Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
BASQUETEBOL
2
OBJECTIVO DO JOGO-Pag.113 OFENSIVAMENTE – INTRODUZIR A BOLA NO CESTO DA EQUIPA ADVERSÁRIA ; DEFENSIVAMENTE – EVITAR QUE O MESMO ACONTEÇA NO NOSSO CESTO; RESPEITANDO AS REGRAS DO JOGO.
3
TERRENO DE JOGO-P.133 O CAMPO É RECTANGULAR, DELIMITADO POR DUAS LINHAS LATERAIS E DUAS FINAIS; AS DIMENSÕES DO CAMPO VARIAM EM FUNÇÃO DA IDADE DOS PRATICANTES E DAS INSTALAÇÕES DA ESCOLA; NA FIGURA DO MANUAL FALTA – LINHA DOS 6,25 OU 3 PONTOS; LINHA DO MEIO CAMPO; ÁREA RESTRITIVA E CIRCULO CENTRAL.
5
INICIO DO JOGO-P116
6
BOLA FORA TOCA NO CHÃO PARA ALÉM DAS LINHAS DE CAMPO;
TOQUE NAS LINHAS LATERIAS OU FINAIS: UM JOGADOR COM A BOLA NAS MÃOS PISE AS LINHAS LIMITE DO CAMPO; O ÁRBITRO INTERROMPA O JOGO; NA REPOSIÇÃO DA BOLA EM JOGO NÃO PODES PISAR AS LINHAS DO CAMPO.
7
REPOSIÇÃO DA BOLA EM JOGO-116
PELA LINHA LATERAL - APÓS FALTA OU APÓS A BOLA SAIR PELA LINHA LATERAL. PELA LINHA FINAL - APÓS LAN- ÇAMENTO CONVERTIDO OU APÓS A BOLA SAIR PELA LINHA FINAL.
8
OBTENÇÃO DE PONTOS OS PONTOS SÃO OBTIDOS ATRAVÉS DA CONVERSÃO DE LANÇAMENTOS DE CAMPO E LANÇAMENTOS LIVRES; LANÇAMENTO DE CAMPO – SÃO EFECTUADOS EM QUALQUER PARTE DO CAMPO; LANÇAMENTO LIVRE – SÃO EXECUTADOS DA LINHA DE LANÇE LIVRE, APÓS FALTA E COM O JOGO PARADO; É CESTO CONVERTIDO SEMPRE QUE A BOLA EN-TRA PELA PARTE SUPERIOR DO CESTO ADVERS.
10
JOGADOR A - CESTO CONVERTIDO POR LAN-
ÇAMENTO DE CAMPO DENTRO DA LINHA DE 6,25M VALE 2 PONTOS; JOGADOR B – CESTO CONVER- TIDO POR LANÇAMENTO DE CAM- PO FORA DA LINHA DE 6,25M VALE 3 PONTOS; JOGADOR C - CESTO CONVER- TIDO POR LANÇAMENTO LIVRE VALE 1 PONTO.
11
FALTAS E VIOLAÇÕES –P116 VIOLAÇÃO – È UMA INFRACÇÃO ÀS REGRAS CUJA PENALIDADE CONSISTE NA PERDA DA BOLA (EX: PASSOS, DRIBLE ILEGAL, ETC); FALTA – É UMA INFRACÇÃO ÀS REGRAS ENVOLVENDO CONTACTO PESSOAL COM UM ADVERSÁRIO OU CONDUTA ANTIDESPORTIVA, (EX: OBSTRUIR, AGARRAR, EMPURRAR). O JOGADOR QUE COMETER MAIS DE 5 FALTAS É EXCLUIDO DO JOGO E ENTRA OUTRO PARA O SEU LUGAR.
12
EXEMPLO DE VIOLAÇÕES-P117
O DRIBLE - TERMINA NO MOMENTO EM QUE O JOGADOR QUE ESTÁ A DRIBLAR AGARRA A BOLA. SE VOLTAR A DRIBLAR É FALTA; TAMBÉM NÃO É PERMITIDO DRIBLAR COM AS DUAS MÃOS EM SIMULTÂNEO; PASSOS – UM JOGADOR NÃO PODE DAR MAIS DE DOIS PASSOS COM A BOLA NAS MÃOS; REGRA DOS 3 SEGUNDOS – UM JOGADOR NÃO PODE PERMANECER MAIS DE 3 SEGUNDOS NA ÁREA RESTRITIVA ADVERSÁRIA;
13
EXEMPLO DE VIOLAÇÕES-P117
REGRA DOS 5 SEGUNDOS - UM JOGADOR NÃO PODE PERMANECER MAIS DE 5 SEGUNDOS COM A BOLA NAS MÃOS; REGRA DOS 8 SEGUNDOS – É O TEMPO QUE UMA EQUIPA TEM PARA SAIR DO SEU MEIO-CAMPO DEFENSIVO, PARA O DO ADVERSÁRIO; REGRA DOS 24 SEGUNDOS – É O TEMPO QUE UMA EQUIPA DISPÕE PARA TENTAR ENCESTAR.
14
BIBLIOGRAFIA * Calado patrícia, Calado José. Educação Física 5º e 6º anos, Areal Editores, 2ª Reimpressão 2006. * Barata João, Coelho Olímpio. Hoje há Educação Física – 5º/6º, Texto Editora, 2000. * Veloso Rui et al. Passa a bola, Educação Física 5º/6º anos, Porto Editora. *
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.