A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo da Influência da Taxa de Resfriamento na Distribuição de Tensões Residuais Durante a Têmpera de um Cilindro de Aço SAE4140H Cristiano Fernandes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo da Influência da Taxa de Resfriamento na Distribuição de Tensões Residuais Durante a Têmpera de um Cilindro de Aço SAE4140H Cristiano Fernandes."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo da Influência da Taxa de Resfriamento na Distribuição de Tensões Residuais Durante a Têmpera de um Cilindro de Aço SAE4140H Cristiano Fernandes Lagatta Eleir Mundim Bortoleto Marco Aurélio Mendes Prof. Dr. Roberto Martins de Souza

2 Apresentação Introdução Objetivos Modelos e Métodos Resultados
Discussão Conclusão

3 Introdução Tensões Residuais Têmpera Deformação Plástica
Gradientes Térmicos Transformação de Fase

4 Objetivos Analisar, através de um modelo computacional, a influência da taxa de resfriamento na distribuição de tensões residuais no tratamento de têmpera de um cilindro de aço. Foco na concentração de tensões no núcleo do cilindro.

5 Modelos e Métodos SAE 4140H Malha Axi-simétrica 6000 elementos
¼ da seção longitudinal 1400 mm de diâmetro SAE 4140H

6 Modelos e Métodos Modelo desenvolvido em 2005-2006
Coeficiente de expansão linear negativo para o resfriamento Fonte: Camarão et al, 2000

7 Modelos e Métodos “Gabarito Adiabático” Sem gabarito Com gabarito
Reduzir o efeito do gradiente

8 Modelos e Métodos Condições de Contorno Duração do processo: 11 horas

9 Resultados

10 Resultados Sem transformação

11 Discussão Ressalvas O modelo apresentou algumas falhas em testes simples de dilatação térmica. As três análises foram feitas com 200mm de camada martensítica. Apesar das falhas, o modelo apresenta o mesmo comportamento apresentado por Camarão et al (2000)

12 Conclusão Taxas de resfriamento mais acentuadas fazem com que a faixa central de tensões caminhe mais para o centro do cilindro. Taxas de resfriamento mais brandas  maior concentração de tensões na superfície Taxas de resfriamento mais acentuadas  maior concentração de tensões no núcleo.


Carregar ppt "Estudo da Influência da Taxa de Resfriamento na Distribuição de Tensões Residuais Durante a Têmpera de um Cilindro de Aço SAE4140H Cristiano Fernandes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google