A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um proposta de acolhimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um proposta de acolhimento"— Transcrição da apresentação:

1 Um proposta de acolhimento
PORTA DE ENTRADA Um proposta de acolhimento

2 O Hospital Localizado na Ilha do Governador, pertencente a AP3.1, trata-se de um hospital municipal de pequeno porte direcionado à clientela pediátrica com atendimento às especialidades clínicas e cirúrgicas dentre elas: Pediatria, Hematologia, Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Cardiologia, CEFIL, Cirurgias Pediátrica e Plástica. Considerado como referência no atendimento de crianças com lábio leporino e fenda palatina (fissurados), oferece também: Odontologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Fisioterapia e Serviço Social.

3 Como se dava a priorização dos atendimentos, considerando-se a demanda de atendimento maior que a oferta: Distribuição de números de maneira burocrática e impessoal. Utilização de quaisquer critérios,em detrimento dos critérios clínicos.

4 Como chegamos até aqui? Informações históricas relevantes
Início das atividades: 09/03/2000. Modelo adotado: Projeto Bem Receber, do Hospital Jesus. Utilização da estratégia AIDPI na avaliação das crianças menores de 5 anos.

5 Os novos desafios seriam portanto:
Satisfação das necessidades do usuário, interpretando e direcionando adequadamente os serviços para cada cliente, seguindo critérios técnicos pré-determinados; Otimização dos recursos disponíveis; Organização dos fluxos internos da unidade; Humanização do atendimento; Sistematização do registro de dados de relevância epidemiológica.

6 A Porta de Entrada ACOLHIMENTO
Primeiro canal de comunicação entre a clientela e a unidade de saúde, através da perspectiva da racionalização e humanização do atendimento. = ACOLHIMENTO

7 Para COSTEIRA “O acolhimento na saúde é a construção de um novo modo de ver a doença, como responsabilidade social, a construção de novos valores de solidariedade, compromisso e construção da cidadania”.

8 OUVIR ORIENTAR ACOLHER AVALIAR PRIORIZAR COORDENAR INTEGRAR

9 Caminhos a serem percorridos pelos usuários:
A avaliação da criança segue critérios clínicos pré-determinados, que constam no protocolo da instituição. Deste modo, são determinados: Pronto atendimento; Agendamento de consulta; Encaminhamento a outro serviço.

10 Metodologia Utilizada na Avaliação
0-5 anos - AIDPI Maiores de 5 anos - acolhimento a partir da queixa principal e do estado clínico geral.

11 Resultados Alcançados
Maior autonomia na tomada de decisões; Maior resolutividade dos casos a nível ambulatorial; Modificação da estrutura física do setor; Elaboração de um protocolo interno; Maior reconhecimento do Enfermeiro por parte da comunidade e equipe multidisciplinar.

12 Validando a Porta de Entrada do HNSL (A visão do usuário)
Perguntados sobre como qualificariam a nossa Porta de Entrada: 92% classificaram como boa. Em relação ao tempo em que recorrem ao hospital: 54% já frequentavam o hospital antes de iniciado o projeto, ou seja, a mais de 3 anos.

13 Validando a Porta de Entrada do HNSL (A visão do usuário)
Ao pedirmos que apontassem aspectos positivos e negativos da iniciativa, obtivemos:  Categorizaram-se aspectos referentes ao atendimento, humanização e critérios de avaliação.  Referiram a ausência de emergência, a longa espera e a estrutura física do ambulatório.

14 Validando a Porta de Entrada do HNSL (A visão do usuário)
Sugestões: Aumentar a oferta de atendimento médico nas diversas especialidades, segundo a demanda; Criação de emergência;  Melhorar estrutura física, oferecendo condições de conforto.


Carregar ppt "Um proposta de acolhimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google