A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Orações subordinadas substantivas

2 ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Para compreender como a oração subordinada substantiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas frases que seguem: Ninguém lamentou sua renúncia. verbo transi- tivo direto sujeito objeto direto Nesse caso, temos um período simples, uma oração ab- soluta. Nessa oração o objeto direto vem representado basicamente por um substantivo renúncia.

3 Ninguém lamentou / que você renunciasse.
Mas o objeto direto pode ser constituído por uma oração inteira, como no caso que segue: 1ª oração 2ª oração Ninguém lamentou / que você renunciasse. v. transitivo direto sujeito objeto direto No caso, o período é composto (duas orações): a oração 2 encaixa-se como objeto direto do verbo lamentou da oração 1. Portanto, classifica-se como: • subordinada: porque funciona como um termo da 1ª; • substantiva: porque desempenha uma função própria do substantivo (objeto direto).

4 ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Orações subordinadas substantivas ligadas ao verbo da oração principal. Se uma oração subordinada substantiva vem ligada ao verbo da oração principal, pode, teoricamente, funcionar como: • sujeito subjetiva objeto direto objetiva direta objeto indireto objetiva indireta

5 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA
É aquela que funciona como sujeito do verbo da oração principal. Ex: Interessa-me / que você compareça à reunião. oração principal oração subordinada substantiva subjetiva Quando a oração substantiva é subjetiva: O verbo da oração principal está sempre na 3ª pes- soa do singular (interessa-me); Não ocorre sujeito dentro dos limites da oração prin- cipal (o sujeito é a própria oração subordinada).

6 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA
É aquela que funciona como objeto direto do verbo da oração principal. 1ª oração 2ª oração Eles não permitem / que os índios vivam em paz. oração principal oração subordinada substantiva objetiva direta A oração objetiva direta: sempre se liga a um verbo da oração principal sem preposição; • indica o alvo sobre o qual recai a ação desse verbo.

7 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA
É aquela que funciona como objeto indireto da oração principal. 1ª oração 2ª oração Ex: Ninguém desconfiava de que o plano fracassasse. Oração principal Oração subordinada substantiva objetiva indireta A oração objetiva indireta: • liga-se ao verbo da oração principal, com preposi- ção. • indica o alvo ou o destinatário do processo verbal.

8 Orações subordinadas substantivas ligadas ao Nome da oração principal
Se uma oração subordinada substantiva vem ligada a um nome da oração principal, pode, teoricamente, funcionar como: Predicativo do sujeito substantiva predicativa Complemento nominal..... Substantiva completiva nominal Aposto substantiva apositiva

9 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA
É aquela que funciona como predicativo do sujeito da oração principal. 1ª oração 2ª oração Ex.: O problema é / que o prazo já se esgotou. Oração subordinada Substantiva predicativa Oração principal A oração subordinada substantiva predicativa se liga: Ao sujeito da oração principal; Através do verbo de ligação (verbo ser, na grande maioria dos casos.

10 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL
É aquela que funciona como complemento nominal de um nome da oração principal. 1ª oração 2ª oração Ex: Chego à conclusão de que o contrato é legal. Oração subordinada substantiva completiva nominal Oração principal A oração subordinada substantiva completiva nominal sempre se liga: A um nome da oração principal; Através de preposição (a, de, com, por, para, em, etc)

11 DIFERENÇA ENTRE OBJETIVA INDIRETA E COMPLETIVA NOMINAL
Apesar de muita semelhança no plano formal, a substantiva completiva nominal não se confunde com a objetiva indireta porque: A substantiva completiva nominal liga-se a um nome da oração principal. Ex.: Ninguém teve dúvida de que ela mentiu. A objetiva indireta liga-se a um verbo da oração principal. Ex.: Ninguém duvidou de que ela mentiu.

12 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA
É aquela que funciona como aposto de um nome da oração principal. Ex.: Existe nos presídios esta lei: (que) ninguém denuncia ninguém. A oração subordinada substantiva apositiva sempre se liga: A um nome da oração principal; Sem preposição e sem a mediação de um verbo de ligação

13 Orações Reduzidas São denominadas orações reduzidas aquelas que apresentam o verbo numa das formas nominais, ou seja, infinitivo, gerúndio e particípio. As orações reduzidas não são introduzidas por conectivo.

14 Substantivas subjetivas: são aquelas que exercem a função de sujeito do verbo de outra oração.
Classificação:or.sub.subst.sujetiva reduzida de infinitivo Não convém agires assim. Urge partir imediatamente. Substantivas objetivas diretas: são aquelas que exercem a função de objeto direto. Classificação:or.sub.subst. Objetiva direta reduzida de infinitivo Ordenou saírem todos logo. Respondeu estarem fechadas as matrículas.

15 Substantivas objetivas indiretas: são aquelas que funcionam como objeto indireto da oração principal. Classificação:or.sub.subst. Objetiva indireta reduzida de infinitivo Aconselho-te a sair imediatamente. Substantivas completivas nominais: são aquelas que funcionam como complemento de um nome da oração principal. Classificação:or.sub.subst. Completiva nominal reduzida de infinitivo Tinha o desejo de espalhar os fatos verdadeiros.

16 Substantivas predicativas: são aquelas que funcionam como adjetivo da oração principal.
Classificação:or.sub.subst. Predicativa reduzida de infinitivo Seu desejo era adquirir um automóvel. Substantivas apositivas: são aquelas que funcionam como aposto da oração principal. Classificação:or.sub.subst. Apositiva reduzida de infinitivo Fez uma proposta a sua companheira: viajarem pelo interior, no fim do ano.

17 Substantivas Reduzidas
Outros exemplos de Orações Subordinadas Substantivas Reduzidas

18 Orações Substantivas Reduzidas
1) Subjetiva "Era-lhe tão enfadonho ESCREVER CARTAS COMPRIDAS." (M. Assis) 2) Objetiva Direta "Resolveu NÃO MOSTRAR O CONVITE A NINGUÉM." (R. Queiroz) 3) Objetiva Indireta "Ninguém pensa EM CAVALGAR NUMA ÁGUIA." (Idem) 4) Completiva nominal "Sentiu vontade DE VOMITAR E DE MORRER." (A. Prado) 5) Predicativa "Vai, teu ofício é ALEGRAR O HOMEM." (X. Marques) 6) Apositiva "Prometi-lhes apenas isto: ESPERÁ-LOS ATÉ ÀS DEZ HORAS."


Carregar ppt "PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google