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Os Parceiros: Governo federal; Governo estadual; Governos municipais.

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4 Os Parceiros: Governo federal; Governo estadual; Governos municipais.

5 Os Princípios Políticos...
“O cidadão não é federal , nem estadual , ele está em um município, e os entes federados têm responsabilidades comuns na garantia de sua condição de sujeito de direitos”. “A educação como política pública só será de qualidade se os entes a planejarem em comum....” Anísio Teixeira, março de1946

6 Os Princípios Educacionais...
Confiamos que toda criança e todo adulto pode aprender. Entendemos que a educação se dá no encontro de várias linguagens. Trabalhamos no sentido de que a educação acontece no território e, portanto, a Seduc tem o olhar sistêmico, e direciona sua gestão política para o regime de colaboração.

7 Os Objetivos Fortalecer o regime de colaboração entre os entes federados- MEC-Estado e Municípios; Fortalecer à escola; Melhorar o desempenho do Sistema Público da Educação Básica; Valorizar os profissionais da educação; Garantir qualidade da Educação Pública Básica; Conceber educação como instrumento de transformação pessoal e social;

8 Regime de Colaboração- LC 49
Art. 12 A gestão única se dará através de programas conjuntos e permanentes para: I - cadastro, micro planejamento, transporte, chamada e matrícula da população escolar, visando a alcançar a universalização do atendimento da Educação Básica; II - formação continuada dos professores; III - unificação de piso salarial, carreira, concursos de ingresso, remoção e progressão para os profissionais da Educação Básica através de lei complementar; IV - implantação e aprofundamento da Gestão Democrática em todas as instâncias pedagógicas, políticas e administrativas; V - avaliação permanente do rendimento escolar e da gestão democrática.

9 Políticas de educação - MT
Gestão de colaboração – Mec / Estado/Município – PAR –PARFOR- PRONATEC Garantia de educação com qualidade social. Planejamento integrado das matrículas e projetos institucionais comuns. Priorização de formação inicial e continuada dos profissionais. Avaliação das aprendizagens ,institucional e profissional.

10 Políticas.... Implementação das políticas orientadas pelo MEC
Adequação mínima necessária das estruturas físicas Acompanhamento e gestão das aprendizagens Ampliação dos tempos e espaços escolares Construção e divulgação de orientações curriculares Avaliação institucional e profissional Ensino Fundamental organizado em ciclos de formação humana,

11 Ensino Médio - ressignificação do ensino médio noturno
- ensino médio inovador - ensino médio integrado a educação profissional Educação de jovens e adultos – novas perspectivas educacionais Educação no campo- ciências e saberes da terra Educação indígena- multiculturalidade Educação especial – inclusão Foco especial para a sala de aula. Compreensão de que todo aluno aprende.

12 Nossas metas ... Ações Integradoras para o fortalecimento das Políticas Educacionais do Estado de Mato Grosso: MATRÍCULA, FORMAÇÃO, TRANSPORTE ESCOLAR, Merenda escolar- Câmara de negócio MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

13 Nossas metas ... Fortalecer o Ensino Médio de forma a atingir, no mínimo, as médias nacionais, e ampliar a oferta do ensino médio integrado à educação profissional: MATRÍCULA INICIAL E FINAL DO ENSINO MÉDIO, O QUE ESTUDAR NO ENSINO MÉDIO.

14 Nossas metas ... Garantir o fortalecimento, qualidade e eficiência do Ciclo de Formação Humana. CORRIGIR O FLUXO NO ESTADO DE MATO GROSSO, ALFABETIZAR TODAS AS CRIANÇAS ATÉ O OITAVO ANO DE VIDA. Garantir todos os cidadãos alfabetizados até os 60 anos de idade.

15 Nossas metas ... Neste compasso a escola na perspectiva do Ciclo de Formação Humana tem como meta garantir o acesso e a permanência de todos, com sucesso no ensino fundamental e ainda, contribui para que no ensino médio tenha base sólida de conhecimentos.

16 Nossas metas ... A meta para o Ciclo de Formação Humana menciona acesso e permanência de todos, enfatiza o termo sucesso e faz uma interessante ponte com o ensino médio, superando a dicotomia do pensar e do fazer, e aponta a necessidade de conhecimentos, vinculados a cultura , a história e ao trabalho.

17 Nossas metas ... Ampliar a educação em tempo integral das escolas públicas de educação básica do estado de Mato Grosso. O QUE SIGNIFICA FORMAÇÃO INTEGRAL DO HUMANO E TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA. AMPLIAR AS POSSIBIIDADES DE CONHECIMENTOS DOS ALUNOS.

18 Garantir o atendimento às especificidades das diversidades educacionais

19 Nossas metas ... CAMPO, QUILOMBOLAS, INDÍGENAS; DEFICIENTES, EJA...
TODOS TEM DIREITO À EDUCAÇÃO COM QUALIDADE SOCIAL.

20 Sobre Formação de Professores
A SEDUC-MT propõe uma concepção de formação continuada que possibilite a articulação do desenvolvimento pessoal com o profissional, compreendido como processos contínuos e ininterruptos, orientados pela concepção metodológica dialética que permite responder ao dinamismo da prática educativa, as contradições de seu contexto e orientar para a sua transformação.

21 Conhecimento historicamente acumulado; Cultura profissional;
Na busca da formação de um ‘Bom Professor’.. Conhecimento historicamente acumulado; Cultura profissional; Tato pedagógico; Trabalho em equipe; Compromisso Social.

22 O bom professor... Trata  o conhecimento como  processo e não como  produto final. Faz  comunicação  dos resultados; Trabalha de forma sistêmica, valoriza a equipe; Desafia os estudantes. Pensar em equipe, agir em equipe, construir em equipe..

23 A política começa a sair da retórica e pisar na realidade
Diálogo da SEDUC com as Instituições formadoras- UFMT/UNEMAT/IF-MT Plano Nacional de Formação de Professores. Construção de diagnóstico das necessidades de formação para as redes públicas de mato grosso.(orientações curriculares) Atuação em vias de integração dos agentes formadores do Estado de Mato Grosso

24 Estratégias de Formação
Implantação do Projeto “Sala do Educador”que constitui-se em um trabalho voltado à formação continuada, que tem como objetivos: fortalecer a Escola enquanto espaço de formação por meio da organização de grupos de estudos para a construção de um comprometimento coletivo com o processo de CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS; e contribuir para a superação das DIFICULDADES apontadas pelo diagnóstico da escola.

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26 Dessa forma, fortalecer a escola como locus de formação
proporcionar ao professor espaço e tempo para sua formação de maneira contínua, Os grupos de estudos possibilitam aos professores vivenciarem momentos de reflexão, o que ensinar e o como aprender. Tematização da prática.

27 Nos próximos 4 anos... INSTITUIR MATRÍCULA PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NOS CENTROS DE FORMAÇÃO; INSTITUIR MATRÍCULA PARA TODOS OS FORMADORES NAS INSTITUIÇÕES FORMADORAS DO ESTADO (Desafios da articulação)

28 Nos próximos 4 anos... Garantir todas as crianças alfabetizadas até 8 anos de idade; Garantir conhecimento , reflexão social, espaço de pesquisa para todos os profissionais da educação; Garantir uma escola em que todos sintam alegria ao entrar e sempre o desejo de retornar.

29 Secretários e Assessores...
Vocês são os líderes da Educação Pública do Estado de Mato Grosso. A diferença positiva , as melhorias e a inclusão cidadã passa pelas suas mãos . Vocês são líderes de uma grande equipe , são exemplos . “ As palavras passam , o exemplo arrasta”.

30 Juntos , MEC, SEDUC ( Assessorias e CEFAPROS) SMEs , construirão a educação que Mato Grosso Almeja .

31 A consolidação nacional , estadual e municipal de um sistema articulado de educação se dará pela mobilização da nação na busca da valorização social da educação. Condição para isto.... O nosso empenho, nosso credo em nós mesmos e o nosso envolvimento com a causa maior.

32 Os alunos de nossas escolas públicas

33 Rosa Neide Sandes de Almeida
OBRIGADA!!!!!!!!!!!!! Rosa Neide Sandes de Almeida Seduc – MT (65)


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