Deve situar o problema do tema para o leitor, revelando-lhe o que já foi estudado por outors autores a esse respeito. Ao mesmo tempo, deve justificar a presente comunicação científica, assinalando sua importância e interesse. Não cometa o erro de produzir introduções pomposas, ambiciosas, grandiloquêntes e prolixas. Seja claro, objetivo e conciso.

9 Partes da Estruturação Lógica: Desenvolvimento (I)
“Corpo do Trabalho” Objetivo: Exposição da idéia principal do trabalho, e sua fundamentação racional. Desenvolve os tópicos indicados na introdução, analisa-os, destaca os pormenores mais significativos, discute as diferentes hipóteses e apresenta a hipótese do autor. Desenvolvimento: Também chamado o “corpo” do trabalho. Seu propósito é explicar, demonstrar e provar. Nesta fase o autor descreve, classifica, e define conceitos, teorias, fenômenos, etc que sustentarão o seu trabalho. (Veja o artigo)

10 Divisão Construção Método Equilíbrio
Partes da Estruturação Lógica: Desenvolvimento Principais características: Divisão Construção Método Equilíbrio (Veja o artigo)

11 Partes da Estruturação Lógica: Conclusão
Balanço final do estudo realizado Ponto de vista sobre o que conseguiu demonstrar durante o desenvolvimento. Para isso, deve recaptular diversas partes da argumentação e unir idéias desenvolvidas, alacançando a síntese que corresponde ao enunciado na introdução A conclusào é a resultante de todo o trabalho, a meta, o objetivo do desenvolvimento, o balanço final do estudo realizado. Na conclusão o autor expoõe claramente o seu ponto de vista sobre o que conseguiu demonstrar durante o desenvolvimento. Para isso, deve recaptular diversas partes da argumentação e unir as idéias desenvolvidas, alcançando a síntese que corresponde ao enunciado da introdução.


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