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Um proposta de acolhimento
PORTA DE ENTRADA Um proposta de acolhimento
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O Hospital Localizado na Ilha do Governador, pertencente a AP3.1, trata-se de um hospital municipal de pequeno porte direcionado à clientela pediátrica com atendimento às especialidades clínicas e cirúrgicas dentre elas: Pediatria, Hematologia, Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Cardiologia, CEFIL, Cirurgias Pediátrica e Plástica. Considerado como referência no atendimento de crianças com lábio leporino e fenda palatina (fissurados), oferece também: Odontologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Fisioterapia e Serviço Social.
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Como se dava a priorização dos atendimentos, considerando-se a demanda de atendimento maior que a oferta: Distribuição de números de maneira burocrática e impessoal. Utilização de quaisquer critérios,em detrimento dos critérios clínicos.
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Como chegamos até aqui? Informações históricas relevantes
Início das atividades: 09/03/2000. Modelo adotado: Projeto Bem Receber, do Hospital Jesus. Utilização da estratégia AIDPI na avaliação das crianças menores de 5 anos.
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Os novos desafios seriam portanto:
Satisfação das necessidades do usuário, interpretando e direcionando adequadamente os serviços para cada cliente, seguindo critérios técnicos pré-determinados; Otimização dos recursos disponíveis; Organização dos fluxos internos da unidade; Humanização do atendimento; Sistematização do registro de dados de relevância epidemiológica.
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A Porta de Entrada ACOLHIMENTO
Primeiro canal de comunicação entre a clientela e a unidade de saúde, através da perspectiva da racionalização e humanização do atendimento. = ACOLHIMENTO
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Para COSTEIRA “O acolhimento na saúde é a construção de um novo modo de ver a doença, como responsabilidade social, a construção de novos valores de solidariedade, compromisso e construção da cidadania”.
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OUVIR ORIENTAR ACOLHER AVALIAR PRIORIZAR COORDENAR INTEGRAR
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Caminhos a serem percorridos pelos usuários:
A avaliação da criança segue critérios clínicos pré-determinados, que constam no protocolo da instituição. Deste modo, são determinados: Pronto atendimento; Agendamento de consulta; Encaminhamento a outro serviço.
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Metodologia Utilizada na Avaliação
0-5 anos - AIDPI Maiores de 5 anos - acolhimento a partir da queixa principal e do estado clínico geral.
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Resultados Alcançados
Maior autonomia na tomada de decisões; Maior resolutividade dos casos a nível ambulatorial; Modificação da estrutura física do setor; Elaboração de um protocolo interno; Maior reconhecimento do Enfermeiro por parte da comunidade e equipe multidisciplinar.
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Validando a Porta de Entrada do HNSL (A visão do usuário)
Perguntados sobre como qualificariam a nossa Porta de Entrada: 92% classificaram como boa. Em relação ao tempo em que recorrem ao hospital: 54% já frequentavam o hospital antes de iniciado o projeto, ou seja, a mais de 3 anos.
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Validando a Porta de Entrada do HNSL (A visão do usuário)
Ao pedirmos que apontassem aspectos positivos e negativos da iniciativa, obtivemos: Categorizaram-se aspectos referentes ao atendimento, humanização e critérios de avaliação. Referiram a ausência de emergência, a longa espera e a estrutura física do ambulatório.
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Validando a Porta de Entrada do HNSL (A visão do usuário)
Sugestões: Aumentar a oferta de atendimento médico nas diversas especialidades, segundo a demanda; Criação de emergência; Melhorar estrutura física, oferecendo condições de conforto.
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