A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centros colaboradores da OMS: breve introdução

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centros colaboradores da OMS: breve introdução"— Transcrição da apresentação:

1 Centros colaboradores da OMS: breve introdução
Oficina de trabalho Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador, Bahia, Brasil Julho 2007

2 Resumo Definição de CC da OMS Funções e expectativas
Questões administrativas Uso do nome, emblema e bandeira da OMS Alguns dados e comentários

3 Definição de CC da OMS Os CC da OMS são instituições designadas pelo diretor-geral para realizar atividades de apoio aos programas da Organização nos âmbitos nacional, regional e global. Entre as diferentes maneiras de colaborar com a OMS, a designação como centro colaborador da OMS é provavelmente a mais formal. A OMS pode designar toda uma instituição, um departamento, divisão ou laboratório dentro de uma instituição, departamentos de universidades, laboratórios ou divisões de instituições nacionais de pesquisa, departamentos de hospitais ou ministérios da saúde, etc.

4 Instituições elegíveis
Colaboração bem sucedida com uma Unidade Técnica por no mínimo 2 anos Análise das propostas no âmbito regional e global, incluindo o Gabinete da Diretora-Geral. A avaliação é baseada em características institucionais, como: Bases técnica e científica; Grau de liderança; Estabilidade prospectiva de pessoal, atividades e financiamento; Relacionamento com outras instituições nacionais ou internacionais; Habilidade, capacidade e disposição para contribuir com o programa de trabalho da OMS; Relevância técnica e geográfica da instituição e de suas atividades para as prioridades programáticas da OMS.

5 Funções e expectativas
Função dos CC: oferecer apoio estratégico à OMS para: implementar o programa de trabalho e os objetivos aprovados pelo Comitê Executivo e pela Assembléia Mundial da Saúde, e desenvolver e fortalecer a capacidade institucional nos países e regiões. Expectativas da OMS: ter acesso aos melhores centros em todo o mundo e à sua capacidade institucional para assegurar validade científica para trabalho global de saúde. exercitar liderança através dessas redes globais na configuração da agenda de saúde internacional.

6 Objetivos estratégicos da área de recursos humanos em saúde – 2008/9
fortalecer as informações e a base de conhecimento sobre a força de trabalho em saúde para a análise, planejamento e implementação de políticas de recursos humanos desenvolver a capacidade dos países, com foco naqueles com crise de recursos humanos em saúde, para melhorar a produção (formação), distribuição, trabalho em equipe e mistura de habilidades e a retenção da força de trabalho em saúde.

7 Expectativas dos CCs melhorar a visibilidade e o reconhecimento pelas autoridades nacionais, chamando a atenção para as questões de saúde no qual eles trabalham; obter melhores oportunidades para intercambio de informação e o desenvolvimento de cooperação técnica com outras instituições, em particular, no âmbito internacional mobilizar recursos adicionais e financiamento de instituições parceiras;

8 Designação e re-designação
inicialmente por quatro anos; renovável por quatro anos ou menos (segundo requisitos do programa e resultados da avaliação); as designações são aprovadas pelo diretor-geral, após consulta às autoridades nacionais; as designações são independentes de apoio financeiro para a OMS.

9 Administração A colaboração com o CC da OMS é administrada pelos técnicos dos respectivos programas O CC pode trabalhar com todas as áreas da Organização relacionadas ao programa de trabalho aprovado.

10 Automatização dos procedimentos
sistema de trabalho eletrônico automatização dos procedimentos de designação, re-designação e descontinuidade do CC; diminuição do tempo e da tramitação dos papeis envolve relatórios on-line; vai permitir: estabelecer uma base de dados dos CC para recuperação rápida de informação na OMS; manter um histórico das propostas.

11 Uso do nome, emblema e bandeira da OMS
O CC da OMS pode usar o nome "OMS" ou "Organização Mundial da Saúde" e o emblema da OMS em seus papeis para atividades relacionadas com o plano de trabalho e sob certas condições. Todos os outros usos do nome e do emblema da OMS (por exemplo, em sites da Internet, publicações, folhetos, placas, etc.) exigem a aprovação prévia do diretor-geral. Uma bandeira da OMS pode ser obtida, se requisitada, para uso do centro em certas ocasiões - e não permanentemente.

12 Redes Em janeiro de 2000 o CE decidiu que os CC da OMS deviam ser incentivados a desenvolver relações de trabalho com outros centros, com apoio da OMS, estabelecendo redes colaborativas ou se associando a redes existentes.

13 Redes existentes / emergentes
CC da OMS para a saúde ocupacional Rede global de CC da OMS em desenvolvimento do pessoal de enfermagem e das parteiras Sistema Global de Monitoração de Ambientes - Programa de Vigilância e Avaliação da Contaminação dos Alimentos (GEMS/Food) Rede global de CC da OMS para doenças transmissíveis Rede de CC da OMS para controle do tabagismo CC da OMS para Radiação/ Rede REMPAN CC da OMS para as Classificações Internacionais CC da OMS para a Medicina Tradicional CC da OMS para prevenção de injurias e violência CC da OMS para a promoção da saúde

14 CC: alguns dados Em junho de 2006, a OMS tinha 925 centros colaboradores, distribuídos por 98 países. Os países-membros da OMS com maior número de CC são: EUA Alemanha 34 China Itália Reino Unido Tailândia 29 Austrália Canadá 26 Índia Federação Russa 26 Japão Brasil França Suécia

15 CC – RHS (excluindo enfermagem)

16 CC - RHS + Enf. - África

17 Perspectivas da OMS em relação aos CC/RHS: 2008/9
Objetivo estratégico: Fortalecer instituições chave para o desenvolvimento da força de trabalho em saúde Indicador específico: numero de novos CC em desenvolvimento de recursos humanos em saúde designados Ação em 2007: fazer uma tipologia dos CC por tema, foco de profissão/ocupação e tipo de produto; identificar os "gaps" em termos de tema e produto

18 Muito obrigado pela atenção!


Carregar ppt "Centros colaboradores da OMS: breve introdução"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google