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JARLes Equipe: Arthur Moreno Jefferson Ramos Lucas Felix

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Apresentação em tema: "JARLes Equipe: Arthur Moreno Jefferson Ramos Lucas Felix"— Transcrição da apresentação:

1 JARLes Equipe: Arthur Moreno Jefferson Ramos Lucas Felix
Renato Quirino Rennason Carneiro

2 Conteúdo 1. Apresentação 2. Arquitetura 3. Dificuldades Encontradas
1.1 Requisitos de Hardware 1.2 Requisitos de Software 1.3 Medidas de Requisitos 2. Arquitetura 2.1 Hardware 2.2 Software 2.3 Interface 3. Dificuldades Encontradas 4. Retrospectiva ( Plano Inicial vs. Execução )

3 1. Apresentação O nosso sistema JARLES, é um carro que faz rotas inteligentes pré-determinadas por um usuário através de um aparelho mobile que possui um sistema operacional android, onde o mesmo tem um aplicativo que será responsável por enviar dados e informar a rota que o carro deverá percorrer. Porém, caso haja obstáculos no caminho, o carro deverá notificar o usuário através do aplicativo, e o mesmo irá traçar uma nova rota para o carro a partir daquele ponto.

4 1.1 Requisitos de Hardware
Requisitos Funcionais: O carro deve seguir a rota que o usuário determina através do aplicativo. Quando o usuário enviar a rota e o comando de que o carro possa começar, o mesmo deve dar partida. O carro ao encontrar qualquer obstáculo, deve notificar em tempo real ao usuário através do aplicativo. O sistema deve fornecer uma comunicação continua e segura entre o carro e o aplicativo.

5 1.1 Requisitos de Hardware
Requisitos Não-Funcionais: O carro só poderá andar para frente, para o lado esquerdo e para o lado direito. O usuário deve primeiro estabelecer a comunicação com o carro através do aplicativo. O usuário tem que desenhar o padrão da rota que ele quer no aplicativo e mandar para o carro, para que ele inicie. Quando o usuário solicitar que o carro inicie a rota, ele tem de começar em tempo real.

6 1.2 Requisitos de Software
Requisitos Funcionais: Afim de criar uma nova rota ou corrigir um rota o aplicativo deve ser capaz de apresentar em sua GUI um modelo em grade, com escala definida. O aplicativo deve ser capaz de realizar a função de criar uma nova rota, com auxilio da GUI o usuário poderá desenhar a rota de acordo com o modelo de grade especificado para o mapa. O aplicativo deve ser capaz de realizar a função de corrigir uma rota, havendo a possibilidade de apagar uma rota recém desenhada. O aplicativo deve ser capaz de detectar e apresentar na GUI um obstáculo encontrado pelo veículo autônomo, através dos dados recebidos do controlador deste, e após a detecção dispor a possibilidade de correção da rota apresentada na GUI.

7 1.2 Requisitos de Software
Requisitos Funcionais: O aplicativo deve ser capaz de parar a movimentação do veículo, caso o usuário solicite essa função, fazendo uso do envio de dados para o controlador do veículo. Ao acionar a função de parada do veículo o aplicativo deve ser capaz de fornecer a função de retomar a movimentação do veículo seguindo a rota previamente definida. Ao acionar a função de parada do veículo o aplicativo deve ser capaz de fornecer a função de redefinir a rota do veículo, redesenhando a rota desejada.

8 1.2 Requisitos de Software
Requisitos Não-Funcionais: O aplicativo deveria ser implementado de forma a viabilizar a facilidade de uso e de interpretação dos resultados obtidos. Implementação de uma GUI clara e intuitiva. Implementação de botões de comando com desenhos ou texto indicando a funcionalidade desejada. Apresentação clara da rota desenhada, pontos de saída e chegada, obstáculo encontrado e etc. O aplicativo deveria ser capaz de executar e atualizar graficamente as requisições de comandos solicitadas rapidamente.

9 1.3 Medidas de Requisitos Propriedade Medida Velocidade
- O carro não deve ultrapassar os 10 centímetros/segundo - A comunicação é em tempo real Tamanho - O carro tem 25 centímetros - O tamanho do aplicativo é de 2,62 megabytes. Facilidade de Uso - O treinamento para utilização do sistema é de aproxima- damente 1 hora. Confiabilidade - O sistema só para de funcionar caso haja problema no hardware, ou na comunicação do aplicativo com o carro Robustez - O sistema é robusto, caso haja alguma falha como mencionado acima, o tempo de conserto será determinado até a chegada do técnico. Portabilidade - O carro é pequeno e de fácil portabilidade, e o aplicativo também é pequeno e configurável no sistema operacional android.

10 2. Arquitetura Nossa Arquitetura geral é : Aparelho mobile
com aplicativo Via Bluetooth Comunicação Carro

11 2.1 Hardware Envia dados Recebe dados Arduino Controla Motores Ponte h
+ Ultrassônico Sensor Módulo Bluetooth Motor de passo

12 2.1 Hardware

13 2.2 Software Ligar Bluetooth do Aparelho Definir nome da rota
Desenhar Rota do carro Enviar dados para o carro Esperar o carro enviar alguma informação ou o mesmo concluir a rota Fazer outra rota ou finalizar Desligar bluetooth

14 2.2 Software

15 2.3 Interface Estabelecer Comunicação via Bluetooth
Enviar e Receber dados Aparelho <-> Carro Software Hardware

16 3. Dificuldades Encontradas
Horário em comum entre os integrantes da equipe para reuniões. Aquisição de materiais. Local para trabalho. Problemas nos materiais que foram comprados. Conflito de ideias. Junção das partes responsáveis por cada membro, para montar o sistema final. Limitações de Hardware.

17 4. Retrospectiva ( Plano inicial vs. Execução )
Inicialmente separamos a equipe, onde cada membro ficaria responsável por alguma parte do projeto. Cada membro desenvolveu sua parte separadamente, com algumas reuniões para definir protocolos de comunicação ou aspectos de integração hardware-software.

18 4. Retrospectiva ( Plano inicial vs. Execução )
As últimas reuniões serviram para as integrações de hardware e software, permitindo solucionar os mais diversos bugs que vieram a surgir. Além disso, foi feita a montagem final do equipamento. Os últimos detalhes de software também foram acertados na última reunião. Os testes foram feitos e os requisitos propostos inicialmente foram devidamente implementados. Com isso nosso protótipo foi finalizado estando pronto para a apresentação final.


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