A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1"— Transcrição da apresentação:

1 PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
MOITA LOPES, L. P. A nova ordem mundial, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de inglês no Brasil: a base intelectual para uma ação política. In: BARBOSA, L.; RAMOS, R. C. G. (Org.). Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, p PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1

2 Introdução Situacionalidade da educação linguística no mundo social
Relevância de o professor de línguas, notadamente o de inglês (discursos majoritariamente construídos em inglês), tomar consciência do mundo em que está situado Sem a compreensão do que se vive, não há vida política Artigo: desenhar nova ordem mundial sob a qual vivemos e situar o papel do professor de inglês nesse mundo, traçando relações com os PCN-LE – construção de uma visão do professor de inglês baseada na compreensão do mundo social contemporâneo, no qual o discurso se tornou central, com vias a sua atuação política na prática de ensinar/aprender línguas

3 A nova ordem mundial e o processo de ensino-aprendizagem de inglês
“Gostem ou não, os professores de inglês estão no âmago dos temas educacionais, culturais e políticos mais cruciais de nossos tempos” (GEE, 1994, p.190) O acesso que o espaço cibernético dá à “complexidade, diversidade e total multiplicidade das subjetividades humanas e formas culturais de vida, juntamente com a natureza altamente fluida da identidade e as muitas possibilidades de construir a identidade pessoal” (LANKSHEAR; KNOBEL, 1997, p. 154)

4 A nova ordem mundial e o processo de ensino-aprendizagem de inglês
Como diz Gee (2000a, p. 121), “no novo capitalismo, a riqueza e o poder tendem a estar relacionados ao acesso que se tenha a redes específicas de pessoas e da informação espalhadas pelo país e pelo mundo e às experiências específicas conectadas a essas redes”. A inteligência não é mais vista como estando em um indivíduo, mas sim em uma comunidade de prática (WENGER, 1998) da qual ele participa, muitas vezes transglobalmente ou em projetos locais e temporários.

5 A nova ordem mundial e o processo de ensino-aprendizagem de inglês
“No novo capitalismo, não é realmente importante o que os indivíduos sabem por si próprios, mas, ao contrário, o que possam fazer com os outros em colaboração para efetivamente agregar ‘um valor’ ao empreendimento em que estão envolvidos” (GEE, 2000b, p. 49). Como chegar ao mundo da tecnologia sem passar pelo mundo da industrialização? Como educar as pessoas para esse novo mundo em que uma série de mudanças tecnológicas, sociais, culturais, econômicas e políticas afeta nossa vida privada e pública?

6 O que nós, professores de inglês, temos a ver com tudo isso?
Se o discurso tem tal importância na vida contemporânea, os professores de línguas estão intrinsecamente imbricados nessas mudanças. Os discursos que circulam internacionalmente, em todos os campos, são primordialmente construídos em inglês. Os discursos criam necessidades sem as quais não se pode mais viver, afetando nossas identidades e práticas sociais. O letramento computacional em inglês constitui um tipo de conhecimento central na vida contemporânea. Ele envolve inteligência que requer a habilidade de trabalhar em redes com os outros, de saber buscar a informação de quem tem, de saber que a inteligência está na comunidade de prática com que se atua rede. Ele oferece possibilidade de participação em práticas discursivas variadas , de experenciar outras e novas identidades sociais.

7 Os pcns para o ensino de inglês e a nova ordem mundial
Como os professores de inglês, uma língua crucial na vida contemporânea, podem colaborar na construção de uma outra globalização? Como se pode usar essa língua que dá acesso a tantos discursos que circulam globalmente, para construir outros discursos alternativos que possam colaborar na luta política contra a hegemonia e pela diversidade, e, ao mesmo tempo, colaborar na inclusão de brasileiros que estão excluídos de competências necessárias para a vida contemporânea (inglês)?

8 QUESTÕES REPRESENTADAS NOS PCN-LE
Três aspectos importantes nos PCNs de LEs que vêm ao encontro das questões levantadas: A visão de que os PCNs têm o objetivo central de construir uma base discursiva que possibilita o engajamento discursivo do aluno. O desenvolvimento de consciência crítica em relação à linguagem. O tratamento dado aos temas transversais nos PCNs de Les.

9


Carregar ppt "PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google