A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia de Ensino do Futsal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia de Ensino do Futsal"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Ensino do Futsal
Prof. Célio Roberto Souza

2 O ser é cultivado através de exposições a múltiplas experiências, desafios e ações concretas.
Perfil da Criança e do Adolescente

3 MODIFICAÇÕES CORPORAIS COMO O CRESCIMENTO

4 INICIAÇÃO E APRENDIZAGEM
Linha Didática. Quando Iniciar. Formação x Competição. Metodologia com Iniciantes. Fundamentos de Ataque e Defesa. Jogos Técnicos/Táticos.

5 QUANDO INICIAR? Maturação – Diferenciações estruturais e funcionais do organismo. Desenvolvimento Motor – Referente ao aprendizado dos fundamentos e aprimoramentos das qualidades físicas. Desenvolvimento Cognitivo – Referente ao conhecimento do jogo, do grupo, reconhecimentos dos líderes, influências, etc...

6 O QUE ENSINAR ? Formação do Caráter da Criança Disciplina Organização
Auto-conhecimento do corpo, seu funcionamento e limitações Interação Social Função no Grupo (titular/reserva)

7 COMO ENSINAR ? Aprender brincando – O Lúdico Estímulos diversificados.
Raciocinar / resolver problemas. Jogos com todos.

8 QUAIS OS OBJETIVOS ? Noção de Espaço e Temporal
Identificação dos Espaços de Quadra e Posições Táticas Básicas Flexibilidade das Regras Com+Viver = compartilhar e respeitar.

9 DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE
Esquema Corporal Tempo Espaço Ritmo Raciocínio Lateralidade Equilíbrio Audição Visão Coordenação Motora

10 ESTRATÉGIAS NAS AULAS Informar os objetivos.
Exercícios com maior número de participantes. Não participe (observe e corrija). Uso relativo do apito. Aulas mescladas (homens e mulheres). Uso de circuitos para correção técnica.

11 O QUE É O ATAQUE? É Toda a Ação Com Posse de Bola.
Busca de Superioridade Numérica. Elaboração Para Atingir o Maior Objetivo, O GOL.

12 O QUE É A DEFESA? É Toda a Ação Sem a Posse da Bola.
Marcar é Desarmar. Busca da Superioridade Numérica. Elaboração Para Evitar o Maior Objetivo do Adversário, O GOL.

13 FUNDAMENTOS DA MARCAÇÃO
Olhar a Bola e o Homem, Se For Perder, Perca a Bola. Manter uma Certa Distância. Fazer o Triângulo Homem-Bola e Fechar o Meio. Defesa Sempre Atrás da Linha da Bola. Tempo de Abordagem.

14 FUNDAMENTOS DO ATAQUE Linha de Passe.
Jogar na frente da Linha da Bola. Contra-Ataques – Homem da Bola Levar o Mais Próximo do Primeiro Marcador e os Companheiros Devem Buscar Linha de Passe. No Jogo de Pivô – 1)Dominar a Bola. 2)Buscar Quem Vem para Finalizar (Ou Recomeçar o Ataque). 3)Giro (Surpresa).

15 CARACTERÍSTICAS EM CADA FASE DO DESENVOLVIMENTO

16 Diminuição do egocêntrico.
SEGUNDA INFÂNCIA (3 A 6 ANOS) Crescente habilidades motoras simples (equilibrar, correr, pular, pegar, lançar, chutar). Diminuição do egocêntrico. Imaturidade cognitiva leva a muitas ideias ilógicas acerca do mundo (imaginação, mentiras, criatividade).

17 SEGUNDA INFÂNCIA (3 A 6 ANOS)
Brincar, criatividade e imaginação tornam-se mais elaborados (cria formas inovadoras de realização e execução). Independência, autocontrole e cuidado próprio aumentam (preocupação com roupas). Família ainda é o núcleo da vida, embora outras crianças comecem a se tornar importantes (formação de grupos).

18 TERCEIRA INFÂNCIA (6 A 12 ANOS)
Força e habilidade física se aperfeiçoam. (relacionar habilidades básicas) Ganhos cognitivos melhoram a capacidade de tirar proveito da educação formal (Memória e habilidades de linguagem – entender sistemas de jogo simples). Auto-imagem se desenvolve, afetando a auto-estima (Vergonha em se expor ou gosta de ser o centro das atenções).

19 Adolescência (12 a 20 anos) Mudanças físicas são rápidas e profundas.
Atinge-se a maturidade reprodutiva (namoro). Egocentrismo adolescente persiste em alguns comportamentos. Busca de identidade torna-se fundamental. Alta valoração de grupos de amigos ajudam a desenvolver e testar a auto-imagem. Questionar os pais.

20 METAS DE DEFESA PARA CADA CATEGORIA

21 Sub 7 a sub 11 Marcação Individual.
Mínimo de Cobertura (Homem da Bola). O Mínimo de Marcação de Bola Parada (Atrás da Bola).

22 Sub 13 a sub 15 Relação Bola/Homem/Espaço.
Identificações das Linhas de Defesa. Bolas Paradas (Opções Táticas). Coberturas por Setores. Deslocamentos Laterais e de Costas.

23 Sub 17 a sub 20 Aperfeiçoamento de Coberturas Táticas.
Variações de Linhas de Defesa. Leitura do Jogo Bola/Homem/Espaço/Coberturas.

24 METAS DE ATAQUE PARA CADA CATEGORIA

25 Sub 7 a sub 11 Noções de Espaço/Tempo. Passes.
Não Especificar Posição. Posicionamento em Relação ao Companheiro. Mínimo por Posição. Mínimo de Jogadas Ensaiadas.

26 Sub 13 a sub 15 Especificar as Posições (Futsal é Dinâmico)
Jogadas Combinadas Mais Elaboradas. Relação Companheiro/Adversário. Linhas de Ataque. Sistemas de Ataque Pouco Complexo. Deslocamentos (Paralelas e Diagonais).

27 Sub 17 a sub 20 Especificar por Posição.
Sistemas de Ataques Mais Complexos. Leitura do Jogo.

28 TENHA EM ATENÇÃO? Não deixar os treinos virarem competição.
Combater a Violência. Não deixar que os “melhores” não menosprezem os menos hábeis. Ter cuidados com os goleiros (lesões). Orientação sobre o material esportivo adequado. Não determinar posição.

29 “Lembre-se Sempre Que Se Ataca Preparado Para Defender, e Defende-se Preparado Para Atacar.”

30 MAS O QUE SEU ENSINA NESTE ESPORTE?
Pesquise de forma individual. Quais os fundamentos técnicos do futsal? (jogador linha e goleiros) Quando deve se usar cada um deles? Como o corpo deve se posicionar para execução de cada fundamento? A regra define a execução de algum fundamento? Descreva como? Entregar na próxima aula (5 pontos)


Carregar ppt "Metodologia de Ensino do Futsal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google