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COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO

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Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO
NAS ORGANIZAÇÕES

2 COMUNICAÇÃO Comunicação interpessoal: O estabelecimento de uma unidade social entre seres humanos pelo uso de signos de linguagem. Pode significar, o processo de partilhar experiências para que se tornem patrimônio comum. A comunicação interpessoal é aquela que se dá entre duas ou mais pessoas, portanto, tem a finalidade de estabelecer, entre essas pessoas, uma associação ou ligação, um entendimento ou identificação, ainda que momentâneo.

3 Processo da Comunicação
Fórmula de Lasswell (psicólogo e cientista político), propunha que o processo de comunicação se comporia de cinco elementos, a saber: Emissor – Quem comunica? Mensagem – O que comunica? Canal – Por qual meio comunica? Receptor – A quem comunica? Impacto da mensagem – Com que efeito comunica?

4 Relacionamento (Network)
Como formar sua rede de relacionamentos pessoais que o ajudarão, por exemplo, a achar o trabalho que procura ou resolver problemas profissionais de todo tipo: Procure conhecer o maior número de pessoas, mesmo superficialmente. Na vida prática, é bem mais importante a quantidade de pessoas que você conhece, do que o grau de intimidade que tem com elas.

5 Relacionamento (Network)
Parta do princípio que as pessoas que você conhece apenas superficialmente lhes são mais úteis para obter trabalho, informação etc. do que as pessoas que você conhece intimamente. As pessoas que você não tem tanta intimidade conhecem outras pessoas que você não conhece; por isso elas lhes são bem mais importantes nesse aspecto. Tente conhecer pessoas que pertençam a vários outros ambientes e lugares que você não frequenta.

6 Relacionamento (Network)
Trate de conseguir um cartão de visitas, ou pelo menos o nome e o telefone de cada pessoa que ficar conhecendo. Sempre que receber um cartão de visitas de outra pessoa, anote no verso dele algum detalhe ou referência que o ajude ase lembrar dessa pessoa. Sempre entre em contato com cada pessoa que fica conhecendo, tão logo seja possível. Afaste a ideia de que vai incomodá-la. Mantenha essa pessoa na lista dos seus contatos periódicos daí pra frente.

7 Relacionamento (Network)
Faça espontaneamente alguma coisa por essa pessoa. Dê-lhe alguma informação útil. Leve-a a lembrar-se de você , e ter a ideia de que você é uma pessoa amável, atenciosa. Prepare-se para, mais tarde, pedir algo em troca sem se sentir culpado, se precisar fazê-lo. Em cada lugar aonde for, esforce-se por trocar algumas palavrinhas com algumas pessoas. Tenha alguns assuntos engatilhados para falar e puxar conversa.

8 Teoria X versus Teoria Y
Douglas McGregor ( psicólogo social norte americano), lançou, em 1960, o livro “O Lado Humano da Empresa”, em que apresenta a dicotomia conhecida como teoria X versus teoria Y, que pressupõe duas abordagens básicas para gerenciar pessoas: Teoria X: Não gostam de trabalhar e evitam responsabilidades tanto quanto possam; Não são dignas de confiança e tem de ser policiadas para não cometerem atos fraudulentos;

9 Teoria X versus Teoria Y
Preferem ser dirigidas em vez de autodirigir-se e pensar por si próprias; Procuram a segurança acima de tudo e não se arriscam nem se comprometem. Teoria Y Gostam de trabalhar e procuram espontaneamente assumir responsabilidades no trabalho; São confiáveis e podem ser deixadas trabalhando sozinhas, sem supervisão;

10 Teoria X versus Teoria Y
Gostam de tomar suas próprias decisões e atuar autonomamente; Querem viver desafios. Em linhas gerais, McGregor está nos dizendo que aquilo que você pensa sobre as pessoas o levará a tratá-las dessa forma.

11 Ser Assertivo Atitude ou forma de agir pela qual pretendemos suprir satisfatoriamente nossas necessidades e, ao mesmo tempo, nossas inter-relações e nossas relações construtivas com o meio em que vivemos. A assertividade pressupõe que o indivíduo seja capaz de: Sentir-se livre para revelar, nas situações em que se envolve: “Eu sou isto, isto é o que sinto, penso e quero”.

12 Ser Assertivo Comunicar-se com outras pessoas, em nível social, afetivo ou profissional, comunicação esta que é realizada de forma aberta, direta, sincera e adequada. Adotar uma orientação ativa diante da própria vida; isto é, sair em busca da satisfação de suas necessidades em vez de simplesmente esperar que as circunstâncias ou o acaso as promovam.

13 Ser Assertivo Ter consciência de que nem sempre triunfará; aceitar suas limitações e, no entanto, ainda assim esforçar-se por fazer uma tentativa segura de vencer; e ser capaz de conservar o respeito por si mesmo, caso vença, perca ou empate. Assertividade é o ponto de equilíbrio entre passividade e agressividade Passividade Assertividade Agressividade

14 Etiqueta no trabalho A etiqueta surgiu na corte europeia (em especial na corte francesa, antes da revolução), com a finalidade de distinguir os nobres dos plebeus. Entende-se por etiqueta social: “Um conjunto de regras mínimas necessárias para orientar o convívio em sociedade”. A etiqueta tem a função de impor limites à liberdade de ação, igualando seus gestos, palavras e atitudes, uniformizando-os de acordo com aquilo que é considerado apropriado para a situação. Pode variar de acordo com o ambiente ou a situação.


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