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Infra-Estrutura de Comunicação (IF678)

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Apresentação em tema: "Infra-Estrutura de Comunicação (IF678)"— Transcrição da apresentação:

1 Infra-Estrutura de Comunicação (IF678)
Aula Prática 01 Telnet, SMTP, HTTP e Socket Flávio Almeida Professor: Paulo Gonçalves CIn/UFPE

2 Nosso objetivo: Visão geral sobre protocolos da camada de aplicação
Consulta a RFC’s Entender o Telnet Utilizar o Telnet para enviar (SMTP) Utilizar o Telnet para efetuar requisições HTTP Compreender a comunicação entre processos – Socket

3 Agenda Sobre protocolos Camadas da Internet
Telnet: Protocolo x Aplicativo Telnet x SSH Correio Eletrônico O Protocolo SMTP Mensagens SMTP SMTP: Prática O Protocolo HTTP Métodos HTTP HTTP: Prática Definição de Socket

4 Sobre protocolos “...protocolo é um padrão que especifica o formato de dados e as regras a serem seguidas...” Para que possa haver harmonia na comunicação entre as partes envolvidas Análogos aos vários idiomas existentes... Exemplos: HTTP*, FTP*, DNS*, TCP**, UDP** (*) Protocolo da camada de aplicação (**) Protocolo da camada de transporte

5 Camadas da Internet Padrão OSI (Open Systems Interconnection) definido pela ISO (International Standardization Organization) para facilitar a interconexão de sistemas de computadores A Internet não segue a risca este padrão Modelo OSI Modelo da Internet

6 Camadas da Internet Estaremos concentrados na camada de aplicação...

7 Telnet: protocolo x aplicativo
Protocolo cliente-servidor da camada de aplicação que permite comunicação entre computadores ligados em rede Permite acesso remoto Pode ser perigoso quando ativado o modo Telnet Server! Existem vários clientes Telnet No Windows chama-se Telnet (aplicativo) Recomendamos o Putty: [download]

8 Telnet x SSH Telnet [RFC 854] não possui criptografia
Dados podem ser capturados usando-se um sniffer SSH [RFC 4251] (Secure Shell) possui criptografia, apresentando-se muito mais seguro Hoje, pouco se usa o protocolo Telnet para acesso remoto, ele vem sendo substituído pelo SSH

9 Correio eletrônico Comunicação Assíncrona – Mensagens enviadas em determinado momento não necessariamente chegam no mesmo instantaneamente. O envio de uma mensagem possui 3 componentes principais: Agente de usuário: Compor, ler e editar mensagens Servidor de Responsável pelas tentativas de envio para o do destinatário Protocolo SMTP [RFC 2821]

10 Protocolos de acesso ao correio
POP3 - Está definido na RFC 1225 e permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. IMAP – Superior ao POP3, mensagens ficam no servidor e o cliente pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, mantém estado. HTTP – Envio/recebimento de por meio de browsers Web.

11 O Protocolo SMTP O cliente envia a mensagem para o seu servidor de ... Fila de mensagens: depois que o servidor cliente recebe a mensagem ele a encaminha para uma fila de envio... A mensagem chega ao servidor destino... O cliente destinatário baixa sua mensagem do seu servidor de !

12 SMTP X HTTP SMTP – Protocolo de envio de informações (push protocol) já o HTTP é um protocolo de recebimento de dados (pull protocol) SMTP – Obriga que toda a mensagem, inclusive o corpo dela, esteja em formato ASCII Para transferência com anexo utiliza-se o protocolo MIME Os dois utilizam TCP para o transporte de dados SMTP utiliza a porta 25 e o HTTP a 80

13 Mensagens SMTP telnet ferreiros.cin.ufpe.br 25 //tecle enter
220 CIn-UFPE ESMTP Mail Server Helo comunicacao //tecle enter 250 ferreiros.cin.ufpe.br Hello g3c22.cin.ufpe.br [ ], pleased to meet you mail from: [seu //tecle enter [seu Sender ok rcpt to: //tecle enter Recipient ok data //tecle enter Alo vc! //Corpo da mensagem - tecle enter . //tecle enter quit //tecle enter

14 SMPT: Prática Envie um para sua conta do CIn utilizando o Prompt de Comando do Windows (c:\windows\system32\telnet.exe) Envie contendo o campo assunto (Consulte a RFC 2821) Agora, utilize o campo “From” (Consulte a RFC ) Envie um com cópia para outro destinatário (Consulte a RFC) Procure e utilize o campo “Cc” (Consulte a RFC)

15 O Protocolo HTTP HTTP – Protocolo de Transferência de Hipertexto
HTTP 1.0: RFC[1945] HTTP 1.1: RFC[2616] É o protocolo base da WEB Viabiliza a obtenção de Objetos(páginas, imagens...) Funciona no modelo cliente-servidor O HTTP define como o cliente (browser) requisita as páginas WEB e como o servidor as transfere Usa o TCP como transportador, podendo assim garantir transmissões confiáveis Utiliza a porta 80 como padrão

16 Métodos HTTP Alguns métodos do HTTP 1.1:
GET: busca um objeto definido por uma URL requisição PUT: indica que os dados no corpo da consulta devem ser armazenados na URL especificada POST: envia dados para serem processados pelo servidor no corpo da mensagem HEAD: Similar ao método GET, mas retorna somente o cabeçalho da resposta do servidor DELETE: apaga o arquivo especificado na URL

17 Mensagem de requisição
Típica mensagem de requisição cliente-servidor: GET <diretório> HTTP/1.1 Host: <ip de onde se encontra o diretório> Exemplo: GET /~faas/if678_monitoria/ HTTP/1.1 Host:

18 Mensagem de resposta (1/2)
Na mensagem de resposta temos: Uma linha inicial (Status-Line) Versão do protocolo HTTP (HTTP-Version) Código de status da resposta (Status-Code) e Descrição do código de status (Reason-Phrase) Linhas de cabeçalhos (Responseheader) Uma linha em branco obrigatória e Um corpo de mensagem opcional

19 Mensagem de resposta (2/2)
Exemplo: HTTP/ OK Date: Mon, 23 May :38:34 GMT Server: Apache/ (Unix) (Red-Hat/Linux) Last-Modified: Wed, 08 Jan :11:55 GMT Etag: "3f80f-1b6-3e1cb03b" Accept-Ranges: bytes Content-Length: 438 Connection: close Content-Type: text/html; charset=UTF-8 Dados

20 Alguns códigos de resposta
200 OK - conexão estabelecida e objeto requisitado encontrado 302 Found - indica um redirecionamento temporário onde no cabeçalho Location está a URL da nova localidade 301 Moved Permanently - indica que o ouve um redirecionamento permanente. E no campo Location do Head está a nova localidade, o registro com a URL antiga deve ser alterado para a nova 304 Not Modified - usado quando o cliente utiliza cache, indicando que o objeto solicitado não foi alterado 404 Not Found - indica que o recurso não foi encontrado 403 - acesso negado

21 HTTP: Prática Procure na Internet a RFC[2616] que especifica a versão 1.1 do HTTP Localize o campo de cabeçalho de requisição (Request Header Fields): Como se define a linguagem preferencial para uma página? Como o cliente indica seu navegador (User-Agent)? Utilize o que você aprendeu: Com o método GET Com o método HEAD

22 Comunicação entre processos
Processos em hosts distintos comunicam-se por meio de envio de mensagens... enviadas e recebidas através de seu socket Socket é a interface entre a camada de aplicação e a de transporte

23 Serviços requeridos pelas aplicações
Transferência de dados confiável Não pode haver perda de dados durante a transmissão Exemplos: transferência de arquivos, mensagem instantânea Banda passante disponível Algumas aplicações necessitam de uma banda passante mínima para haver consistência dos dados no receptor Exemplos: aplicações multimídia Garantia de tempo Algumas aplicações requerem um tempo máximo de atraso para a transmissão dos dados Exemplos: aplicações em tempo real, jogos multiusuários

24 TCP: transporte confiável
A Internet trabalha no esquema do “Melhor esforço” No entanto, muitas aplicações precisam de garantias... O protocolo TCP provê: Transporte confiável: os dados vão chegar corretamente! Controle de congestionamento: diminui a taxa de transmissão de um processo quando a rede está sobrecarregada Controle de fluxo: um host não receberá um volume de dados maior que o suportado por ele

25 UDP: um protocolo leve O UDP é um protocolo de transporte bastante simplificado Não possui a fase de “setup” do TCP E não fornece nenhuma garantia de entrega dos dados Isso o torna mais leve e possibilita menor sobrecarga no servidor que o utiliza É utilizado no transporte de voz sobre IP, por exemplo

26 Próxima aula... PROGRAMAÇÃO COM SOCKETS!

27 Referências James F. Kurose and Keith W. Ross, "Redes de Computadores e a Internet - Uma Nova Abordagem", 3a. edição Ed. Addison Wesley BRA


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