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Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira

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Apresentação em tema: "Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira

2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
OBJETIVO: “Administrar os recursos financeiros, de modo que eles proporcionem o maior rendimento e retorno esperado, frente ao capital investido.”

3 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
1.1 - ATIVIDADES EMPRESÁRIAIS Atividades de operações: são as atividades operacionais, as atividades de produção, compras, vendas, administração de RH, etc; Atividades de investimento: aplicação de recursos em caráter temporário ou permanente, da suporte as atividades operacionais, ex: compra de máquinas, etc.

4 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
ATIVIDADES EMPRESÁRIAIS Atividades de financiamento: reflete os efeitos das decisões tomadas pelas atividades operacionais e de investimento, ex: empréstimos bancários, integralização de capital da empresa, etc.

5 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Funções do administrador financeiro: Análise, planejamento e controle financeiro: coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, por meio de relatórios financeiros, bem como participar ativamente das decisões estratégicas, para alavancar as operações. A gestão de riscos econômicos e financeiros ganhou importância no últimos anos.

6 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Funções do administrador financeiro: Decisões de investimentos: diz respeito a aplicação de recursos financeiros em ativos circulantes ou realizável a longo prazo, considerando a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos.

7 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Funções do administrador financeiro: Decisões de financiamentos: é a tomada de decisão quanto a captação de financiamentos para investimentos, considerando a combinação adequada dos financiamentos a curto e a longo prazos e a estrutura de capital.

8 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Integração entre contabilidade e administração financeira: Contabilidade função de suporte ou assessoria. Conceitos e conhecimentos importantíssimos. Mudanças nas formas de apresentação dos resultados.

9 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Alguns conceitos importantes: Ciclo operacional: inicia-se com a compra da matéria-prima e encerra-se com o recebimento da venda. Ciclo econômico: inicia-se com a compra da matéria-prima e encerra-se com a venda do produto. Ciclo financeiro: inicia-se no momento do pagamento da matéria-prima e encerra-se no recebimento do pagamento dos produtos.

10 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Alguns conceitos importantes: Período de contas a receber: intervalo de tempo entre a venda dos produtos até o recebimento do pagamento. Período de contas a pagar: intervalo entre o recebimento da matéria-prima até o seu pagamento.

11 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Alguns conceitos importantes: Patrimônio: conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa. Ativo: bens e direitos da empresa. Passivo: obrigações da empresa. Patrimônio Liquido: diferença entre ativo e passivo.

12 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
ATIVO PASSIVO Ativo Circulante Passivo Circulante Caixa Duplicatas a Pagas Banco Duplicatas a Receber Estoque Realizável a Longo Prazo Exigível a Longo Prazo Duplicatas a receber Duplicatas a pagar Ativo Permanente Patrimônio Liquido Imóveis Capital Social Moveis e Utensílios Reserva legal Veículos Lucros ou prejuízos acumulados Marcas e Patentes

13 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Algumas contas da contabilidade: Caixa: utilizada para registrar todas as disponibilidades da empresa. Ex Dinheiro, depósitos em bancos, aplicações, etc. Estoques: utilizada para registrar os estoques de produtos para venda. Capital Social: utilizada para registrar o valor investido na empresa pelos sócios ou acionistas.

14 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Diferença entre: Gasto: é o valor dos insumos adquiridos pela empresa num determinado período. Desembolso: é o valor devidamente pago pelos insumos adquiridos num determinado período. Despesa: é o valor dos insumos consumidos com o funcionamento da empresa e não identificados com a fabricação. Custo: é o valor dos insumos gastos pela empresa com a fabricação.

15 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Análise Econômico-Financeira Análise vertical: é uma interpretação gráfica, utilizada para medir a liquidez de uma empresa. Liquidez: capacidade que um investimento tem de ser transformado em dinheiro. Na análise vertical, estuda-se as composições do Ativo e Passivo de uma empresa, extraindo assim informações que mostram a situação da empresa em termos de liquidez.

16 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Índices Econômicos Financeiros O uso de índices financeiros permite que as partes interessadas possam fazer uma avaliação de vários aspectos do desempenho de uma empresa. Estes conjuntos de índices devem ser aplicados durante um período semelhante, para se obter comparações precisas.

17 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Índices Econômicos Financeiros Índices de Liquidez; Índices de Atividade; Índices de Rentabilidade e Lucratividade; Índices de Endividamento.

18 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Índices Econômicos Financeiros Índices de Liquidez: Liquidez de uma empresa: capacidade de pagar suas obrigações a curto prazo, na data do vencimento; esta ligada a composição de seus ativos e passivos, de modo geral são os recursos disponíveis ou realizáveis a curto prazo. Os índices de liquidez tem a finalidade de medir a capacidade de pagamento de uma empresa, ou seja, a capacidade de cumprir com suas obrigações assumidas.

19 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Índices Econômicos Financeiros Índices de Liquidez: Capital circulante liquido: CCL= Ativo circulante – Passivo circulante. As empresas devem manter um nível mínimo de CCL, para garantir o pagamento de suas obrigações. Índice de liquidez corrente: Representa que para cada real de divida deve haver no mínimo o mesmo valor no ativo circulante para o pagamento. ILC= ativo circulante / passivo circulante

20 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Índices Econômicos Financeiros Índices de Liquidez: Exemplos: Calcular o CCP: AC - PC 1995 4.092 3.412 1996 6.308 4.281 1997 10.755 5.819

21 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Índices Econômicos Financeiros Índices de Liquidez: Exemplos: Calcular o ILC: AC / PC 1995 4.092 3.412 1996 6.308 4.281 1997 10.755 5.819

22 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Índices Econômicos Financeiros Índices de Liquidez: Exemplos: Resultados: CCL - ILC 1995 680 1,19 1996 2.027 1,47 1997 4.936 1,84

23 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
RECAPITULANDO: Recursos financeiros; Maximização do retorno, frente ao investimento; Funções do Administrador Financeiro: analise, planejamento e decisões; Relação da contabilidade e a Administração Financeira; Analise econômica financeira: Analise vertical; Liquidez;

24 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
RECAPITULANDO: Índices Econômico Financeiros: Índice de liquidez CCL: Capital Circulante Liquido; ILC: Índice de Liquidez Corrente;

25 UNIDADE II – CAPITAL DE GIRO
Prof. MSC Antonio P. Teles Júnior

26 2 – Capital de Giro ou Capital Circulante
Em sentido amplo corresponde ao valores demandados por uma empresa para financiar o ciclo operacional.

27 2.1 – CGL ou CCL Capital de Giro Líquido: Valor Líquido das Aplicações. CGL = Ativo Circulante – Passivo Circulante Segundo enfoque mais rigoroso, o CCL representa a parcela dos recursos de longo prazo, aplicadas em itens dos recursos de curto prazo. CCL = (Patrimônio Liquid. + Exigível a LP) – (Ativo Perm. + Realiza. LP).

28 Exemplo: CCL = 160 – 120 = 40 Ou CCL = (100 + 80) – (120+20) = 40
Ativo Circulante =160 Realizável a LP = 20 Ativo Permanente =120 Passivo Circulante = 120 Exigível a LP = 80 Patrimônio Liquido = 100 CCL = 160 – 120 = 40 Ou CCL = ( ) – (120+20) = 40

29 2.2 - Capital de Giro Próprio
CGP = Patri. Liquid. – Aplica Perma. – Ativo Permane. – Realizável a LP Representa o volume de recursos que a empresa tem aplicado em seu ativo circulante, revela o volume de capital próprio que o financia.

30 2.3 – Ciclo operacional - indicadores

31 2.3.1 – Classificação dos ciclos operacionais
Ciclo Operacional Total = PMEmp+ PMF + PMV + PMC Ciclo Econômico = PMEmp + PMF + PMV Ciclo Financeiro = (PMEmp+PMF+PMV+PMC) - PMPF

32 2.4 – Capital de giro e inflação
Perdas na incapacidade de compras correspondem ao índice de inflação (10%) multiplicados pelo Ativo Circulante disponível no final do período, Deduzido do Lucro operacional. Em seguida multiplicado pelo Imposto de Renda. Para manter o estoque de 100 und. a empresa deverá reter a quantidade de $

33 2.5 – Fontes de Financiamento
Problema dos juros no Brasil. Decisão sobre a captação de recursos para financiar o capital de giro das empresas deve considerar exposição ao risco financeiro. O risco de curto prazo é mais sensível aos comportamentos do custo operacional que o risco de financiamentos de longo prazo.

34 2.6 - Abordagem do capital de giro
Capital de giro permanente e sazonal; Variações temporárias e prazo médio de recebimentos. Abordagem pelo equilíbrio financeiro tradicional: Necessidades cobertas por exigibilidade de curto prazo, enquanto que o investimento em ativos permanente por recursos captados a longo prazo. Abordagem de risco mínimo: Todo capital de giro deve ser financiado por financiamentos de longo prazo.

35 2.7 - Necessidade de Financiamento em capital de giro
Quanto maior a o montante estipulado como passivo cíclico de uma empresa, menor será a necessidade de capital de giro a ser investido no ativo (NIG); Overtrading: Necessidade de investimento em capital de giro, superior ao montante do CCL, que em geral ocorre em situações de expansão da empresa.


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